Contrato de Aprendizagem
Esta formação inicia a 03 /07/2023 até 27/07/2023
Ano letivo 2023
Docente: Sónia Afonso
Site: | EducOnline - Universidade Aberta |
Disciplina: | Projetos Finais UC Ambientes Virtuais - MPEL 2023 |
Livro: | Contrato de Aprendizagem |
Impresso por: | Visitante |
Data: | Sábado, 22 Fevereiro 2025, 17:59 |
1. Enquadramento
Vivemos numa sociedade em rede, imersa numa acelerada transformação digital e em constante conetividade. Esta transformação digital tem consequentes mudanças na sociedade, na vida de cada um de nós, e na Educação.
Esta ação formativa pauta-se, pela necessidade de inovação, criatividade, mediação e acesso democrático da leitura a todos, promovendo uma pedagogia da autonomia e de qualidade, com as tecnologias digitais e não apenas em material impresso, promovendo também a motivação pela leitura de forma híbrida, em prol de uma educação também ela multimodal significativa e com qualidade.
Assim, esta formação é destinada a professores, a professores bibliotecários, e a outros responsáveis pela promoção da leitura, que queiram inovar as suas práticas aperfeiçoando as suas competências.
2. Objetivos
Expetativas e objetivos:
O objetivo principal desta formação é a construção de uma base comum de conhecimento, competências e valores, sobre a inclusão das literacias digitais como estratégias para a mediação e promoção da leitura.
Através da teoria e da prática, os formandos deverão adquirir ou desenvolver:
· Investigar e refletir sobre o que são recursos educativos digitais e qual a sua relevância na educação do séc. XXI;
· Investigar e refletir sobre o estado de arte sobre novas literacias (literacia digital);
· Adotar perspectivas pedagógicas sustentadas e fundamentadas sobre a inclusão das tecnologias digitais na mediação e promoção da leitura;
· Capacitação digital de professores para o uso das ferramentas digitais de promoção da leitura digital;
· Pesquisar e argumentar sobre pesquisas nacionais e internacionais;
· Planificar e elaborar recursos educacionais digitais de imagem fixa, de áudio, de vídeo e a integração destes materiais em contexto de literacia digital.
3. Competências a desenvolver
Pretende-se que, no final desta formação, os formandos tenham adquirido as seguintes competências:
- Autonomia para procurar, aplicar, colaborar e comunicar informação;
- Identificar e discutir os aspetos fundamentais no que se às tecnologias digitais e a sua relevância na mediação e promoção da leitura;
- Consciencialização e argumentação sustentada, sobre a importância das tecnologias digitais para a promoção da leitura digital;
- Produzir, selecionar ferramentas digitais pedagógicas;
- Desenhar situações de aprendizagem online e híbridas fundamentadas numa perspectiva pedagógica coerente e adequada ao contexto específico em que vão promover e leitura.
4. Metodologia de trabalho online
A metodologia de trabalho do curso é fundamentada pelo Modelo Pedagógico Virtual da Universidade Aberta, https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/1295/1/Modelo%20Pedagogico%20Virtual.pdf vinculado a dois pilares fundamentais: trabalho individual e colaborativo.
A Aprendizagem é obtida através dos materiais disponibilizados, nos pesquisados, nas discussões assíncronas e síncronas, na participação das atividades pré-definidas: pesquisa análise e reflexão crítica de textos, participação ativa em discussões temáticas assíncronas, (privilegiando-se a qualidade da participação), bem como uma participação ativa com os pares. As atividades em equipa e as discussões deverão ser encaradas como formas de trabalho colaborativo, no decurso do qual cada estudante partilha as respetivas leituras e reflexões com os colegas, procura aprofundar conceitos, alargar pontos de vista, debater as diferentes perspectivas metodológicas, produção de documentos multimédia e apresentação de propostas.
5. Roteiro dos conteúdos
O programa desta Unidade Curricular desenvolve-se em 3 Unidades Temáticas:
Módulo 1
- Fundamentação teórica sobre literacia digital
- Práticas de promoção de leitura digital
- Novos tipos de texto, novas implicações pedagógicas
- O perfil do leitor do século XXI
Módulo 2
- As novas tecnologias e a promoção da leitura recreativa
- Ferramentas e serviços da Web 2.0
- Projetos de promoção da leitura recreativa com recursos às novas tecnologias
- O perfil do mediador
Módulo 3
- Bibliotecas digitais
- Livros digitais ou ebooks e áudio livros
- Como construir e editar livros digitais?
6. Recursos
Bibliografia obrigatória
Almeida, P. (2019). A mediação da leitura na produção científica portuguesa. Revista Ibero-Americana De Ciência Da Informação, 12(3), 837-849. https://doi.org/10.26512/rici.v12.n3.2019.19972
Amante, L. Infância, escola e novas tecnologias. In Costa et al. (Org.), As TIC na Educação em Portugal. Concepções e práticas, pp.102-123. Porto: Porto Editora,2007.
Amaral, I. (2006). Interactividade e Jornalismo: Novas Formas de Escrita e de Leitura. Interações: Sociedade E As Novas Modernidades, 6(11). 11, 33-52. https://interacoes-ismt.com/index.php/revista/article/view/194
Almeida, D. R. (2011). Educação para a leitura. Travessia (2), 83-88.
Azevedo, F. (2011). Do livro ao ebook:
percursos para a formação de leitores. In F. Azevedo & M. Sardinha (Eds.),
Leitura e Bibliotecas. Trilhos da mesma narrativa (pp. 205-217). Lulu Press.
Camacho, C. & Ojeda, A. (2015). Los usos sociales de la lectura: del modo tradicional a otras formas colectivas de ler. In N. Canclini, et al. (Eds.), Hacia una antropología de los lectores (pp. 39-116).
Costa, F. (2011). Digital e Currículo no Início do Século XXI. In P. Dias & A. Osório, Aprendizagem (In)Formal na Web Social (pp. 119-142).
Kirchof, E. & Silveira, R. (2018). Leitura em tempos de rede: booktubers e jovens leitores/as. Revista Letras Raras, 7(3), 55-74. http://dx.doi.org/10.35572/rlr.v7i3.1171.
Medeiros, A., Pereira, I. & Coutinho, C. (2016). Narrativa digital: experimentar, explorar e reinventar a narrativa na geração Web 2.0. In F. Azevedo & A. Balça (Eds.), Leitura e Educação Literária (pp. 59-73).
Moreira, J. A., Henriques, S., Barros, D., Goulão, F., & Caeiro, D. (2020). Educação Digital em Rede: Princípios para o Design Pedagógico em Tempos de Pandemia. Coleção Educação a Distância e eLearning. Lisboa: Edições Universidade Aberta.
Portugal INCoDe.2030. (2021). INCoDe.2030. Uma iniciativa integrada de política pública dedicada ao reforço de competências digitais.
Plano Nacional de Leitura 2027. (2021). 10 MINUTOS A LER - Regulamento. https://www.pnl2027.gov.pt/np4/file/987/Regulamento_10_Minutos_a_Ler_2021.pdf
Silveira, T. (2011). O impacto do contexto tecnológico no desenvolvimento da "arquitetura cerebral" para a leitura. Congresso Nacional "Literacia, Media e Cidadania", 18.
VIANA, Fernanda Leopoldina; TEIXEIRA, Maria Margarida – Aprender a ler: da aprendizagem informal à aprendizagem formal. Porto: Edições ASA, 2002.
Bibliografia complementar
American Association of School Librarians (2009). Standards For The 21st‑century Learner In Action. American Library Association.
Calixto, J. (2003). Literacia da informação: um desafio para as bibliotecas. Homenagem ao Professor Doutor José Marques, Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
Costa, F., Cruz, E., Rodriguez, C. & Fradão, S. (2012). Repensar as TIC na Educação. O Professor como Agente Transformador. Santillana.
Fillola, A. (2004). La educación literaria: bases para la formación de la competencia lecto-literaria. Ediciones Aljibe.
Gouveia, F., Pereira, G., Gouveia, I. & Fraga, N. (2020). Currículo, pensamento crítico e criatividade. In A. C. Duarte & N. Cristóvão (Eds.), Educação, Artes e Cultura: Discursos e Práticas. CIE-Uma.
7. Sequência das atividades de aprendizagem
Duração
|
Atividade |
Avaliação |
03 de julho a 6 julho
Módulo 1 07 de julho a 13 julho
Módulo 2 14 de julho a 20 de julho
Módulo3 21 de julho a 27 de julho |
Apresentação pessoal, no espaço fórum apresentação.
Debate colaborativo, síncrono, sobre literacia digital (13/07/2023) na plataforma moodle, recorrendo a conceitos e princípios, fundamentais, sobre literacia digital e formas de promoção.
Exploração de ferramentas e serviços da web 2.0 de promoção de leitura – Criação de um Padlet ou outra ferramenta à escolha, a pares (grupos de 3), sobre o tema Pesquisar projetos nacionais e internacionais e o perfil do mediador.
Reflexão crítica (máximo 1000 palavras) sobre os Clubes de Leitura Virtual A submissão do trabalho deve ser feita na plataforma moodle, no tópico, trabalho individual final.
|
Tem um peso de 30% na avaliação final
Tem um peso de 30% na avaliação final
Tem um peso de 40% na avaliação final
Total:100% |
8. Ambiente de aprendizagem
As atividades de ensino-aprendizagem desta unidade curricular decorrem na plataforma de e-learning Moodle da Universidade Aberta. Todas as informações e atividades relativas a este módulo serão disponibilizadas em ambiente virtual. Poder-se-á recorrer a outras ferramentas digitais, não sendo o moodle, o único habitat digital de aprendizagem.
É privilegiada a comunicação assíncrona. No entanto, podem ser marcadas pontualmente, algumas sessões síncronas, previamente agendadas.
Tendo em conta as leituras, o acesso à plataforma, o download de ficheiros, eventuais pesquisas, a elaboração de reflexões individuais e a participação nos trabalhos de grupo, aconselha-se que cada aluno(a) programe semanalmente o seu trabalho.
Estima-se que, em média, cada mestrando possa disponibilizar 5 horas semanais para se ligar online, usando a plataforma para a participação nas atividades. Recomenda-se por isso a frequência diária deste módulo.
9. Avaliação das aprendizagens
Na presente unidade curricular, a avaliação das aprendizagens será realizada com base:
1) nos trabalhos individuais e em grupo;
2) na participação no fórum de discussão.
A avaliação assume o regime de avaliação contínua. Para concluir a unidade curricular com aproveitamento. A atividade do módulo1 tem a cotação de 30%, a atividade do módulo 2 tema cotação de 30% e a atividade do módulo 3 tem a cotação de 40%.
É esperado que os estudantes participem em todas as atividades definidas em cada tema, pois existe uma continuidade entre as atividades propostas e os momentos de avaliação