Contrato de Aprendizagem
Site: | EducOnline - Universidade Aberta |
Disciplina: | Projetos Finais UC Ambientes Virtuais - MPEL 2023 |
Livro: | Contrato de Aprendizagem |
Impresso por: | Visitante |
Data: | Sábado, 22 Fevereiro 2025, 16:55 |
1. Introdução
Este contrato é um documento que guiará a nossa jornada de colaboração e aprendizagem durante a formação Empreender para Ensinar onLIFE. Este documento descreve tanto o percurso de percurso a ser trilhado quanto a estrutura no programa, os objetivos de aprendizagem, a lista de conteúdos a serem estudados, atividades a serem realizadas, as ferramentas de comunicação a serem utilizadas quanto o processo de avaliação. Sendo assim, este documento deverá ser consultado sempre que necessário.
2. Objetivos e Competências
A constante evolução tecnológica tem impactado profundamente nossa forma de nos relacionarmos uns com os outros, de trabalhar, aprender e ensinar. Nossa sociedade passa por transformações significativas e dessa forma, também a Educação está se transformando e exigindo dos professores o desenvolvimento de competências que vão além das competências docentes e tecnológicas.
Com isso, os professores estão enfrentando desafios relacionados à rápida e constante evolução tecnológica, à necessidade de se adaptar a novas formas de ensino e aprendizagem e à demanda por habilidades empreendedoras para poder criar propostas de ensino que se adaptem às necessidades da nossa sociedade.
Como forma de combater a insegurança diante dos desafios de ensinar na era digital que impacta diretamente o desempenho e a satisfação profissional dos professores, a formação Empreender para Ensinar onLIFE tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora na docência.
Neste sentido, durante esta formação multimodal e multiplataforma, nós criaremos um espaço de trabalho que permita a colaboração entre todos os envolvidos a fim de:
- capacitar os professores para aplicar conceitos, ferramentas e estratégias do empreendedorismo de maneira efetiva, a fim de identificar oportunidades e necessidades da sociedade em rede e criar soluções educacionais inovadoras e relevantes.
- promover o autoconhecimento dos professores, incentivando-os a refletir sobre seus propósitos, desejos e valores, e a reconectar-se com a boniteza do sonho de aprender e ensinar com sentido (Gadotti, 2017).
- proporcionar o conhecimento dos conceitos fundamentais de educação, empreendedorismo, marketing e presença digital, fornecendo uma base sólida para o desenvolvimento de práticas empreendedoras na educação.
- auxiliar os professores na definição do seu perfil de docente empreendedor, reconhecendo suas habilidades, interesses e potenciais contribuições para a educação.
- estimular a identificação de oportunidades de ações pedagógicas a partir das necessidades e demandas da sociedade em rede, levando em consideração aspectos como a cultura digital, a interconexão e a colaboração.
- apoiar os professores no planejamento e implementação de soluções educacionais por meio de um "Business Model Canvas", envolvendo aspectos como viabilidade, recursos necessários, parcerias e estratégias de divulgação.
- desenvolver a liderança empreendedora dos professores, capacitando-os a apresentar suas ideias de solução educacional de forma persuasiva e envolvente, tanto para potenciais colaboradores, clientes, parceiros ou investidores, quanto para futuros alunos.
3. Roteiro de Conteúdos
Tema 1: Reconectando-se com o Propósito de Ensinar
- Reflexão sobre o papel do professor na sociedade atual
- Identificação e alinhamento de valores pessoais e profissionais
- Exploração das motivações e desejos relacionados à prática docente
Tema 2: Introdução ao Empreendedorismo Educacional
- Definição de empreendedorismo docente e sua importância no desenvolvimento da carreira docente
- Estudo de casos inspiradores de empreendedorismo docente e educacional
- Identificação das competências empreendedoras aplicáveis à educação
Tema 3: Perfil do Docente Empreendedor
- Identificação das habilidades, interesses e potenciais contribuições individuais
- Estudo de casos inspiradores de professores empreendedores nas redes sociais
- Desenvolvimento de uma Presença Digital baseada na identificação e alinhamento de valores pessoais e profissionais
Tema 4: Planejamento de Soluções Educacionais
- Elaboração de um Business Model Canvas para soluções educacionais
- Definição de proposta de valor, recursos necessários e estratégias de divulgação
- Desenvolvimento de habilidades de comunicação persuasiva e envolvente para apresentação de ideias
4. Metodologia de Trabalho Online
A metodologia de trabalho apoia-se em atividades de pesquisa, leitura, discussão e colaboração em rede para o desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora que favoreça a autonomia e a valorização da carreira docente.
A comunicação acontecerá predominantemente de maneira assíncrona no espaço virtual da plataforma oficial da Universidade Aberta, contudo serão utilizadas diferentes ferramentas e plataformas externas que viabilizarão as aulas síncronas e colaboração em rede.
A atuação docente envolve a criação de um ambiente virtual de aprendizagem propício à construção do conhecimento com base na pesquisa, leitura, discussão, colaboração e co-criação em rede.
Dos estudantes espera-se um trabalho autônomo de pesquisa e autoaprendizagem, complementado por atividades de produção e colaboração em rede. Cabe ao estudante responsabilizar-se pelo seu percurso de aprendizagem, sendo auto-organizado e ativo no processo.
Está programado um conjunto de atividades que se pretende o mais variado possível com Recursos de Aprendizagem (textos, artigos, ferramentas digitais, sites, vídeos) para auxiliar o processo.
A cada semana um novo tema será abordado e para cada tema, serão disponibilizadas as orientações, os recursos e as ferramentas necessárias para o desenvolvimento das atividades.
Tratando-se de um curso livre, a avaliação será informal, baseada na autoavaliação e no feedback contínuo e formativo.5. Recursos de Aprendizagem
Recursos em diferentes formatos serão
disponibilizados a cada semana e poderão ser enriquecidos e/ou adaptados a
partir das necessidades e contribuições do grupo.
Contudo, a bibliografia de base para a construção deste programa de formação foi:
Bates, T. (2016). Educar na era digital. Design, ensino e aprendizagem. 1º ed. São Paulo: Artesanato Educacional.
Cortella, M. S. (2010). Paulo Freire: utopias e esperanças. [TESTE] Debates em Educação, 2(3).
Dolabela, F. (2007). Pedagogia empreendedora. Revista de Negócios, 9(2).
Freire, P. (2006). Pedagogia da Autonomia. 33ª ed. São Paulo: Paz e Terra.
Gadotti, M. (2017). Boniteza de um sonho.
Garrison, D. R. (2007). Online community of inquiry review: Social, cognitive, and teaching presence issues. Journal of Asynchronous Learning Networks, 11(1), 61-72.
Garrison, R. (2000). Theoretical Challenges for Distance Education in the 21st Century: A Shift from Structural to Transactional Issues.
Martins, S. N. (2010). Educação empreendedora transformando o ensino superior: diversos olhares de estudantes sobre professores empreendedores.
Mattar, J. (2013). Aprendizagem em ambientes virtuais.
Moreira, J. A., Henriques, S., Barros, D. M. V., Goulão, F., & Caeiro, D. (2020). Educação digital em rede: princípios para o design pedagógico em tempos de pandemia.
Moreira, J. A., & Schlemmer, E. (2020). Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista uFG, 20(26).
Pacheco, A. S. V., Pedron, L. E., Schlickmann, R., & Moretto Neto, L. (2006). A pedagogia de Paulo Freire e a pedagogia empreendedora.
Schaefer, R. (2018). Empreender como uma forma de ser, saber e fazer: o desenvolvimento da mentalidade e do comportamento empreendedores por meio da educação empreendedora (Doctoral dissertation, Universidade Federal de Santa Maria).
Santos, E. (2009). Educação online para além da EAD: um fenômeno da cibercultura. In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia. Braga: Universidade do Minho (pp. 5658-5671).
Siemens, G. (2007). Connectivism: creating a learning ecology in distributed environments. In: HUG, T. (Ed.). Didactics of microlearning: Concepts, discourses and examples. Waxmann Verlag: Munster
Schlemmer, E., Felice, M. D., & Serra, I. M. R. D. S. (2020). Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem. Educar em Revista, 36.
SIMÕES, I. D. A. G. (2009). A Sociedade em Rede e a Cibercultura: dialogando com o pensamento de Manuel Castells e de Pierre Lévy na era das novas tecnologias de comunicação. Revista Eletrônica Temática. Ano V, n.
Silva, C. A. D. O. (2015). Docência Empreendedora.
6. Ambiente de Aprendizagem
As atividades de ensino-aprendizagem serão desenvolvidas na plataforma de eLearning Moodle da Universidade Aberta, em interfaces online e nas redes sociais. Todas as informações e atividades relativas a cada um dos temas a serem trabalhados serão disponibilizadas na sala de aula virtual no Moodle. É privilegiada a comunicação assíncrona, através do fórum de discussão disponível na plataforma.
7. Sequência das Atividades de Aprendizagem
Tema 1 |
Reconectando-se com o Propósito de Ensinar |
Atividade |
Construção de um Mapa Mental identificando valores e propósitos |
Decorrente entre |
1 e 10 de setembro de 2023 |
Competências |
Durante a primeira semana espera-se desenvolver as seguintes competências: · Reflexão sobre o papel do professor na sociedade atual · Identificação e alinhamento de valores pessoais e profissionais · Exploração das motivações e desejos relacionados à prática docente |
Tema 2 |
Introdução ao Empreendedorismo Educacional |
Atividade |
Identificar Competências e Habilidades para empreender |
Decorrente entre |
11 e 17 de setembro de 2023 |
Competências |
Durante esta segunda semana serão estudados conceitos importantes de Educação (onLIFE), Empreendedorismo e Marketing para poder: · Definir o empreendedorismo docente e sua importância no desenvolvimento da carreira docente · Pesquisar e identificar de casos inspiradores de empreendedorismo educacional/ docente · Identificar das competências empreendedoras aplicáveis à educação e ao desenvolvimento da carreira docente |
Tema 3 |
Perfil do Professor Empreendedor |
Atividade |
Criação de um perfil pessoal de Professor Empreendedor |
Decorrente entre |
18 e 24 de setembro de 2023 |
Competências |
Durante esta terceira semana serão realizadas atividades com ferramentas que permitam: · Identificar as habilidades, interesses e potenciais contribuições individuais · Aprender a partir da pesquisa e identificação de casos inspiradores de professores empreendedores nas redes sociais · Desenvolver uma Presença Digital baseada na identificação e alinhamento de valores pessoais e profissionais |
Tema 4 |
Planejamento de Soluções Educacionais |
Atividade |
Criação de um framework para soluções educacionais |
Decorrente entre |
25 de setembro a 06 de outubro de 2023 |
Competências |
Durante esta fase serão realizadas atividades para que cada participante possa desenvolver o seu próprio modelo de negócios adaptável para a criação de soluções educacionais e propostas de formação: · Elaboração de um Business Model Canvas para soluções educacionais · Definição de proposta de valor, recursos necessários e estratégias de divulgação · Desenvolvimento de habilidades de comunicação persuasiva e envolvente para apresentação de ideias |
8. Avaliação
A avaliação será contínua pois ela servirá como um “termômetro” para a ação educativa e nos permitirá ajustar conteúdo, atividades e metodologia a partir da autoavaliação inicial que será preenchida pelos participantes.
Esta avaliação será feita através de um questionário de anamnese que indicará o ponto de partida dos estudantes, suas competências iniciais, expectativas, objetivos e necessidades.
Durante o processo a avaliação será feita através de feedback informal em formato bilateral entre professora-estudante, estudantes-professora e estudantes-estudantes.
Ao final do processo serão aplicados dois formulários de avaliação : um formulário de autoavaliação e outro de avaliação do programa de formação.
O questionário de avaliação do programa de formação nos permitirá identificar os pontos positivos e os pontos que deverão ser reelaborados para que os objetivos iniciais sejam mais facilmente alcançados nas próximas formações.
A autoavaliação nos permitirá analisar os efeitos desta ação educativa sob a perspectiva dos participantes. Analisando a percepção dos participantes da sua própria evolução durante o projeto, teremos uma visão mais ampla da pertinência e da aquecerão do programa proposto na formação de profissionais da educação capazes de desenvolver uma mentalidade empreendedora para aprender e ensinar ao longo da vida.