CONTRATO DE APRENDIZAGEM
O Contrato de Aprendizagem é um instrumento que o acompanhará ao longo desta formação e funcionará como um “mapa do módulo” para si enquanto estudante. Este Contrato de Aprendizagem descreve o percurso de aprendizagem que lhe é proposto no contexto da sua classe virtual em cada no módulo da formação "Utilização da Plataforma LMS da Escola Profissional da Povoação".
Para além disso, é também um guia sobre os conteúdos, a estrutura do módulo, das atividades propostas, a metodologia de trabalho a desenvolver e a avaliação. Assim, deverá ser um elemento de consulta permanente.
Site: | EducOnline - Universidade Aberta |
Disciplina: | PROJETOS PÓS -GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO DIGITAL E EM REDE (1.ªEDIÇÃO)- Espaço B |
Livro: | CONTRATO DE APRENDIZAGEM |
Impresso por: | Visitante |
Data: | Quarta, 13 Novembro 2024, 09:26 |
1. Objetivos e Competências
Os avanços digitais têm estimulado decisivamente a aprendizagem além das estruturas educativas formais. Com o ressurgimento dos ambientes virtuais pós-pandemia, o foco voltou-se para a aprendizagem em rede e para a capacidade de trabalhar e aprender colaborativamente numa escala global criativa, exigindo novas ecologias e ecossistemas educacionais.
A nossa escola abraçou este novo paradigma por necessidade imperiosa, e agora é o momento de avançar neste campo, melhorando os nossos procedimentos internos e abrindo caminho para a criação do nosso ecossistema virtual e digital. O nosso objetivo é manter o ensino híbrido e expandir as formações online.
Nesta primeira unidade curricular, abordaremos a nova plataforma LMS (Learning Management System) da escola: o Moodle - um dos LMS de código aberto mais populares, altamente personalizável e amplamente utilizado em instituições académicas.
No final da unidade, espera-se que os estudantes atinjam os seguintes objetivos:
• Familiarizar-se com o ambiente virtual de aprendizagem e modos específicos de comunicação online;
• Executar as primeiras operações na plataforma de aprendizagem;
• Compreender o desenvolvimento de salas de aulas virtuais e familiarizar-se com as temáticas a serem analisadas;
• Formular questões exploratórias sobre o tema da unidade curricular;
• Reconhecer a importância dos ecossistemas digitais em rede como espaços onde diferentes ambientes de aprendizagem coabitam.
2. Roteiro de Conteúdos
1. Ambientação à nova plataforma
a. Navegação na plataforma Moodle
b. Comunicação e Interação no ambiente virtual de aprendizagem
2. A Sociedade Digital e a Educação em Rede
a. A sociedade digital e em rede e o “novo” contrato social para a educação
b. Ecossistemas de Educação Digital e em Rede
3. Metodologia de Trabalho Online
Esta Unidade Curricular é conduzida em regime de e-Learning (online). A utilização de um ambiente virtual de aprendizagem implica uma metodologia centrada em dois pilares fundamentais: autoaprendizagem e trabalho colaborativo.
A autoaprendizagem requer que o estudante leia, estude e reflita sobre os recursos disponibilizados, incluindo referências bibliográficas, textos e materiais na sala virtual através da plataforma de e-Learning. Para otimizar o sucesso na autoaprendizagem, o estudante deve tomar nota dos aspetos menos familiares ou que suscitem dúvidas durante o estudo, refletir criticamente sobre esses aspetos à luz do conhecimento prévio, distinguindo aspetos essenciais de acessórios, e desenvolver suas próprias sínteses pessoais.
Com base na autoaprendizagem, o estudante deve preparar comentários e contribuições pessoais para participar ativamente em debates assíncronos sobre temas específicos. Estes debates são vistos como oportunidades de trabalho colaborativo, permitindo que cada estudante partilhe leituras e reflexões com os colegas, aprofunde conceitos, amplie perspetivas e discuta exemplos práticos para aplicar os conceitos e teorias abordados na Unidade Curricular.
O trabalho nesta Unidade Curricular integrará estudo individual, colaborativo e ocupará aproximadamente 3 semanas úteis.
Cada tema incluirá um fórum temático para discussões assíncronas entre todos os membros da comunidade, moderado pelo docente. Além disso, será promovida uma discussão síncrona no Google Meet para cada tema, em horários e datas a definir, com participação digital opcional.
Os temas abordados em cada unidade fornecerão ferramentas para que os estudantes, na função de formadores, desenvolvam aulas digitais para o ensino híbrido ou online, respeitando o Modelo Pedagógico definido pela Escola Profissional da Povoação para a aplicação dessas aprendizagens.
Artigos, textos e outros documentos serão disponibilizados online, através da plataforma Moodle de e-Learning, conforme necessário ao longo do semestre, além das referências bibliográficas indicadas no Guia de Curso.
4. Recursos de Aprendizagem
Independentemente da pesquisa bibliográfica que os estudantes venham a efetuar ao longo das atividades previstas, e sem descurar a consulta e leitura atenta do Projeto Educativo de Escola e do Regulamento Interno da Escola, indicam-se, em seguida, os recursos a utilizar nesta Unidade Curricular.
• O Moodle: https://moodle.com/about
• Vantagens e desvantagens da plataforma moodle: https://bit4learn.com/pt/lms/plataforma-moodle/
• A sala de aula virtual no moodle: https://moodle.com/pt-br/news/simplifique-o-processo-deaprendizado-com-o-moodle-e-as-salas-de-aula-virtuais/
• AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: Guia Prático do Moodle para Professores. https://elearning.uab.pt/pluginfile.php/3477903/mod_resource/content/1/manual-moodleprofessor-2020.pdf
• Moreira, J. A., Henriques, S., Barros, D., Goulão, F., & Caeiro, D. (2020). Educação Digital em Rede: Princípios para o Design Pedagógico em Tempos de Pandemia. Coleção Educação a Distância e eLearning. Lisboa: Edições Universidade Aberta.
• CARVALHO, A. (org.). Manual de Ferramentas da Web 2.0 para professores. Lisboa: Direção Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular, Ministério da Educação.
• Reimaginar os nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000381115
• Plano de Ação para a Educação Digital (2021-2027) https://education.ec.europa.eu/pt-pt/focustopics/digital-education/action-plan
• Plano de Ação para a Transição Digital. https://www.dgae.gov.pt/comunicacao/destaques/plano-deacao-para-a-transicao-digital-.aspx
5. O Ambiente de Aprendizagem
Todas as atividades de ensino e aprendizagem serão realizadas no contexto da Educação Digital, em regime de eLearning, através de um sistema tecnológico de gestão de aprendizagem (LMS - Learning Management System), concretizado pela plataforma MOODLE.
As informações e atividades desta Unidade Curricular serão disponibilizadas num ambiente de sala de aula virtual, que define o cenário para o desenvolvimento do ensino e aprendizagem online.
O trabalho nesta UC seguirá uma sequência de atividades relacionadas com os temas e subtemas abordados ao longo do curso. Todas as orientações necessárias serão fornecidas em tempo útil para que os estudantes possam executá-las nas suas aulas virtuais.
Para cada uma dessas atividades, será criado um fórum de debate designado com o nome da atividade correspondente. Estes fóruns, como ferramentas de comunicação assíncrona ideais para um forte impacto na aprendizagem online, serão os espaços principais para comunicação, interação e colaboração entre todos os participantes da Unidade Curricular. Neles, serão trocadas e debatidas ideias sobre os temas a serem abordados e os trabalhos a serem desenvolvidos.
Em todos os temas e subtemas, além da bibliografia indicada, serão disponibilizados online textos e/ou documentos adicionais.
Além dos fóruns específicos para cada atividade, haverá também um fórum "Notícias", de uso exclusivo do professor, funcionando como um mural de notícias para divulgação de informações relevantes e anúncios gerais. Adicionalmente, será disponibilizado um fórum "Dúvidas e/ou Comentários Gerais, onde os estudantes poderão abordar qualquer assunto relacionado à Unidade Curricular para o qual não haja um espaço específico na sala virtual.
O professor tem acesso às aulas virtuais dos alunos e fará um acompanhamento da evolução de cada aluno, podendo propor sugestões de melhoria. Estas interações serão, por norma entre professor e aluno, não se excluindo a possibilidade de serem criados tópicos de ajuda no fórum “Notícias” em resultado desta avaliação por parte do professor.
6. Sequência das Atividades de Aprendizagem
Esta planificação, organizada em tabelas, apresenta a previsão da distribuição temporal das várias temáticas de estudo, das atividades e respetivas orientações de trabalho, de modo que possa planear, organizar e desenvolver o seu estudo. A lógica de trabalho, como se referiu acima, fundamenta-se sobretudo em períodos (cerca de uma semana) de estudo e trabalho individual a que se segue um período de debate conjunto.
Nota: Poderão ser feitos alguns ajustes em função de situações imprevistas.
7. A Avaliação
A avaliação assume o regime de avaliação contínua. Para concluir a unidade curricular com aproveitamento, o estudante terá, pois, que:
1. Participar nas discussões realizadas nas diferentes plataformas digitais (60%) - 12 valores
2. Elaborar uma sala de aula virtual (40%) – 8 valores
Para a avaliação das participações nos fóruns, espera-se que os estudantes apresentem intervenções fundamentadas, contextualizadas e que promovam a discussão. Na criação da sala de aula virtual, deve-se priorizar uma estrutura clara, conteúdos relevantes e atividades diversificadas.
DIMENSÕES DA AVALIAÇÃO E RESPETIVOS PARÂMETROS
Participação nas discussões realizadas nas plataformas digitais (60%) – 12 valores
Elaboração de uma sala de aula virtual (40%) – 8 valores