Como as competências empreendedoras complementam ou expandem as habilidades docentes tradicionais?
As competências empreendedoras podem contribuir para desenvolver / aprimorar pensamentos, habilidades e atitudes, que te levam a ser um bom professor, pois as características envolvem ter autonomia, controle, capacidade de gestão, se adaptar à mudanças, pensar fora da caixa para levar o conteúdo, inovar para alcançar mais pessoas, estimular pensamento criativo e crítico, pensar diferente para vencer problemas do dia a dia, entre outras.
Quais dessas competências vocês já utilizam em suas práticas docentes?
Criatividade e Inovação: para adaptar a cada pessoa orientações (as vezes em imagens, esquemas) sobre sua saúde.
Planificação Estratégica e Avaliação: Planejar intervenções, jornada de cuidados e estratégias nutricionais para cada caso, estabelecer metas e monitorar a evolução do paciente.
Resolução de Problemas: Para adaptar alguma estratégia que o paciente não conseguiu seguir.
Comunicação clara e visual: Com exemplos e analogias para que facilite a compreensão do que eu quero explicar, de formas variadas, com textos, vídeos, imagens, desenhos.
Networking: Em grupos de colegas da área, contribuindo com as dúvidas deles e discutindo casos clínicos.
Como o desenvolvimento dessas competências poderia enriquecer suas práticas docentes atuais?
Melhorando minhas abordagens, o entendimento e adesão do paciente ao tratamento, me diferenciando no mercado, no planejamento e execução de novos programas de tratamento.