Nossa sociedade passa por transformações significativas, e a Educação não é exceção. Em um mundo cada vez mais influenciado pelas tecnologias digitais emergentes e pela popularização da IA Generativa, habilidades como pensamento crítico, criatividade, resiliência, flexibilidade e agilidade são tão necessárias quanto a capacidade de aprender ao longo da vida. 

Em seus estudos sobre Empreendedorismo e Educação Empreendedora, o Professor Jacinto Jardim, reuniu dados importantes sobre o futuro do trabalho e propôs um quadro de Competências Empreendedoras necessárias para o sucesso no mundo digital e global (2022), abrangendo abertura à novidade, criação de soluções para problemas emergentes e comunicação eficaz: 

Quadro de referência das competências empreendedoras globais, segundo Jardim:

  • Foco e abertura à novidade, englobando competências como criatividade e inovação,  espírito de iniciativa, assim como autoeficácia e resiliência, 
  • Criação de valor, englobando competências como planificação estratégica e avaliação, resolução de problemas, assim como liderança transformacional    
  • Comunicação eficaz, englobando competências como comunicação clara e visual, teamwork e networking, assim como comunicação digital

 A partir deste conhecimento, a pergunta é:

Se nós queremos formar professores aptos para formar os profissionais bem-sucedidos na sociedade global e digital, não será necessário prepará-los para se tornarem profissionais bem-sucedidos? 

Diante deste contexto, elaboramos o programa de formação online “Competências Empreendedoras para Aprender e Ensinar OnLIFE”. 

O objetivo principal deste projeto é criar um ecossistema de ensino-aprendizagem online que facilite, através de abordagens pedagógicas inovadoras, a capacitação de professores e formadores com as competências empreendedoras necessárias para fortalecer sua atuação na formação dos cidadãos do século XXI. 

Para isso, nós vamos construir uma jornada de 5 semanas (de 01/07 a 03/08) para: 

  • capacitar os professores para abordagens pedagógicas inovadoras que fomentem o desenvolvimento de práticas empreendedoras;  
  • promover o autoconhecimento dos professores, incentivando-os a refletir sobre seus propósitos, desejos e valores;
  • proporcionar o conhecimento dos conceitos fundamentais de educação, empreendedorismo, marketing e presença digital, fornecendo uma base sólida para o desenvolvimento de práticas empreendedoras na educação;
  • auxiliar os professores na definição do seu perfil de docente empreendedor, reconhecendo suas habilidades, interesses e potenciais contribuições para a educação;
  • estimular a identificação de oportunidades de ações pedagógicas a partir das necessidades e demandas da sociedade em rede, levando em consideração aspectos como a cultura digital, a interconexão e a colaboração;
  • apoiar os professores no planejamento e implementação de soluções educacionais por meio de um "Business Model Canvas", envolvendo aspectos como viabilidade, recursos necessários, parcerias e estratégias de divulgação;
  • desenvolver a liderança empreendedora dos professores, capacitando-os a apresentar suas ideias de solução educacional de forma persuasiva e envolvente, tanto para potenciais colaboradores, clientes, parceiros ou investidores, quanto para futuros alunos.


Espaço onde serão desenvolvidos os projetos referentes à Fase III do EIXO: PROMOÇÃO DAS CAPACIDADES DIGITAIS E TECNOLÓGICAS NO CORPO DOCENTE do projeto SKILLS 4 PÓS-COVID - COMPETÊNCIAS PARA O FUTURO NO ENSINO SUPERIOR / CESPU: Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e
Universitário CRL


Esta formação decorrerá a distância, através da plataforma de eLearning MOODLE e destina-se a professores do ensino superior, que pretendam aprimorar as suas habilidades na aplicação da gamificação no contexto do ensino online, visando potencializar a aprendizagem dos alunos.

Os participantes devem ter conhecimento básico de e-learning e estar familiarizados com as ferramentas e plataformas utilizadas no ensino a distância.

Participe ativamente, dedique tempo a ler a documentação sugerida, ouvir os vídeos e fazer os trabalhos recomendados durante o curso, para que no final se sinta capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos junto dos seus alunos.


Projetos finais UC - Ambientes Virtuais de Aprendizagem

A adoção de ambientes online no campo da educação e da formação tem dado provas do seu potencial, e por isso não é uma utopia considerar a Educação Digital  em Rede, mediada, ampliada e enriquecida pelo digital, como uma oportunidade de inovação, de integração, inclusão, flexibilização, abertura, personalização de percursos de aprendizagem, mas esta realidade exige uma mudança de paradigma.

Uma mudança que tem sido difícil de implementar e que agora, com a pandemia do coronavírus, pode acontecer, devido às restrições impostas a nível dos contatos físicos nos territórios geográficos entre as comunidades educativas. Este cenário exige, pois, que se pense em criar e desenvolver mais estruturas que respondam a estas mudanças e às necessidades da formação docente e de educação ao longo da vida.

Com efeito, a mudança de paradigma e de filosofia educacional, para uma educação digital em rede, exige uma política ativa de formação docente, de apropriação digital, para propiciar metodologias e práticas pedagógicas de qualidade, por meio de programas de formação com Tecnologias Digitais conectivas, nos quais cada um pode se transformar num co-produtor, contribuindo para fazer emergir novas ecologias educacionais.

Sendo a educação digital em rede, um processo que se caracteriza pela conectividade, rapidez, fluidez, apropriação de recursos abertos e de mídias sociais é necessário desencadear processos educativos destinados a melhorar e a desenvolver a qualidade profissional dos professores.

É no quadro dessas necessidades ao nível da Docência Digital e em Rede que a Universidade Aberta criou este programa de formação..