- Professor: Daniel Aleixo
- Professor: Luís Costa
- Professor: Jorge Fonseca
- Professor: Susana Henriques (UAb)
- Professor: Paulo Leite
- Professor: Elisabete Picanço
- Professor: Maria Piques
- Professor: Tiago Santos
- Professor: Melanie Sequeira
- Professor: Pedro Augusto
- Professor: Adriano Correia
- Professor: Jorge Fonseca
- Professor: Maria Joana Fonseca
- Professor: Patrícia Frederico
- Professor: Teresa Gomes
- Professor: Luis Gonçalves
- Professor: Susana Henriques (UAb)
- Professor: Inês Lopes
- Professor: Paulo Lopes
- Professor: Bruno Loureiro
- Professor: Helena Marquês
- Professor: (UAb) - Daniela Melaré Vieira Barros
- Professor: Silvia Menezes
- Professor: Ana Picanço
- Professor: Liliana Pinto
- Professor: Alexandra Reis
- Professor: Marisa Sousa
Nossa sociedade passa por transformações
significativas, e a Educação não é exceção. Em um mundo cada vez mais
influenciado pelas tecnologias digitais emergentes e pela popularização da IA
Generativa, habilidades como pensamento crítico, criatividade, resiliência,
flexibilidade e agilidade são tão necessárias quanto a capacidade de aprender
ao longo da vida. Em seus estudos sobre Empreendedorismo e
Educação Empreendedora, o Professor Jacinto Jardim, reuniu dados importantes
sobre o futuro do trabalho e propôs um quadro de Competências Empreendedoras
necessárias para o sucesso no mundo digital e global (2022), abrangendo
abertura à novidade, criação de soluções para problemas emergentes e
comunicação eficaz: Quadro de referência das competências
empreendedoras globais, segundo Jardim:
A partir deste conhecimento, a pergunta é:
Se nós queremos formar professores aptos para formar os profissionais bem-sucedidos na sociedade global e digital, não será necessário prepará-los para se tornarem profissionais bem-sucedidos?
Diante deste contexto, elaboramos o programa de formação online “Competências Empreendedoras para Aprender e Ensinar OnLIFE”.
O objetivo principal deste projeto é criar um ecossistema de ensino-aprendizagem online que facilite, através de abordagens pedagógicas inovadoras, a capacitação de professores e formadores com as competências empreendedoras necessárias para fortalecer sua atuação na formação dos cidadãos do século XXI.
Para isso, nós vamos construir uma jornada de 5 semanas (de 01/07 a 03/08) para:
- capacitar os professores para abordagens pedagógicas inovadoras que fomentem o desenvolvimento de práticas empreendedoras;
- promover o autoconhecimento dos professores, incentivando-os a refletir sobre seus propósitos, desejos e valores;
- proporcionar o conhecimento dos conceitos fundamentais de educação, empreendedorismo, marketing e presença digital, fornecendo uma base sólida para o desenvolvimento de práticas empreendedoras na educação;
- auxiliar os professores na definição do seu perfil de docente empreendedor, reconhecendo suas habilidades, interesses e potenciais contribuições para a educação;
- estimular a identificação de oportunidades de ações pedagógicas a partir das necessidades e demandas da sociedade em rede, levando em consideração aspectos como a cultura digital, a interconexão e a colaboração;
- apoiar os professores no planejamento e implementação de soluções educacionais por meio de um "Business Model Canvas", envolvendo aspectos como viabilidade, recursos necessários, parcerias e estratégias de divulgação;
- desenvolver a liderança empreendedora dos professores, capacitando-os a apresentar suas ideias de solução educacional de forma persuasiva e envolvente, tanto para potenciais colaboradores, clientes, parceiros ou investidores, quanto para futuros alunos.
- Professor: Leila Adriano Ostoyke
- Professor: (UAb) António Moreira
- Professor: Sandrine Araújo
- Professor: João Baptista
- Professor: Liliana Eira
- Professor: Sofia Fraústo
- Professor: Andréa Lèbre
- Professor: Pedro Lopes
- Professor: Fernanda Mestre
- Professor: (UAb) António Moreira
- Professor: Telma Pinto
- Professor: Ana Isabel Sacavém
- Professor: Tatiane Silva
Espaço onde serão desenvolvidos os projetos referentes à Fase III do EIXO: PROMOÇÃO DAS CAPACIDADES DIGITAIS E TECNOLÓGICAS NO CORPO DOCENTE do projeto SKILLS 4 PÓS-COVID - COMPETÊNCIAS PARA O FUTURO NO ENSINO SUPERIOR / CESPU: Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e
Universitário CRL
- Professor: Alice Carvalhais
- Professor: Filipe Fernandes
- Professor: Sofia Lopes
- Professor: (UAb) Ana Machado
- Professor: (UAb) António Moreira
- Professor: Francisco Pinho
- Professor: Francisca Pinto
- Professor: Carmen Queirós
- Professor: Alfredo Borba
- Professor: Paula Braçais (UAb)
- Professor: (UAb) Fernanda Campos
- Professor: Magda Costa Carvalho
- Professor: Adolfo Fialho
- Professor: Ana Cristina Gil
- Professor: Susana Henriques (UAb)
- Professor: Walter Kohan
- Professor: (UAb) Ana Machado
- Professor: (UAb) - Daniela Melaré Vieira Barros
- Professor: Dina Mendonça
- Professor: Paulo Monjardino
- Professor: (UAb) António Moreira
- Professor: José Noronha Rodrigues
- Professor: Paulo Vitorino Fontes
Esta formação decorrerá a distância, através da plataforma de eLearning MOODLE e destina-se a professores do ensino superior, que pretendam aprimorar as suas habilidades na aplicação da gamificação no contexto do ensino online, visando potencializar a aprendizagem dos alunos.
Os participantes devem ter conhecimento básico de e-learning e estar familiarizados com as ferramentas e plataformas utilizadas no ensino a distância.
Participe ativamente, dedique tempo a ler a documentação sugerida, ouvir os vídeos e fazer os trabalhos recomendados durante o curso, para que no final se sinta capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos junto dos seus alunos.
- Professor: Leila Adriano Ostoyke
- Professor: Sónia Afonso
- Professor: Alexandra Bastos
- Professor: Andreia Bento
- Professor: Sônia Cotrim
- Professor: (UAb) António Moreira
- Professor: Ana Moura
- Professor: Carolina Santos
- Professor: Simone Silva
- Professor: Deric Souza
- Professor: Pedro Videira
- Professor: Maria Vinagre
Projetos finais UC - Ambientes Virtuais de Aprendizagem
- Professor: Ângelo Geito
- Professor: Cláudio Sousa
- Professor: Graziela Stefanello
A adoção de ambientes online no
campo da educação e da formação tem dado provas do seu potencial, e por isso
não é uma utopia considerar a Educação
Digital em Rede, mediada, ampliada e enriquecida pelo digital, como uma
oportunidade de inovação, de integração, inclusão, flexibilização, abertura,
personalização de percursos de aprendizagem, mas esta realidade exige uma
mudança de paradigma.
Uma mudança que tem sido difícil de implementar e que agora,
com a pandemia do coronavírus, pode acontecer, devido às restrições impostas a
nível dos contatos físicos nos territórios geográficos entre as comunidades
educativas. Este cenário exige, pois, que se pense em criar e desenvolver mais
estruturas que respondam a estas mudanças e às necessidades da formação docente
e de educação ao longo da vida.
Com efeito, a mudança de paradigma e de filosofia educacional, para uma educação digital em rede, exige uma política ativa de formação docente, de apropriação digital, para propiciar metodologias e práticas pedagógicas de qualidade, por meio de programas de formação com Tecnologias Digitais conectivas, nos quais cada um pode se transformar num co-produtor, contribuindo para fazer emergir novas ecologias educacionais.
Sendo a educação digital em rede, um processo que se caracteriza pela
conectividade, rapidez, fluidez, apropriação de recursos abertos e de mídias
sociais é necessário desencadear processos educativos destinados a melhorar e a
desenvolver a qualidade profissional dos professores.
É no quadro dessas necessidades ao nível da Docência Digital e em Rede
que a Universidade Aberta criou
este programa de formação..
- Professor: (UAb ) Pedro Antunes
- Professor: Susana Henriques (UAb)
- Professor: (UAb) - Daniela Melaré Vieira Barros
- Professor: (UAb) - Catarina S Nunes
- Professor: (UAb) Cristina Pereira Vieira