Espaço onde serão desenvolvidos os projetos referentes à Fase III do EIXO: PROMOÇÃO DAS CAPACIDADES DIGITAIS E TECNOLÓGICAS NO CORPO DOCENTE do projeto SKILLS 4 PÓS-COVID - COMPETÊNCIAS PARA O FUTURO NO ENSINO SUPERIOR / CESPU: Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e
Universitário CRL

Within this Digi.Net students should interact in international and multicultural group work. This is a very rich experience broth from academic/scientific and personal perspectives. 

The programme is for students from 1st cycle (graduation), 2nd cycle (master), and 3rd cycle (PhD).

This is a 4 ECTS programme developed within a consortium and funded by Erasmus BIP.

O curso “Frontline Politeia”, pretende aprofundar os conhecimentos sobre prevenção, explorar diferentes contextos e promover a colaboração.

Encontra-se organizado em cinco temas fundamentais: Prevenção ambientalPrevenção em contexto escolarPrevenção em contexto familiar; Lazer; Prevenção baseada na comunidade e planeamento da prevenção

Espaço Projetos - EnsSuperior_Algarve- Docência Digital em Rede ES


Esta formação decorrerá a distância, através da plataforma de eLearning MOODLE e destina-se a professores do ensino superior, que pretendam aprimorar as suas habilidades na aplicação da gamificação no contexto do ensino online, visando potencializar a aprendizagem dos alunos.

Os participantes devem ter conhecimento básico de e-learning e estar familiarizados com as ferramentas e plataformas utilizadas no ensino a distância.

Participe ativamente, dedique tempo a ler a documentação sugerida, ouvir os vídeos e fazer os trabalhos recomendados durante o curso, para que no final se sinta capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos junto dos seus alunos.


Projetos finais UC - Ambientes Virtuais de Aprendizagem

A adoção de ambientes online no campo da educação e da formação tem dado provas do seu potencial, e por isso não é uma utopia considerar a Educação Digital  em Rede, mediada, ampliada e enriquecida pelo digital, como uma oportunidade de inovação, de integração, inclusão, flexibilização, abertura, personalização de percursos de aprendizagem, mas esta realidade exige uma mudança de paradigma.

Uma mudança que tem sido difícil de implementar e que agora, com a pandemia do coronavírus, pode acontecer, devido às restrições impostas a nível dos contatos físicos nos territórios geográficos entre as comunidades educativas. Este cenário exige, pois, que se pense em criar e desenvolver mais estruturas que respondam a estas mudanças e às necessidades da formação docente e de educação ao longo da vida.

Com efeito, a mudança de paradigma e de filosofia educacional, para uma educação digital em rede, exige uma política ativa de formação docente, de apropriação digital, para propiciar metodologias e práticas pedagógicas de qualidade, por meio de programas de formação com Tecnologias Digitais conectivas, nos quais cada um pode se transformar num co-produtor, contribuindo para fazer emergir novas ecologias educacionais.

Sendo a educação digital em rede, um processo que se caracteriza pela conectividade, rapidez, fluidez, apropriação de recursos abertos e de mídias sociais é necessário desencadear processos educativos destinados a melhorar e a desenvolver a qualidade profissional dos professores.

É no quadro dessas necessidades ao nível da Docência Digital e em Rede que a Universidade Aberta criou este programa de formação..