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A adoção de ambientes online no campo da educação e da formação tem dado provas do seu potencial, e por isso não é uma utopia considerar a Educação Digital  em Rede, mediada, ampliada e enriquecida pelo digital, como uma oportunidade de inovação, de integração, inclusão, flexibilização, abertura, personalização de percursos de aprendizagem, mas esta realidade exige uma mudança de paradigma.

Uma mudança que tem sido difícil de implementar e que agora, com a pandemia do coronavírus, pode acontecer, devido às restrições impostas a nível dos contatos físicos nos territórios geográficos entre as comunidades educativas. Este cenário exige, pois, que se pense em criar e desenvolver mais estruturas que respondam a estas mudanças e às necessidades da formação docente e de educação ao longo da vida.

Com efeito, a mudança de paradigma e de filosofia educacional, para uma educação digital em rede, exige uma política ativa de formação docente, de apropriação digital, para propiciar metodologias e práticas pedagógicas de qualidade, por meio de programas de formação com Tecnologias Digitais conectivas, nos quais cada um pode se transformar num co-produtor, contribuindo para fazer emergir novas ecologias educacionais.

Sendo a educação digital em rede, um processo que se caracteriza pela conectividade, rapidez, fluidez, apropriação de recursos abertos e de mídias sociais é necessário desencadear processos educativos destinados a melhorar e a desenvolver a qualidade profissional dos professores.

É no quadro dessas necessidades ao nível da Docência Digital e em Rede que a Universidade Aberta criou este programa de formação..


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