Geral
A adoção de ambientes online no campo da educação e da formação tem dado provas do seu potencial, e por isso não é uma utopia considerar a Educação Digital em Rede, como uma oportunidade de inovação, de integração, inclusão, flexibilização, abertura, personalização de percursos de aprendizagem, mas esta realidade exige uma mudança de paradigma.
Esta mudança exige, pois, que se pense em criar e desenvolver mais estruturas que respondam a estas mudanças e às necessidades da formação docente e de educação ao longo da vida. Com efeito, a mudança de paradigma, para uma educação digital em rede, exige uma política ativa de formação docente, de apropriação digital, para propiciar metodologias e práticas pedagógicas de qualidade, por meio de programas de formação com Tecnologias Digitais conectivas.
Sendo a educação digital em rede, um processo que se caracteriza pela conectividade, rapidez e fluidez, é necessário desencadear, neste momento, processos formativos que auxiliem os professores a ultrapassar este período de emergência nacional provocado pela pandemia. É no quadro desta necessidade que a Universidade Aberta disponibiliza este Curso.
Espera-se que o percurso do Curso de Formação
para a Docência Digital em Rede permita:
• servir como apoio aos professores a nível do desenvolvimento de competências básicas para a conceção e organização de ambientes digitais educativos em rede;
• aceder a um ambiente aberto e interativo para estudo e pesquisa sobre as diferentes dimensões da Educação Digital em Rede;
• analisar atividades educativas em ambientes digitais em rede, identificando criticamente os seus principais elementos.
• promover a utilização do digital, enquadrado em modelos e práticas educativas próprias
I – EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO ONLINE E MODELOS PEDAGÓGICOS VIRTUAIS
1. Educação Digital em Rede
2. Comunicação e interação em ambientes online.
3. Modelos Pedagógicos virtuais
II – PLATAFORMAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS ONLINE
1. Plataformas digitais.
2. Tecnologias e conteúdos digitais online
3. Tecnologias audiovisuais online.
III – E-ATIVIDADES E AVALIAÇÃO DIGITAL
1. E-atividades de aprendizagem.
2. Práticas de avaliação digital
José António Moreira, Susana Henriques e Daniela Barros
Universidade Aberta
O curso terá início no dia 11 de março e finalizará no dia 31 de março de 2021.
A frequência do curso é gratuita, sendo que quem desejar um certificado de aproveitamento terá de realizar as atividades de avaliação e pagar uma taxa administrativa para emissão do certificado.
O curso desenrola-se ao longo de 3 semanas e prevê-se um volume de trabalho total de cerca de 26 horas.
Curso em parceria com:
Rede de Centros de Formação Entre Tejo e Sado
Rede de Centros de Formação Collaborare
Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas
O curso destina-se a Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.