ESPAÇO PROJETOS
CURSO DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA DIGITAL EM REDE - ENSINO SUPERIOR
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| ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO
VÍDEO SESSÃO SÍNCRONA 16.10.2023
VÍDEO SESSÃO SÍNCRONA 16.10.2023
Fontes das Obrigações - Responsabilidade Civil:
a) Responsabilidade Civil Extracontratual Por Factos Ilícitos;
b) Responsabilidade Civil Extracontratual Por Factos Lícitos;
c) Responsabilidade Civil Extracontratual Pelo Risco.
1) Procurar na internet toda informação sobre a responsabilidade civil;
2) Leitura do texto de: Neves, V. (2017). Responsabilidade Civil. Universidade Nova de Lisboa- Faculdade de Direito;
3) Leitura do seguinte texto: Filho, S. C. (2006) Programa de Responsabilidade Civil. 6ª Edição, Brasil, Malheiros Editores;
4) Leitura do Código Civil Português, em particular, dos artigos 335 ao artigo 340; artigos 483 ao artigo 510.
a) Saber Direito - Responsabilidade Civil - Aula 1
b) Responsabilidade Civil Conceito e Análise Constitucional - Aula 37
c) Responsabilidade Civil - Contratual e Extracontratual - Aula 38
d) Responsabilidade Civil do Professor Juliano Miranda
2) Elaboração de uma síntese sobre os conteúdos lidos e vistos.
Os/as discentes devem ver a apresentação sobre as teorias de integração europeia, introduzindo-se no tema e consultando as referências bibliogtáficas sugeridas, para depois realizarem a atividade de leitura, reflexão e realização de trabalho escrito para avaliação.
Introdução à Filosofia das Emoções
Este primeiro momento vamos apresentar-nos primeiro neste forum.
A apresentação consiste e dizermos:
1. Nome; 2. Formação Académica; 3. Um exemplo de uma emoção; 4. Uma pergunta que gostaria de ver respondida na UC
A Filosofia das emoções é uma área de especialização na filosofia que adquire uma crescente importância desde dos anos 1970 com o trabalho do filósofo Robert Solomon. No entanto a preocupação com as emoções na Filosofia aparece constante desde do seu inicio e seria possível identificar como as emoções são analisadas e criticamente avaliadas em vários filósofos e filosofas ao longo da historia da filosofia. Nesta introdução teremos uma primeira abordagem sobre como estes assuntos se apresentam na contemporaneidade,
Um dos objectivos fundamentais deste primeiro módulo é o de mostrar o carácter problemático da natureza das emoções e de que forma é que a Filosofia pode contribuir para o desenvolvimento da Teoria das Emoções .
Apresentação das três teorias da Filosofia das emoções (Brady 2019) com foco especial na importância da pergunta “O que é uma emoção?” e o modo como William James refletiu sobre ela (e a forma como a resposta de William James ainda está presente em autores contemporâneos como, por exemplo, António Damásio).
Competências: Saber identificar as várias propostas de definição do conceito de emoção e as teorias que as suportam; compreender as dificuldades teóricas da sua definição e da taxonomia geral dos processos emocionais; compreender e interpretar um texto teórico sobre o tema; levantar perguntas sobre o tema; expressar por escrito em resumo o conteúdo de um artigo filosófico; comentar criticamente um vídeo.
Apresentação das tecnologias digitais necessárias à realização das tarefas: Moodle para fórum de partilha de trabalhos; VideoAnt para comentar podcast de filosofia com diálogo entre especialistas e para extra-credito para os alunos que escolherem fazer este esforço extra; Wordpress para Blog onde serão apresentados alguns dos trabalhos realizados no âmbito da disciplina.
Fase 1: Visualização do video
na aplicação https://ant.umn.edu/optbtbxpsj/annotate
Avaliação Fase 1: colocar uma perguntas ao longo do video
Fase 2: Leitura do texto de Peter Goldie Emotions, feelings and intentionality
Avaliação Fase 2: participação em aula síncrona
EXTRA CREDITO.
Faça uma lista das emoções que podem estar presentes perante dilemas éticos e identifique se há impossibilidades lógicas entre as possíveis emoções ou não
A arte suscita uma grande variedade de emoções e existem também emoções que são emoções estéticas como o sentimento do sublime, e o sentimento do belo por isso a relação com a estética com as emoções é incontornável. Vários assuntos chaves se podem identificar dos quais trataremos três: os paradoxos de ficção e de tragédia, reacções emocionais à arte e a educação do sentir pela arte.
Competências: Compreender a variedade de reacções emocionais perante a arte e os dois paradoxos perante a ficção. o paradoxo da tragédia (por que é que gostamos de ver tragédias que nos provocam emoções que não gostamos de ter na vida?) e o paradoxo da ficção (Por que é que temos emoções perante a ficção quando sabemos que a ficção não é a realidade?) Compreender a identificar a dimensão cognitiva e não cognitiva das emoções ao contemplar a natureza abstracta da música e a forma como ainda assim promove reacções emocionais complexas nos que a ouvem. A educação estética e a educação das emoções como aprendizagens interdependentes. Leitura de três textos teórico sobre o tema; sessão de discussão de ideias online em aula síncrona,; trabalho por escrito comentário de um vídeo.Fase 1: visualizar os dois videos sobre o paradoxo da ficção.
Avaliação Fase 1: colocar uma pergunta num dos videoants
Fase 2: Dsicutir em grupos de três sobre a obra Amor e Dor de Munch (https://en.wikipedia.org/wiki/Love_and_Pain_%28Munch%29)
Avaliação Fase 2: Redação de um resumo critico sobre a obra em grupo
Assista aos dois videos que explicam o paradoxo da ficção
A reflexividade faz parte do panorama emocional de forma incontornável. A sua importância para a ética e para a estética é decisiva. Ainda assim, exeistem inumeros problemas na compreensão desta camada emocional.
Podem visualizar o video para terem uma perspectiva introdutória sobre o tema
“The Role of Reflexivity and Meta-Emotions in Reasoning” (With Prof. João Sàágua) Feeling Reasons. The Role of Emotions in Reasoning" May 24th – 26th 2017, University of Edinburgh, Scotland https://www.youtube.com/watch?v=uqXeUIsDQZk
Assista ao video e comente levantando perguntas e relações com os textos trabalhados em aula e os textos facultativos que leu por sua iniciativa própria.
“Pensamento do Cuida (Caring Thinking) em Tempos de Pandemia” (Title translated: “Caring Thinking in Pandemic Scenario”) In Pensar a Pandemia, Vida e Cuidado: Afetos (Prof. João Gameiro and Dina Mendonça presentation at minute 34:25) Online and recorded January 11th 2021 http://10229251.356963.renderforestsites.com/
E-atividade dirigida a estudantes da Licenciatura em Estudos Portugueses e Ingleses,
no âmbito da unidade curricular de Cultura Portuguesa Contemporânea (3.º ano – 2.º semestre)
1. TEMA E OBJETIVOS Esta e-atividade visa familiarizar os estudantes com o pensamento contemporâneo sobre a identidade dos portugueses, sobretudo através dos ensaios de Jorge Dias e Eduardo Lourenço. A partir destes dois autores, desafia-se os estudantes a elaborar a sua própria reflexão sobre o presente e o futuro de Portugal. Assim, são objetivos do módulo: i. Aprofundar conhecimentos sobre a identidade nacional e a Cultura Portuguesa. ii. Reconhecer os traços fundamentais da identidade portuguesa nas perspetivas de Jorge Dias e de Eduardo Lourenço e estabelecer pontos de contacto entre elas. iii. Refletir criticamente sobre o presente e o futuro de Portugal.
2. PLANO E SEQUÊNCIA DAS ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM
O módulo desenvolve-se em 6 etapas:
1.ª etapa – Autoaprendizagem com base na leitura, análise e visualização dos recursos 1, 2, 3 e 4;
2.ª etapa – Autoaprendizagem com base na leitura, análise e visualização dos recursos 5 e 6;
3.ª etapa – Participação no debate no Hypothes.is, com apresentação de comentários e dúvidas sobre o recurso 5;
4.ª etapa - Realização de um mapa concetual com base nos recursos 1 e 5, a partir da questão-foco: como são os portugueses?
5.ª etapa – Apresentação dos mapas concetuais realizados pelos estudantes, através de vídeos gravados pelos alunos com recurso ao Zoom.
6.ª etapa – Fórum, no Moodle, sobre a atualidade das perspetivas de Jorge Dias e Eduardo Lourenço.1.ª ETAPA
2.ª ETAPA
3.ª ETAPA
Participação no Hypothes.is
4.ª ETAPA
Realização
de um mapa concetual com base nos textos de Jorge Dias e de Eduardo Lourenço (recursos 1 e 5), a partir da questão-foco: como
são os portugueses?
Ferramenta para construção do mapa concetual - o estudante deve escolher de entre as seguintes: Canva, LucidChart, Creately. Poderá ser outra que o estudante prefira, desde que combinado previamente com a docente.
5.ª ETAPA
Apresentação
dos mapas concetuais realizados pelos estudantes, através de vídeos gravados
pelos alunos com recurso ao Zoom.
6.ª ETAPA
Fórum,
no Moodle, sobre a atualidade das perspetivas de Jorge Dias e Eduardo Lourenço
sobre os portugueses
3. RECURSOS DE APRENDIZAGEM
Recurso 1 – Jorge Dias [1990], «Os elementos fundamentais da cultura portuguesa» in Estudos de antropologia, vol. I, Lisboa, Imprensa Nacional/Casa da Moeda – disponibilizado em PDF no Moodle.
Recurso 2 – Exposição online no Google Arts & Culture : “Dê uma volta pelo Mosteiro dos Jerónimos” (https://artsandculture.google.com/story/nwXRZrSbiFEwIg ) a um dos ex-libris do estilo manuelino em Portugal: o Mosteiro dos Jerónimos.
Recurso 3 - Exposição online no Google Arts & Culture : “Uma Visita Guiada Pelos Edifícios Mais Fantásticos de Portugal” (https://artsandculture.google.com/story/XwWBoBxduLJYIA ) a outro dos ex-libris do estilo manuelino em Portugal: a Torre de Belém.
Recurso 4 – Visualização do políptico de Nuno Gonçalves em “Os Painéis de São Vicente. Descubra as 60 figuras pintadas por Nuno Gonçalves” - no Google Arts&Culture (https://artsandculture.google.com/story/os-pain%C3%A9is-de-s%C3%A3o-vicente/owJi2HUw4kUvJQ ).
Recurso 5 – Eduardo Lourenço [1988], “Psicanálise mítica do destino português”, in O labirinto da saudade. Psicanálise mítica do destino português, Lisboa, Círculo de Leitores. – disponibilizado em PDF no Moodle.
Recurso 6 – Documentário “Regresso sem fim”, sobre Eduardo Lourenço, a sua vida e a sua obra – RTP Ensina - https://ensina.rtp.pt/artigo/eduardo-lourenco/
4. AVALIAÇÃO
A avaliação do módulo é contínua, é feita na escala de 0 a 20 valores e tem as seguintes componentes e ponderações:
1. Participação no Hypothes.is com dúvidas e comentários (critérios: qualidade e pertinência das intervenções; correção linguística) – 25%
2. Elaboração do mapa concetual (critérios: compreensão do texto e capacidade de sintetizar as ideias principais; correção linguística) – 40%
3. Apresentação do mapa concetual num vídeo gravado (até 5 minutos) através do Zoom (critérios: capacidade comunicativa, correção linguística) – 25%
4. Participação no fórum no Moodle (critérios: qualidade dos comentários) – 10%
5. CALENDARIZAÇÃO DA ENTREGA DOS TRABALHOS
1. Participação no Hypothes.is – de 8 a 14 de maio;
2. Submissão do mapa concetual através da plataforma Moodle até às 23:59 do dia 14 de maio de 2024 (e posterior feedback/feedforward pela docente, com sugestões para a apresentação gravada).
3. Submissão da gravação de apresentação do mapa concetual através da plataforma Moodle até às 23:59 do dia 17 de maio de 2024.
4. Fórum do Moodle – de 14 a 17 de maio.
6. BIBLIOGRAFIA
ALMEIDA, Onésimo Teotónio (2018), A obsessão da portugalidade. Identidade, Língua, Saudade & Valores, Lisboa, Quetzal (1.ª ed. 2017).
COELHO, António Borges, «A identidade portuguesa no dealbar do 3.º milénio» in Fernando Rosas e Maria Fernanda Rollo (coord.) (1998), Portugal na viragem do século. Os portugueses e os desafios do milénio, Lisboa, Pavilhão de Portugal - Expo'98/Assírio & Alvim; pp. 65-97.
COSTA, João Paulo Oliveira e (2022), Portugal na História. Uma identidade, Lisboa, Temas e Debates/ Círculo de Leitores.
GIL, José (2005), Portugal, Hoje. O Medo de Existir, Lisboa, Relógio d’Água.
REAL, Miguel (2017), Traços fundamentais da Cultura Portuguesa, prefácio de José Eduardo Franco, Lisboa, Planeta Manuscrito.7. WEBGRAFIA
Arquivos RTP sobre Eduardo Lourenço: https://arquivos.rtp.pt/colecoes/eduardo-lourenco/page/1/#filters
Página sobre Eduardo Lourenço – http://www.eduardolourenco.com/index.html
Projeto Eduardo Lourenço – http://www.eduardolourenco.uevora.pt/
UC: Nutrição e Alimentação Animal
Módulo: O Metabolismo do retículo-rúmen
ATIVIDADE 1 - Metabolismo do Rúmen
ATIVIDADE 2 - O fracionamento da fibra alimentar
Atividade 3 - O papel da fibra no metabolismo do rúmen
ATIVIDADE 4 - Apresentação dos resultados da composição química de vários alimentos e
sua interpretação
AVALIAÇÃO