Reflexão e ensaio sobre o texto “O Federalismo” de Viriato Soromenho Marques

Os/as discentes deverão ler o texto “O Federalismo” de Viriato Soromenho Marques, disponível no moodle e, após reflexão, escrever um breve ensaio até 1000 palavras que responda às seguintes perguntas sobre o texto em questão:

1. Aponte algumas diferenças entre o federalismo americano e o sistema europeu.

2. Em que medida a União Europeia é um projeto de futuro comum? Principais desafios?

3. Como conjugar várias pertenças e várias cidadanias? Dê exemplos e inclua a cidadania europeia.

4. Dê sugestões para experimentação de novas modalidades de participação política.

 

Objetivos gerais de aprendizagem:

- Perceber as principais caraterísticas do federalismo no geral e, de forma mais específica, distinguir o federalismo norte-americano do sistema europeu.

- Refletir e expor os principais desafios do projeto de futuro comum da União Europeia.

- Perceber a complexidade de conjugar várias pertenças e várias cidadanias.

- Refletir e propor novas modalidades de participação política

 

Apresentação das ferramentas digitais necessárias à realização das tarefas:

É necessário aceder ao sistema moodle da Universidade dos Açores, baixar o texto em formato pdf, necessitando de utilizar o programa da Adobe Acrobat PDF Reader, de versão livre para aceder. Depois para realizar o ensaio deve utilizar um processador de texto, tipo word.

 

Natureza da atividade (individual ou colaborativa):

Atividade individual.

 

Período de realização:

A atividade tem a duração até 5 dias a partir do seu início a 23 de março de 2023

 

Apresentação das etapas de desenvolvimento das atividades solicitadas:

1ª etapa: ler o texto guiado pelas quatro perguntas atrás enunciadas;

2ª etapa: Escrever um ensaio que responda às quatro perguntas iniciais.

 

Identificação dos recursos de aprendizagem:

Texto disponível no Moodle: Soromenho-Marques, Viriato. (2012). O Federalismo. Dicionário de Filosofia Moral e Política do Instituto de Filosofia da Linguagem da Universidade Nova de Lisboa.

 

Estratégias de avaliação das aprendizagens (numa perspetiva formativa e sumativa):

A Atividade será avaliada com nota de 0 a 20 pela qualidade dos ensaios (textos) produzidos pelos/as discentes, segundo os seguintes critérios de avaliação:

- Qualidade de interpretação e análise;

- Aderência às questões colocadas;

- Qualidade da redação (organização, clareza, estilo).

 

Descrição do procedimento de entrega/apresentação do trabalho:

O trabalho será entregue ao professor via moodle.