Lista de tópicos
- Geral
- ESPAÇO PROJETO ALEXANDRA BASTOS
ESPAÇO PROJETO ALEXANDRA BASTOS
Aprendizagem ativa com Gamificação no ELearningOlá se chegou até aqui é bom sinal, significa que o tema o desperta.
Este é um curso intensivo com o tema inovador "Aprendizagem ativa com Gamificação no ELearning" e vai despertar em si conhecimento para aplicação em contexto de eLearning aos seus alunos. Seja Bem vindo e dedique-se à descoberta.
Público alvo: Professores do ensino Superior.
Duração do curso: 1 mês (de 1 de julho a 31 de julho de 2023)
Esta formação decorrerá a distância, através da plataforma de eLearning MOODLE e destina-se a professores do ensino superior, que pretendam aprimorar as suas habilidades na aplicação da gamificação no contexto do ensino online, visando potencializar a aprendizagem dos alunos.
Os participantes devem ter conhecimento básico de e-learning e estar familiarizados com as ferramentas e plataformas utilizadas no ensino a distância.
Participe ativamente, dedique tempo a ler a documentação sugerida, ouvir os vídeos e fazer os trabalhos recomendados durante o curso, para que no final se sinta capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos junto dos seus alunos.
Esta será a primeira atividade inserida no módulo 1, composto por 3 fases.
Tem tempo definido para a totalidade da atividade e sugere-se a desenvolva seguindo da 1ª para 2ª e 3ª fase gerindo o seu tempo.
Não se esqueça de inserir o Link dos trabalhos desenvolvidos no Fórum e criar e atualizar e-portefólio que será o local de avaliação de todo o curso.
Bom trabalho e bom proveito.
- ESPAÇO PROJETO ANA MOURAEste tópico
ESPAÇO PROJETO ANA MOURA
Bem vindos(as) ao curso “Soft Skills”!
O meu nome é Ana Moura e serei a vossa formadora neste curso a distância.
Vivo e Trabalho em Sintra - Sintra em cada Canto um Encanto
Mas se vivesse num filme da Disney seria no "Divertidamente", por nos falar de emoções:
Para dar inicio ao nosso curso!
Digam, em 3 Palavras, quais são as principais expectativas quanto ao curso, usando o seguinte o link https://www.menti.com/alvikjd3iy2v ou https://www.menti.com/, usando o código 2986 9407,
Duas ou três notas:
- Tentem ir ao curso, pelo menos 1 hora por dia, para procurar saber o que está a acontecer!
- Na dúvida, perguntem!
- Estejam atentos aos Fóruns, há sempre Noticias e motivos para participarem!
Desejo a todos o maior sucesso e espero ver-vos motivados!
Até já :)
Ana Moura
TEMA 4 – INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE
1º TAREFA - Ler os recursos propostos e visualizar o Vídeo de Ken Robinson e as suas pequenas “provocações” sobre a escola, refletindo sobre como é ensinar de modo a promover a criatividade. Depois Participem no debate no Fórum - " A Escola e a Criatividade"
- ESPAÇO PROJETO LEILA ADRIANO OSTOYKE
ESPAÇO PROJETO LEILA ADRIANO OSTOYKE
Que bom encontrar você aqui na eFormação Empreender para Ensinar onLIFE
Assista ao vídeo de boas-vindas e empreenda-se!
Tema 1 - Reconectando-se com o Propósito de Ensinar
Durante a primeira semana nós vamos nos reconectar com nosso Propósito de Ensinar para que nós possamos identificar e (re)alinhar nossos propósitos e valores pessoais e profissionais.
A atividade será desenvolvida entre os dias 01 e 10 de setembro em 3 momentos:
1 – Leitura e discussão sobre o papel do professor na sociedade atual:
Proceda à leitura do artigo “Boniteza de um sonho” do Professor Moacir Gadotti disponível no link: http://gadotti.org.br/handle/123456789/455 e depois, participe da discussão no fórum: “o que significa ser professor hoje” apresentando-se e apresentando a sua visão da “boniteza” e dos desafios da profissão.
2 – Construção de um Mapa Mental com o propósito de identificar e alinhar valores pessoais e profissionais com sonhos e projetos de carreira docente
Assista ao vídeo e crie o seu mapa mental. Você pode usar o modelo disponível para download: Mapa Mental para Professores
3 – Sessão síncrona para alinhamento dos objetivos pessoais de cada participante com os objetivos do grupo e da formação em si no sábado, dia 09 de setembro às 9h (o link para a sala será divulgado no fórum da nossa Comunidade Virtual.
- ESPAÇO PROJETO SÓNIA AFONSO
ESPAÇO PROJETO SÓNIA AFONSO
- Ler, quase tanto como respirar, é uma das nossas funções vitais (Manguel, 1999, p. 21).
Caro cibernatuta,
Seja bem-vindo a este espaço virtual de aprendizagem.
Esperamos que esta caminhada seja motivadora, e que corresponda às suas expectativas
e objetivos de aprendizagem.
Estou ao dispor sempre que necessário.
Podem colocar as vossas dúvidas no fórum dúvidas ou através do seguinte contato institucional: sonia_reis_afonso@hotmail.com
Data: 03/o7/2023 a 27/07/2023
Consulte regularmente as notícias e os avisos
Este espaço de apoio destina-se à inserção de mensagens dos estudantes dirigidas ao docente respeitantes a esclarecimentos ou informações relativas ao processo geral de aprendizagem nesta formação.
Esta formação inicia a 03 /07/2023 até 27/07/2023
Ano letivo 2023
Docente: Sónia Afonso
- Debate síncrono
Leiam o texto, sobre literacia digital, para debate na próxima sessão síncrona dia 13 de julho Às 19h00 (continental). No entanto, se quiserem podem ir partilhando, no fórum da atividade as vossas ideias.
O link de acesso será facultado posteriormente, no espaço fórum notícias.
Boa leituras digit@is!
Exploração de ferramentas e serviços da web 2.0 de promoção de leitura – Criação de um Padlet ou outra ferramenta à escolha, (grupos de 3), sobre o tema e pesquisar projetos nacionais e internacionais e o perfil do mediador.
Tutorial sobre o Padlet
“Corporate e-learning is one of the fastest growing, and we believe, most promising markets in the education industry” Sallot, M.Coleen
- ESPAÇO PROJETO ANDREIA BENTO
ESPAÇO PROJETO ANDREIA BENTO
Bem vindos à Ação de Formação "Matemática e Arte"
II- Os museus de arte enquanto ambientes de aprendizagem (da Matemática)
Nesta temática vamos desenvolver as seguintes competências:
- Explorar a definição de museu de arte e suas funções
- refletir sobre o conceito de museus de arte como espaços de aprendizagem social
- refletir sobre o conceito de museus de arte como espaços de aprendizagem construtivistas
- começar a planear uma experiência de aprendizagem matemática num museu de arte
A atividade vai desenvolver-se em 4 fases:
1. Exploração dos recursos sugeridos
2. Atualização do e-portefolio com a reflexão acerca das potencialidades dos museus enquanto agentes de aprendizagem, promovendo o envolvimento dos alunos
3. Elaboração de uma reflexão pessoal acerca do mapa mental apresentado no coggle, acerca da organização de visitas de estudo a museus de arte e sua discussão online (em data a definir)
Como organizar uma visita de estudo a um museu?
Consulte os recursos abaixo e organize o seu próprio mapa mental... depois troque impressões com os seus colegas de formação no Fórum destinado ao efeito.https://www.youtube.com/watch?v=T3G85Umn4Js
https://coggle.it/diagram/WrZue8GZi3Mz56Te/t/learning-maths-in-a-musem/c2e04dd08a8b28e6a2d8e5bd56d180f6f5edb05a83a48237826041c6ca4ce713
TRABALHO FINAL:
Deve entregar nos devidos locais:· o plano de aula que contemple as aprendizagens realizadas;
e
· o relatório individual autorreflexivo ou a elaboração de um e-portefólio que retrate as aprendizagens realizadas.
- Aprimorando a Escrita para o ENEM com o GPT-3 - Professora SÔNIA COTRIM
Aprimorando a Escrita para o ENEM com o GPT-3 - Professora SÔNIA COTRIM
.
Sejam bem-vindos à unidade curricular "Aprimorando a Escrita para o ENEM com o GPT-3"", especialmente desenvolvida para estudantes do ensino médio que estão se preparando para a prova do ENEM.
Nesta formação, iremos explorar como a tecnologia do GPT (Generative Pre-trained Transformer) pode ser uma aliada poderosa na melhoria das habilidades de escrita.
Dividida em cinco subtemas essenciais, esta jornada irá fornecer a vocês conhecimentos e ferramentas para utilizarem o GPT de forma ética e responsável, visando otimizar sua performance na redação do ENEM.
Antes de iniciar a exploração dos conteúdos, recomendamos a leitura atenta do Contrato de Aprendizagem apresentado a seguir em formato PDF ou no formato Livro.Durante esta semana, vamos aprender um pouco sobre netiqueta, que abrange as boas práticas de comportamento e comunicação online, também vamos nos familiarizar com o ambiente virtual de aprendizagem assistindo ao tutorial_Como Utilizar o Moodle, a fim de explorar as funcionalidades e aprender a navegar e interagir no sistema.
Depois será a hora de se apresentar no fórum de apresentação. .
- Netiqueta de SONIA APARECIDA DE SOUZA COTRIM
Clique no link acima e acesse vídeo, disponível no Youtube, especialmente desenvolvido para estudantes que desejam aprender a utilizar o Moodle, explorando suas funcionalidades a fim de participar das atividades propostas pelos seus educadores.
Assisti-lo é importante para que você consiga utilizar o Ambiente Virtual de Aprendizagem com tranquilidade. São apenas sete minutinhos!!!
Agora que você já sabe o que netiqueta, já se familiarizou com ambiente virtual de aprendizagem Moodle, e se apresentou no fórum da turma, vamos começar a trabalhar para valer.
Chegou a hora de conhecer o GPT.
Iniciaremos nossa formação entendendo o que é o GPT e como essa tecnologia revolucionou o processamento de linguagem natural. Através de um tutorial básico, vocês serão orientados sobre como utilizar o GPT de forma eficiente, aprendendo a redigir questões e explorar o potencial dessa poderosa ferramenta.
Ao final desta etapa, você estará apto a dar os primeiros passos na utilização do GPT, aproveitando seus recursos e aplicando-os de maneira estratégica na produção de textos.
Plano de Atividades- Atividade 01: Videoconferência MEET (14/08 - 18 às 19 horas)
Acessar o link abaixo, no horário acordado, e participar da videoconferência.
https://meet.google.com/qsv-damd-ojs
2. Assistir ao Vídeo "Chat GPT: o que é, como funciona e como usar"
3. Fazer inscrição no Chat GPT - 3
https://openai.com/blog/chatgpt
4. Ler o texto " Como usar o chat GPT para estudar"
https://graduacao.afya.com.br/outras-graduacoes/como-usar-o-chat-gpt-para-estudar
5. Interagir com o Chat GPT, conforme proposta apresentada na videoconferência realizada no início da semana. Em seguida, compartilhar no fórum do módulo 02, como foi a experiência.- Atividade 01: Videoconferência MEET (14/08 - 18 às 19 horas)
- ESPAÇO PROJETO DERIK SOUZA
ESPAÇO PROJETO DERIK SOUZA
Sejam bem-vindos ao curso de ferramentas digitais e o ensino de línguas estrangeiras. O curso é composto por 5 módulos sendo todos pontuados e avaliado. O seu foco é ajudar os professores e estudantes de línguas estrangeiras no processo de ensino aprendizagem.
Tutor e criador do curso: Déric Roberto Alves de Souza - Mestrando em Pedagogia do E-Learning pela Universidade Aberta de Portugal (UAB-PT)
- ESPAÇO PROJETO CAROLINA SANTOS
ESPAÇO PROJETO CAROLINA SANTOS
- Bem vindo!
Encontra-se na sua turma virtual.
A sua participação ativa é indispensável para o seu aproveitamento e para o enriquecimento da dinâmica da turma.
Recomenda-se a realização das leituras sugeridas e a sua discussão no espaço próprio para esse fim.
Bom trabalho!
Carolina Santos
Aqui encontra:
Esta formação decorre entre dia 8 de Janeiro e o dia 4 de Fevereiro de 2024
Para podermos comunicar é necessário conhecermo-nos um pouco para podermos iniciar o nosso trabalho.
Quem sou eu? Em que área trabalho? O que gosto de fazer? Qual o meu filme favorito? Que livro mudou a minha vida? Que música estou a ouvir?
Este é o espaço para fazermos as nossas apresentações ...
Neste fórum pretende-se desenvolver uma discussão em torno das potencialidades, desafios e oportunidades dos REA no ensino, em contexto presencial, elearning, blearning, ...
Devem ainda pesquisar e partilhar duas fontes|repositórios online de Recursos Educativos Abertos, nacionais e|ou internacionais, considerados de interesse, com breve fundamentação da escolha feita.
Para concluir a Formação deixe uma mensagem aqui no fórum com o link para o seu eportfólio.
Data de entrega 4 de Fevereiro de 2024
- ESPAÇO PROJETO SIMONE SILVA
ESPAÇO PROJETO SIMONE SILVA
Olá, sejam bem vindos ao curso Metodologias Ativas no Ensino On-line!
As metodologias ativas desempenham um papel fundamental no ensino online, pois oferecem uma abordagem mais engajadora, participativa e centrada no aluno. Elas são importantes para o ensino e a aprendizagem online pois têm o potencial de transformar a experiência educacional, tornando-a mais envolvente, personalizada e centrada no aluno. Elas promovem o engajamento, a construção do conhecimento, a colaboração, a autonomia e a adaptação às necessidades individuais dos alunos, contribuindo para uma aprendizagem mais eficaz e significativa.
Gostaria de aprender mais sobre as Metodologias Ativas no Ensino On-line?
Então vamos lá!
- A Pesca Ilegal, Não Declarada e Não Regulamentada (INN) - Pedro Videira
A Pesca Ilegal, Não Declarada e Não Regulamentada (INN) - Pedro Videira
Olá e sejam bem-vindos!
Neste curso, iremos explorar um assunto de extrema importância: a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada, também conhecida como INN (ou IUU em inglês).
A pesca INN é uma atividade que representa uma séria ameaça para os ecossistemas marinhos e para a sustentabilidade dos recursos haliêuticos. Durante este curso, iremos analisar os diferentes aspetos deste problema global, as suas consequências e possíveis soluções.
Se tiverem alguma dúvida ao longo do curso, não hesitem em entrar em contacto com a equipa de suporte.Desejamos a todos uma ótima aprendizagem!
Deixo aqui um vídeo, narrado pelo Conhecido David Attenborough, elaborado para o World Economic Forum de 2020.
Bom trabalho,
Pedro Videira
Deve aceder:
Introdução à Temática
Neste curso sobre pesca ilegal, não declarada e não regulamentada (INN), vamos explorar o conceito fundamental desta prática prejudicial e as fontes de conhecimento disponíveis. Iremos elucidar os diferentes aspetos desse conceito, fornecendo-lhe uma base sólida de compreensão e explorar uma variedade de fontes legislativas.
Utilizem as ferramentas e recursos disponíveis neste curso, como artigos especializados, legislação, vídeos explicativos e links para sites relevantes. Durante as atividades propostas, terão a oportunidade de explorar as fontes de conhecimento indicadas, fazer pesquisas adicionais e compartilhar as vossas descobertas com os colegas no fórum de discussão.À medida que progredimos neste curso, o nosso objetivo é adquirir um entendimento abrangente sobre a pesca INN e desenvolver soluções eficazes para combater este flagelo.