Enquadramento , Objetivos e Competências
Enquadramento:
A adoção de estratégias inovadoras e eficazes de ensino é fundamental para promover a aprendizagem ativa dos estudantes no contexto do ensino superior online. A gamificação surge como uma abordagem promissora, que combina elementos de jogos com atividades educacionais, tornando o processo de ensino mais envolvente, motivador e eficiente.
A gamificação no e-learning é especialmente relevante, uma vez que permite a criação de experiências de aprendizagem imersivas e interativas, capazes de envolver os alunos mesmo à distância e se revelar um processo de aprendizagem ativa.
Objetivos do Curso:
O curso de Aprendizagem Ativa com Gamificação no E-Learning tem como objetivo capacitar professores do ensino superior a utilizar estratégias gamificadas de forma pedagogicamente eficaz no ambiente virtual de aprendizagem.
Ao longo do curso, os participantes terão a oportunidade de compreender o potencial da gamificação como uma abordagem que estimula o envolvimento dos alunos, promove a autonomia na aprendizagem e favorece a construção do conhecimento de maneira ativa.
Competências: ·
Compreender os conceitos de aprendizagem ativa e de gamificação ·
Compreender o potencial da gamificação como uma abordagem
que estimula o envolvimento dos alunos, promove a autonomia na aprendizagem e
favorece a construção do conhecimento de maneira ativa. · Possuir
conhecimentos sobre jogos digitais e suas potencialidades em contexto educativo
online; ·
Conhecer as vantagens e benefícios da gamificação no ambiente de ensino
online. ·
Desenvolver atividades gamificadas alinhadas aos objetivos de
aprendizagem de um curso. ·
Conhecimento dos métodos de avaliação da eficácia da gamificação no
processo de ensino-aprendizagem. ·
Habilidade de aplicar a gamificação como uma abordagem pedagogicamente
eficaz no ambiente virtual de aprendizagem.