Enquadramento , Objetivos e Competências

Enquadramento:

A adoção de estratégias inovadoras e eficazes de ensino é fundamental para promover a aprendizagem ativa dos estudantes no contexto do ensino superior online. A gamificação surge como uma abordagem promissora, que combina elementos de jogos com atividades educacionais, tornando o processo de ensino mais envolvente, motivador e eficiente. 

A gamificação no e-learning é especialmente relevante, uma vez que permite a criação de experiências de aprendizagem imersivas e interativas, capazes de envolver os alunos mesmo à distância e se revelar um processo de aprendizagem ativa.

Objetivos do Curso:

O curso de Aprendizagem Ativa com Gamificação no E-Learning tem como objetivo capacitar professores do ensino superior a utilizar estratégias gamificadas de forma pedagogicamente eficaz no ambiente virtual de aprendizagem.

Ao longo do curso, os participantes terão a oportunidade de compreender o potencial da gamificação como uma abordagem que estimula o envolvimento dos alunos, promove a autonomia na aprendizagem e favorece a construção do conhecimento de maneira ativa.

Competências:

·       Compreender os conceitos de aprendizagem ativa e de gamificação

·       Compreender o potencial da gamificação como uma abordagem que estimula o envolvimento dos alunos, promove a autonomia na aprendizagem e favorece a construção do conhecimento de maneira ativa.

·       Possuir conhecimentos sobre jogos digitais e suas potencialidades em contexto educativo online;

·       Conhecer as vantagens e benefícios da gamificação no ambiente de ensino online.

·       Desenvolver atividades gamificadas alinhadas aos objetivos de aprendizagem de um curso.

·       Conhecimento dos métodos de avaliação da eficácia da gamificação no processo de ensino-aprendizagem.

·       Habilidade de aplicar a gamificação como uma abordagem pedagogicamente eficaz no ambiente virtual de aprendizagem.



Última alteração: Quarta, 28 Junho 2023, 16:39