Geral
Bem-vindo e Bem-vinda ao Espaço de Criação do Projeto de Formação em Contexto Digital!
Decorre de 08/07 a 24/07 de 2024
| ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO
Espaço onde poderão colocar a qualquer momento as vossas dúvidas.
Decorre de 08/07 a 24/07 de 2024
Espaço onde poderão colocar a qualquer momento as vossas dúvidas.
A decorrer de 8 a 13 de julho de 2024
Esta ação de formação têm como objetivo formar os docentes para todo o potencial do ensino híbrido no enriquecimento das aprendizagens dos alunos, sem fronteiras entre espaços físicos e digitais, aplicando o conceito do paradigma onlife. Assim, a nossa formação foi pensada para ser aplicada já para o ano, para os professores da nossa escola, e essa ideia surgiu-nos aquando de um pedido de opinião pelo nosso Conselho Executivo a respeito da utilização dos manuais digitais, pelo que alguns professores não estariam a compreender o conceito: é verdade que está a ser um desafio implementar os "Manuais Digitais" nas escolas, onde a resistência é muita e a sua aplicação é de apenas substituir o espaço físico pelo digital, sem qualquer adaptação de métodos pedagógicos. As dificuldades vêm tanto dos alunos como dos professores, onde se pode gerar alguma confusão com a questão da integração dos manuais digitais. No paradigma onlife, A "Aplicação Rápida" implica dar a conhecer novas metodologias e e-atividades de forma a que as consigam colocar em prática sem "muito" trabalho. É um desafio, mas juntos, com certeza, daremos um contributo para que a mudança seja real.
Com as principais novidades da Formação.
Onde poderá esclarecer as suas dúvidas.
Indicar o link para o vosso e-portefólio.
No e-portefólio deverão apresentar a vossa reflexão critica sobre os temas abordados.
O Contrato de Aprendizagem é um instrumento que o acompanhará ao longo de 5 dias úteis e funcionará como um “mapa do módulo” para si enquanto estudante. Este Contrato de Aprendizagem descreve o percurso de aprendizagem que lhe é proposto no contexto das aulas presenciais e das atividades online. Para além disso, é também um guia sobre os conteúdos, a estrutura do módulo, das atividades propostas, a metodologia de trabalho a desenvolver e a avaliação. Assim, deverá ser um elemento de consulta permanente.
Linguagem cinematográfica
e audiovisual em
contexto educativo
São cinco os pilares fundamentais do Modelo Pedagógico para desenvolvimento de atividades centradas na desconstrução de imagens em movimento:
Em relação ao primeiro pilar fundamental do Modelo, o professor, J. A. Moreira (2017) refere a importância do cariz humanista nas experiências educacionais, ou seja, a importância do professor e do aluno. Uma vez mais, é neste prisma que a Inteligência Artificial não vai, pelo menos por agora, substituir os humanos e a sua componente humana, por mais tecnologia que exista. Como diz Moreira, “as tecnologias não são os elementos nucleares mas sim elementos mediadores importantíssimos porque estamos a utilizar uma educação digital…”.
Em relação à construção que se consegue com a colaboração, tivemos a oportunidade de comentar que a colaboração entre todos os intervenientes num modelo pedagógico só o enriquece, transforma e o faz evoluir. Infelizmente não é isso que se passa em muitos casos reais, pois ainda vemos o professor a trabalhar muito para si mesmo mas julgo que quando mais digitalizado for o ensino, mais isso tenderá a não ocorrer, pela própria facilidade de partilha de materiais e conhecimentos, senão veja-se o modelo aberto que temos nesta nossa Formação, onde tudo é discutido de forma aberta, onde é permitido retirar ideias dos Portefólios dos colegas e onde a entreajuda é sempre presente.
Em relação ao quarto princípio do Modelo Pedagógico, é-nos trazida a perspetiva da vantagem da utilização de diferentes formatos. Esta diversificação de multiliteracias assume diferentes perspetivas de formatos multimédia e diferentes panoramas audiovisuais e esta multiplicidade de recursos vai enriquecer o desenvolvimento das atividades. Existe a questão da tarefa árdua que os professores vão ter de fazer para desenvolver materiais digitais mas a questão da diversificação e que pode ser atenuada com os princípios atrás referidos, ou seja, a aprendizagem colaborativa e a aprendizagem baseada na interação.
Finalmente, em relação à aprendizagem baseada na flexibilidade acaba por ser também um exemplo daquilo que se pretende para esta formação pois a disponibilidade temporal do estudante é tida em conta, e a comunicação assíncrona possibilita isso mesmo, dando a oportunidade ao estudante para se inteirar das leituras dos recursos disponibilizados, processamento da informação e após isso, a reflexão e diálogo nas salas assíncronas.
Desta forma, não podíamos deixar passar a oportunidade de criar um pequeno vídeo que resume de forma muito sucinta o Modelo pedagógico para a desconstrução de imagens em movimento proposto por J. António Moreira (2017).
Referências:
Moreira, J. A. (2017). A Pedagogical Model to Deconstruct Moving Pictures in Virtual Learning Environments and its Impact on the Self-concept of Postgraduate Students. Journal of e-Learning and Knowledge Society, 13(1), 77-90
Lista de links para leitura e reflexão sobre o tema abordado.
Uma visão sobre diversos aspetos fundamentais no ensino ONLife. Um trabalho com a colaboração estreita entre os dois docentes da disciplina.
Tutorial sobre a aplicação e uso da plataforma VideoANT na sala de aula.
Tutorial sobre a aplicação e uso da plataforma VideoANT na sala de aula. Fornecido pela equipa "Digital Education and Innovation" no "College of Education and Human Development" da Universidade de Minnesota, EUA.
Com base no video apresentado, realizar uma análise sobre os aspetos importantes na implementação do ensino Onlife, de acordo com os aspetos trabalhados ao longo dos temas desta formação
TEMA I - Educação Digital e em Rede - Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Lista de links para leitura e reflexão sobre o tema abordado.
Esta discussão decorrerá na sala de aula virtual do tema I, mas em regime presencial. Com base na leitura dos recursos consultados, analise os desafios e oportunidades da educação digital em rede, compreendendo a criação de novos ecossistemas educacionais.
Tendo em conta a concentração de conteúdos, esta sessão terá a dupla função de "Quebra Gelo", aliando o digital ao presencial, num teste à abolição de fronteiras entre o digital e o físico.
Tente ser sintético e objetivo, não escrevendo grandes textos.
TEMA II - Processos de Ensino e Aprendizagem Digital
As e-atividdades no desenho das estratégias de aprendizagem_cap3
Atividades de Aprendizagem Digitais
E-Atividades
PT_Is-K-12-blended-learning-disruptive-Final
Lista de links para leitura e reflexão sobre o tema abordado.
Esta discussão decorrerá na sala de aula virtual do tema II. Com base na leitura dos recursos consultados, analise os desafios e oportunidades da educação digital em rede, compreendendo os Processos de Ensino e Aprendizagem Digital existentes.
Tente ser sintético e objetivo, não escrevendo grandes textos.
TEMA IV - Inteligência Artificial na Educação
PREMS 092922-Artificial Intelligence and education report (2022)_eng
Lista de links para leitura e reflexão sobre o tema abordado.
Esta discussão decorrerá na sala de aula virtual do tema IV. Com base na leitura dos recursos consultados, analise os desafios e oportunidades da educação digital em rede, compreendendo a inteligência artificial na educação.
Tente ser sintético e objetivo, não escrevendo grandes textos.
Acede a gosocrative.com e introduz o nome da sala HELENAMARQUESPAULOLOPES ou acede ao Código QR com a câmara do teu telemóvel.
Não te esqueças de alterar o idioma para Português (Portugal) e de indicares o teu nome (primeiro e último).
Nível expectável de progressão da proficiência com a formação de nível 3 segundo o DigCompEdu: C1 - Líder (liderança); C2 - Pioneiro (Inovação).
Este será o espaço onde, ao longo da formação, a formadora divulgará informações ou avisos importantes para o bom decorrer dos trabalhos.
Para se dar a conhecer melhor aos restantes formandos, entre no padlet "Quem somos", criado para o efeito, e, num post, dê-se a conhecer, inserindo uma fotografia, avatar ou vídeo com uma mensagem personalizada. Para ajudar um pouco a "quebrar o gelo", encontrará alguns campos relativos a algumas curiosidades sobre si que pode preencher e partilhar ;)
Depois de ler atentamente o contrato de aprendizagem, coloque aqui as suas dúvidas ou questões sobre o mesmo. É também aqui que deverá declarar se aceita o contrato de aprendizagem, abrindo um post com o seu nome.
Abra um post com o seu nome e indique o link para o seu Portfólio Digital.
Endereço para a sala de aula virtual em zoom : xxxx
Leia este artigo para melhor compreender os objetivos de um ePortefólio e que tipo de informação deverão conter.
Citação:
Gomes, M. J. (2006) Portefólios Digitais: Revisitando os Princípios e Renovando as práticas. Actas do VII Colóquio sobre Questões Curriculares (III Colóquio Luso-Brasileiro) Globalização e (des) igualdades: os desafios curriculares. CIEd 2006.
Aceda a este recurso se desejar saber mais sobre a utilização das seguintes ferramentas: Blogue, YouTube, Podcast, Audacity, Dandelife, Wiki, Goowy,Ferramentas Google: Page Creator, Docs e Calendar; PopFly, Ambientes Virtuais e Second Life, Movie Maker e Mapas Conceptuais Online.
Citação:
CARVALHO, Ana Amélia Amorim, org. – “Manual de ferramentas da Web 2.0 para professores”. Lisboa : Direcção-Geral de Inovação e de Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, 2008. ISBN 978-972-742-294-4. Disponível em: https://hdl.handle.net/1822/8286
1ª fase: Auto-aprendizagem com base na leitura, análise e visualização dos recursos (scripto e audiovisuais) de aprendizagem disponibilizados (23 a 25 de setembro)
1 - Depois de ter procedido à leitura, análise e visualização dos recursos (scripto e audiovisuais) de aprendizagem disponibilizados, aceda ao ambiente de aprendizagem https://via.hypothes.is.
2- Aqui, crie uma conta para si, e, posteriormente, aceda ao link do documento https://hyp.is/go?url=https%3A%2F%2Ferte.dge.mec.pt%2Fsites%2Fdefault%2Ffiles%2Fdoc%2F2_digcompedu_quadro_europeu_competencia_digital_educadores.pdf&group=__world__
3 - Analise o recurso fornecido, apresentando argumentos e cumprindo as seguintes regras:
- pelo menos 1 intervenção por formando;
- pelo menos 1 comentário por formando;
- apresentar um exemplo prático à luz da sua experiência ou que tenha conhecimento dentro da sua comunidade escolar.
Durante a discussão, deve ter em conta os recursos de aprofundamento fornecidos para este tema.
Esta discussão decorre entre os dias 26 e 30 de setembro, entre todos os participantes da turma.Endereço para a sala de aula virtual em zoom : xxxx
Esta sessão servirá de conclusão à discussão tida no hypothes.is e de alavancagem à próxima fase.
A partir da visualização do vídeo “Manuel Castells - Escola e internet: o mundo da aprendizagem dos jovens” (2013, Fronteiras do Pensamento) reflita sobre a afirmação: A escola tem de se adequar à forma como os jovens aprendem hoje.
Durante a discussão, deve ter em conta os recursos de aprofundamento fornecidos para este tema.
Durante as suas intervenções tenha em atenção os critérios definidos e cumpra as seguintes regras:
- pelo menos 1 intervenção por formando;
- pelo menos 1 comentário por formando;
- apresentar um exemplo prático à luz da sua experiência ou que tenha conhecimento dentro da sua comunidade escolar.
Esta discussão decorre entre os dias 2 e 7 de outubro, entre todos os participantes da turma.
Citação:
Martins, G. et al. (2017). Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Lisboa: Ministério da Educação/Direção-Geral de Educação. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1B0UEnIGRoh8V8xq395dz_OToW6JUzEcI/view
Citação:
MOREIRA, J. A., & SCHLEMMER, E. (2020). Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG. 20(26). Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/63438/36079
Decorre entre: 8 de julho e 3 de setembro
Espaço apenas administrado pela docente com as principais notícias da formação.
Destinado para que os formandos coloquem as suas dúvidas.
Cada estudante deve colocar o seu link do padlet onde será realizado o seu diário de aprendizagens.
Este é o documento norteador de todo o seu percurso de aprendizagem na formação.
Decorre entre: 8 e 12 de julho
1. Visualização de um vídeo de como criar o padlet para o seu diário de aprendizagens.
2. Leitura de bibliografia para este módulo.
3. Participação no fórum sobre expectativas e experiências prévias com o uso das apps em contexto de sala de aula.
4. Sessão online de boas vindas. no dia 8/07.
Decorre entre: 15 a 19 de julho
1. Visualização de tutoriais práticos sobre o uso das ferramentas.
2. Realização de exercícios práticos de criação e análise de mapas.
3. Partilha no fórum de atividades.
4. Sessão online no dia 17/07 para esclarecimentos.
Devem submeter aqui um mapa que tenham construído utilizando uma das aplicações sugeridas.
Mais uma aplicação disponível no computador e telemóvel
Experimente descarregar a aplicação GeoExpert para o seu telemóvel e explorar a aplicação.
Decorre entre: 22 a 26 de julho
1. Visualização de tutoriais e demonstrações práticas.
2. Criação de um projeto de coleta de dados.
3. Partilha no fórum.
Decorre entre: 29 de julho e 2 de agosto
1. Visualização de um vídeo explicativo sobre o uso de AR e VR no VideoAnt, devem deixar um comentário por lá.
2. Planeamento de uma aula utilizando AR/VR. (deverão deixar no vosso padlet)
Uma ferramenta interessante a ser explorada é o google arts&culture, deixo-vos aqui um link para uma pequena viagem até Istambul sem jetleg! Podem e devem aproveitar esta aplicação para o planeamento da vossa aula.
De modo a diversificar os recursos decidi que a discussão será feita esta semana no VideoAnt, no portal de novidades irei deixar um tutorial de como podem aceder ao VideoAnt e como utilizá-lo. Votos de uma boa semana de trabalho.
Decorre entre: 5 a 9 de agosto
1. Criação de um plano de aula completo utilizando apps, feedback e revisão em pares.
2. Discussão e reflexão sobre a integração das tecnologias no fórum.
Com base no que foi estudado até agora como utilizariam as apps para a elaboração de uma aula de 90min?
Decorre entre 12 agosto a 3 de setembro
1. Realização de um quiz final sobre os conteúdos da formação.
2. Apresentação dos planos de aula criados com entrega de feedback individual e coletivo.
3. Edição do diário de aprendizagens com os conteúdos abordados ao longo da formação.
Decorre de 01/07 a 30/07/2024
Docente: Adriano Correia
ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO
Neste tópico introdutório, tem à tua disposição um espaço de comunicação online, onde encontras:
Espaço destina-se a adicionar as principais novidades desta UC
Espaço onde poderás esclarecer as tuas dúvidas.
Espaço onde poderás colocar questões sobre o CA.
O Contrato de Aprendizagem é o vosso guia das tarefas a serem executadas ao longo da UC.
Aula sobre a construção de um Candeeiro Elétrico, em formato de apresentação Prezi.
O apontamento explica os conceitos básicos sobre a electricidade.
Com base na leitura do recurso de eletricidade responder às questões colocadas.
Docente: Bruno Loureiro E-Mail: Bruno.AA.Loureiro@edu.azores.gov.pt
Neste tópico introdutório tem à sua disposição um espaço de Comunicação Online, onde encontra: 1) um Espaço de Notícias, com as principais novidades e 2) um Espaço de Ajuda & Feedback, onde poderá colocar as suas questões ou dúvidas.
Espaço usado
pelo docente para colocar notícias, avisos, ou aspetos importantes das atividades da formação.
Espaço onde os estudantes podem colocar questões ou dúvidas sobre a formação.
Neste tema inicial disponibilizam-se alguns recursos para promover a ambientação online e informações para conduzir todo o seu percurso ao longo da Unidade Curricular.
Fase 1: Auto-Aprendizagem faça a leitura e visualize os recursos de aprendizagem (scripto e audiovisuais) disponibilizados, No dia 16 de setembro, segunda-feira, às 19h (Hora dos Açores), decorrerá uma sessão síncrona (facultativa) na plataforma Zoom.
Fase 2: Fazer a apresentação do estudante no Fórum de Apresentação.Neste tema pretende-se que o estudante: conheça e e compreenda conceitos relacionados com a Comunicação e Colaboração.
Fase 1: Auto-Aprendizagem faça a leitura e visualize os recursos de aprendizagem (scripto e audiovisisuais) disponibilizados.
Fase 2:Neste tema pretende-se que o estudante: conheça alguns conceitos relacionados com o correio eletrónico (e-mail), saiba utilizar a ferramenta Outlook para comunicar e explorar funcionalidades de colaboração nas aplicações do Microsoft 365.
Fase 2: Discussão (assíncrona): decorre entre os dias 30 de setembro e 4 de outubro entre todos os participantes da turma. A discussão decorrerá na Sala Virtual Assíncrona – Tema 2.
Neste tema pretende-se que o estudante: seja capaz de contextualizar, criar e planear uma apresentação, aplicando os princípios de desenvolvimento de apresentações multimédia eficazes.
Fase 1: Auto-Aprendizagem faça a leitura e visualize os recursos de aprendizagem (scripto e audiovisuais) disponibilizados.
Fase 2: Discussão (assíncrona): decorre entre os dias 7 de outubro e 11 de outubro entre todos os participantes da turma. A discussão decorrerá na Sala Virtual Assíncrona – Tema 3.
Neste tema pretende-se que o estudante: saiba utilizar o Microsoft PowerPoint para desenvolver apresentações multimédia eficazes, com recurso a diversos tipos de media, animações e transições e entenda como funciona a proteção de direitos de autor através da licença Creative Commons e aplicá-la nos recursos digitais produzidos.
Fase 1: Auto-Aprendizagem faça a leitura e visualize os recursos de aprendizagem (scripto e audiovisuais) disponibilizados. No dia 14 de outubro, segunda-feira, às 19h (Hora dos Açores), decorrerá uma sessão síncrona (facultativa) na plataforma Zoom.
Fase 2: Desenvolvimento do Trabalho Final - Apresentação Eletrónica Multimédia no Microsoft PowerPoint.Moreira, J. A., Henriques, S., Barros, D., Goulão, F., & Caeiro, D. (2020). Educação Digital em Rede: Princípios para o Design Pedagógico em Tempos de Pandemia . Lisboa: Universidade Aberta. Disponível em: Repositório Universidade Aberta DOI: https://doi.org/10.34627/rfg0-ps07
Ramos, N. (2001). Comunicação Cultura e Interculturalidade-Para uma Comunicação Intercultural. Revista Portuguesa de Pedagogia. 35 (2). Disponível a partir de: Repositório Universidade Aberta
Tavares,C.F. (2000). Os Media e a Aprendizagem (Vídeo). Lisboa: Universidade Aberta. Disponível a partir de: Repositório Universidade Aberta
Francisco, M. & Sousa, N. (2019). Guia de Produção de Conteúdos Digitais Acessíveis. (2a ed) Politécnico de Leiria/ Projeto EU4ALL. Disponível a partir de: Repositório Universidade Aberta DOI: https://doi.org/10.25766/r5pk-ws58
Carvalho, M. (2024). Recursos Educacionais Abertos - Conhecer e Explorar. Disponível a partir de: Repositório Universidade Aberta
Silva, G., Bernardo, I., & Martins, J. (2017). Publicação e Direitos de Autor - As Creative Commons, Disponível a partir de: Biblioteca do AESL
Lista de Recursos por Ferramenta Digital