Geral
Bem-vindo e Bem-vinda ao Espaço de Criação do Projeto de Formação em Contexto Digital!
Decorre de 24/06 a 26/07 de 2024
| ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO
Espaço onde poderão colocar a qualquer momento as vossas dúvidas.
Decorre de 24/06 a 26/07 de 2024
Espaço onde poderão colocar a qualquer momento as vossas dúvidas.
Espaço dedicado a dúvidas, questões e comentários que possam surgir no âmbito geral da formação
Este documento visa definir a estrutura geral da ação de formação "Desmistificando a Robótica"
Este link dá-lhe acesso às sessões síncronas. O link é igual para todas as sessões da formação.
https://meet.jit.si/desmistificandoarobotica
Deve aceder ao link apenas no hora indicada para o efeito, digite o seu nome e aguarde que o moderador o aceite na sessão.
Nesta sessão iremos abordar as seguintes temáticas:
Recursos
Sessão síncrona para a apresentação e debate das temáticas. (LINK)
Nota: A sessão só estará disponível à hora indicada
Deverá aceder a este LINK, conforme descrito no "Espaço Comum" na secção "Dúvidas e Questões", no tópico "Thinkercad". Certifique-se que tem o "NickName" que lhe foi enviado a quando da inscrição na ação de formação, mantendo-se ligado na sessão síncrona
Aqui apresente as suas dúvidas e questões em relação às temáticas da sessão
Nesta sessão iremos abordar as seguintes temáticas:
Recursos extra
Sessão síncrona para apresentação e debate das temáticas (LINK)
Nota: A sessão só estará disponível à hora indicada. A elaboração do mini projeto será acompanhada nesta sessão sincrona
Deverá aceder a este LINK, conforme descrito no "Espaço Comum" na secção "Dúvidas e Questões", no tópico "Thinkercad". Certifique-se que tem o "NickName" que lhe foi enviado a quando da inscrição na ação de formação, mantendo-se ligado na sessão síncrona
Aqui apresente as suas dúvidas e questões em relação às temáticas da sessão
Nesta sessão iremos abordar as seguintes temáticas:
Recursos extra
Sessão síncrona para apresentação e debate das temáticas (LINK)
Nota: A sessão só estará disponível à hora indicada. A elaboração do mini projeto será acompanhada nesta sessão sincrona
Deverá aceder a este LINK, conforme descrito no "Espaço Comum" na secção "Dúvidas e Questões", no tópico "Thinkercad". Certifique-se que tem o "NickName" que lhe foi enviado a quando da inscrição na ação de formação, mantendo-se ligado na sessão síncrona
Aqui apresente as suas dúvidas e questões em relação às temáticas da sessão
Olá 👋🏻
Aqui poderemos interagir com tod@s.
A conversa é livre, poderão aproveitar para se conhecerem, conversarem e praticar o espanhol.
Abraços virtuais.
🫂
Sabia que aprender uma nova língua trás benefícios?
Assista e este vídeo e comente no Café e Conversa o motivo de escolher aprender o espanhol.
🤗
Hola, ¿Que tal?
Com base no vídeo é possível identificar algumas semelhanças e diferenças do alfabeto português para o alfabeto espanhol.
Tendo isto em conta, responda as seguintes questões.
Bons estudos.
📕📖
Aqui vai o momento de leitura.
Aproveite para aprofundar os conhecimentos adquiridos.
Abraços virtuais.
🫂
Hola, 👋🏻
🫂
Não esqueças de fazer o envio do áudio no Café e Conversa.
¡Hasta luego!
Bons estudos.
📕📖
Hola,
Bienvenidos a nuestra tercera clase de español.
Hoy vámonos aprender un poco como saludar y despedirnos.
Vámonos poner en práctica, lo que hemos aprendido.
Deves contestar las cuestiones del contenido aprendido hasta aquí.
¡Suerte!
🤞🏻🍀
Vamonos aprender hoy algunas palabras que son sumamente importante para pedir informaçiones en la calle (rua).
Miremos el seguiente video:
Com base no vídeo, simule uma conversação onde você irá pedir informações em espanhol para alguém no aeroporto.
Não esqueça de saudar a pessoa, antes de pedir a informação necessária.
Para ajudar temos esta imagem que poderá ser usada como um guião.
Hola,
Acá tenemos mas informaciones sobre dar y pedir informaciones y ejercícios extras.
Deberá elegir cinco frases destas opciones y grabar en áudio para enviarme.
Pueden enviarme en el Café e conversa.
Saludos y hasta luego.
👋🏻
Tambíen acá vamonos leer sobre como contestar (responder) a las despedidas:
Acá tengo un vídeo de despedidas.
¿Vamonos escuchar?
Hola, 👋🏻
Aca vamonos poner en práctica lo que hemos aprendido hasta ahora.
¡ Suerte!
🤞🏻🍀
Hola, 👋🏻
Benvenidos a nuestra última clase de español.
Espero que tengas aprovechado estes momento que estuvimos juntos.
Como prometido vamonos participar de una reunión en Zoom con personas hispanos hablantes de diferentes países. Donde juntos podremos sacar nuestras dudas y escuhar un poco el acento (sotaque) de otos países hispanos.
¿Que te parece?
Recuerdo que esta participacion es importante y hace parte de tu calificación final.
Saudações virtuais.
🤗
https://us04web.zoom.us/j/75833627658?pwd=MiNHYa4aY91raNB7TTFHDsbiVvgada.1Acá podras tener aceso al dicionário en español para las dudas que tengas sobre el significado de las palabras.
Duração: 30 de setembro a 28 de outubro
Docentes :Maria de Fatima Goulão e Melanie Magalhães Sequeira
Neste tópico introdutório tem à sua disposição um espaço de Comunicação Online, onde encontra em primeiro lugar um Espaço de Notícias , com as principais novidades da presente Microcredencial, um Espaço de ajuda e feedback , onde poderá esclarecer as suas dúvidas e o Espaço de Contrato de Aprendizagem .
Tal como temos vindo a referir, a ansiedade faz parte da nossa vida, mas em alguns casos pode comprometer o nosso bem-estar. Reduzir a ansiedade é importante uma vez que terá impacto tanto na nossa saúde física e psicológica (e.g: níveis elevados de ansiedade podem conduzir a distúrbios digestivos, a problemas cardiovasculares, a um menor desempenho cognitivo, a insónias). Neste sentido, é importante conhecer e desenvolver estratégias que ajudem na redução dos níveis da ansiedade de forma a melhorar, num sentido lato, a nossa qualidade de vida.
FOLHETO INFORMATIVO DIGITAL
A e-atividade desenvolve-se em 3 fases:Caro estudante, neste tópico introdutório tens à tua disposição três espaços de comunicação online assíncrona, com funções distintas:
No Tema 0 pretende-se que:
E-ATIVIDADE 0.0 - Ambientação Online | dia 02/09 a 03-09
Explora autonomamente o ambiente de aprendizagem e lê e visualiza os recursos disponibilizados a seguir (podes interromper e retomar a exploração a qualquer momento).
A exploração vai permitir-te aprender a realizar as primeiras operações na plataforma e a interagir e colaborar online (em modo assíncrono).
NOTA BEM: caso já estejas familiarizado com AVA (Ambientes Virtuais de Aprendizagem), com os modos específicos de comunicar online, com a plataforma Moodle e a criação de portefólios digitais, podes saltar esta atividade.
E-ATIVIDADE 0.1 - Apresentação | dia 04/09
Acede ao FÓRUM E-ATIVIDADE 0.1 - Apresentação.
Neste fórum participa numa atividade de ice-breaking, apresenta-te e conhece os teus colegas de curso, bem como os formadores.
E-ATIVIDADE 0.2 - Contrato de Aprendizagem | dia 05/09 a 08/09 de 2024
Fase 1 (05 a 06 de setembro)
Lê o Contrato de Aprendizagem. Toma conhecimento dos objetivos de aprendizagem e como se vai desenvolver a formação.
No FÓRUM E-ATIVIDADE 0.2 - Contrato de Aprendizagem, formula uma questão sobre os temas da formação (ou sobre a forma como esta vai ser desenvolvida).
Fase 2 (07 a 08 de setembro)
Lê as questões colocadas pelos teus colegas e responde a algumas dessas questões ou formula comentários ou observações sobre as mesmas.
E-ATIVIDADE 0.3 - Portefólio digital | dia 05/09 a 08/09 de 2024
Cria um portefólio digital (ex: blogue) e disponibiliza o link no fórum, Espaço Link Portefólio Digital, disponibilizado na seção Geral no início da formação. Para a sua criação lê com atenção o texto Blogue, Youtube (pp.15-40) disponível no e-book intitulado Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores. Depois faz o primeiro post no blogue utilizando o vídeo de apresentação que fizeste, ou em alternativa produz novo vídeo incorporando o feedback que recebeste e escreve um pequeno texto a a descrever o que aprendeste sobre ti nesta pequena tarefa.
No Tema 1 pretende-se que conheças e compreendas o paradigma do empreendedorismo, e:
E-ATIVIDADE 1 - Empreendedorismo, Inovação e Criatividade | dia 09/09 a 06/10 de 2024
Fase 1 (o9 a 15 de setembro)
Auto-aprendizagem com base na leitura, análise e visualização dos recursos de aprendizagem (scripto e audiovisuais) disponibilizados.
Fase 2 (16 a 22 de setembro)
Discussão entre todos os elementos da turma sobre o que aprenderam na primeira fase (troca de ideias, dúvidas, sugestões, curiosidades, ...). O debate decorrerá na sala de aula virtual do tema I.
Fase 3 (23 de setembro a 06 de outubro)
Edição portefólio digital a realizar individualmente. Durante o decurso da edição do portefólio será promovida uma sessão síncrona (27.09.2024) de presença facultativa na plataforma Zoom Colibri. A hora de realização e o link para aceder à sessão será disponibilizado no próprio dia, e será enviado email com esses dados.
No Tema 2 pretende-se que conheças e compreendas como funcionam os modelos de negócio ágeis, e:
E-ATIVIDADE 2 - Modelos de negócio ágeis | dia 07/10 a 03/11 de 2024
Fase 1 (o7 a 13 de outubro)
Auto-aprendizagem com base na leitura, análise e visualização dos recursos de aprendizagem (scripto e audiovisuais) disponibilizados.
Fase 2 (14 a 20 de outubro)
Discussão entre todos os elementos da turma sobre o que aprenderam na primeira fase (troca de ideias, dúvidas, sugestões, curiosidades, ...). O debate decorrerá na sala de aula virtual do tema II.
Fase 3 (21 de outubro a 03 de novembro)
Edição portefólio digital a realizar individualmente. Durante o decurso da edição do portefólio será promovida uma sessão síncrona (25.10.2024) de presença facultativa na plataforma Zoom Colibri. A hora de realização e o link para aceder à sessão será disponibilizado no próprio dia, e será enviado email com esses dados.
Neste tópico introdutório tem à sua disposição um espaço de Comunicação Online, onde encontra:
Este espaço serve como um ponto central de informação, onde os formandos podem manter-se atualizados sobre as últimas iniciativas, eventos e desenvolvimentos relacionados com a formação.
Este espaço é dedicado ao atendimento de questões e à troca de feedback construtivo, facilitando a resolução de problemas e a melhoria contínua do processo de aprendizagem.
Leia o Contrato de Aprendizagem com atenção (pode fazer download versão pdf), ele detalha os objetivos de aprendizagem, os conteúdos a serem abordados, as metodologias de ensino, os critérios de avaliação e os direitos e deveres de ambas as partes envolvidas.
Caso queira levantar alguma questão poderá fazê-lo no Fórum: Contrato de Aprendizagem, durante a 1.ª semana.
Este espaço é dedicado a abordar todas as dúvidas relacionadas com os termos, condições e expetativas delineadas no contrato de aprendizagem.
Neste primeiro tema pretende-se que estabeleça uma compreensão sólida dos princípios do Pensamento Computacional e das competências pedagógicas essenciais para a sua implementação no contexto educativo.
Caros alunos,
neste fórum terão acesso às informações gerais desta UC.
Estejam atentos às informações que vou partilhando, pois são determinantes para o sucesso desta UC.
Caros alunos,
Este espaço serve para o esclarecimento de dúvidas e para a apresentação de sugestões.
Para facilitar a comunicação e evitarmos a duplicação de conteúdos, peço que apenas iniciem um novo tópico se o assunto ou questão ainda não estiver em discussão. De igual modo, devem evitar colocar mais do que um assunto em cada tópico.
O Contrato de Aprendizagem é um instrumento que o acompanhará ao longo desta formação e funcionará como um “mapa do módulo” para si enquanto estudante. Este Contrato de Aprendizagem descreve o percurso de aprendizagem que lhe é proposto no contexto da sua classe virtual em cada no módulo da formação "Utilização da Plataforma LMS da Escola Profissional da Povoação".
Para além disso, é também um guia sobre os conteúdos, a estrutura do módulo, das atividades propostas, a metodologia de trabalho a desenvolver e a avaliação. Assim, deverá ser um elemento de consulta permanente.
Caros formandos,
se necessitarem de algum esclarecimento acerca do contrato de aprendizagem, queiram, por favor colocar aqui a vossa questão.
📆 Decorre entre 02 de setembro e 13 de setembro
Espaço para partilha de opiniões sobre a nova plataforma da Escola.
Pretende-se que todos contribuam com opiniões construtivas, que permitam criar um ecossistema de aprendizagem digital atrativo para os alunos e dinâmico para os formadores.
👉 As experiências na plataforma devem ser partilhadas para que se possam começar a definir estratégias estruturantes da nossa comunidade digital.
📆 De 04 a 13 de setembro
Caros colegas,
Esta formação começa de forma intensiva, mas as próximas unidades de formação funcionarão em regime aberto, à la carte, de modo a que cada um de vocês possa explorar os recursos de acordo com as necessidades identificadas.
Esta unidade, e os respetivos os espaços de comunicação, vão estar abertos ao longo de toda a formação, sendo importante que cada um de vós vá partilhando as suas experiências e "novidades".
No final deste tema, pretende-se que o estudante se familiarize com o ambiente virtual de aprendizagem e com os modos específicos de
comunicação online;
📆 De 02 a 03 de setembro
Sessão Síncrona do Tema 1, Atividade 1
Com o objetivo de preparar a discussão e os trabalhos individuais de cada um será realizada uma sessão síncrona. A participação na sessão é recomendada, mas de presença facultativa.
📆 04 de setembro ⏰ 18:00 📲 Entrar na Reunião
Espaço para a submissão do trabalho inicial.
Paralelamente à discussão no fórum, decorre a parte prática (04 a 06 de setembro): em que o aluno tem de entrar na sua área de
professor na plataforma moodle e criar a sala de aula virtual de aprendizagem.
Como explicado no Contrato de Aprendizagem e na sessão síncrona, o objetivo é o aluno aceder e testar as funcionalidades da plataforma. No documento em anexo tem um guia que ajuda a orientar esta atividade, no entanto o aluno pode e deve, nesta fase, testar outras funcionalidades.
A entrega de trabalho é feita através da impressão em PDF da respetiva sala de aula virtual.
📆 09 de setembro a 13 de setembro
Pretende-se que o estudante: Execute as primeiras operações na plataforma de aprendizagem; Compreenda o desenvolvimento das salas de aulas virtuais e familiarize-se com as temáticas a serem analisadas; Formule questões exploratórias sobre o tema da unidade
curricular;
Nesta segunda atividade vamos explorar um dos elementos mais importantes das atividades letivas em ambientes digitais: a comunicação com os alunos. Aproveito para vos apresentar um recurso interessante, o Video Ant, através do qual podemos comentar um vídeo, à medida que o visionamos.
Nota: para comentar o vídeo devem fazer o registo no VideoAnt com a conta da Escola aqui: 👉 https://ant.umn.edu/vyzrqobbmz
📆 12 a 13 de setembro
Caros colegas,
Estamos na segunda semana de exploração da plataforma, o objetivo da atividade 2 é criar e desenvolver plataformas de comunicação e interatividade com os alunos.
A base é o fórum, tal como temos feito até aqui, mas há muitas mais a explorar!
Partilhem aqui a vossa experiência com a atividade Fórum e com o recurso externo VideoAnt e, se conhecerem outros, partilhem com os colegas.
Estamos aqui para aprender evoluir uns com os outros!
📆 13 de setembro ⏰ 18:00 📲 Entrar na Reunião
📆 Decorre entre 16 de setembro e 20 de setembro
Caros alunos,
Neste fórum pretende-se que se aprofunde o Saber que está subjacente a esta nova dinâmica da educação e da aprendizagem digital, num novo paradigma onlife.
Espera-se uma discussão ativa das ideias apresentadas nos documentos, com especial ênfase na aplicação destas ideias na nossa comunidade escolar.
📆 De 19 a 20 de setembro
📑 Por um novo conceito e paradigma de educação digital OnLIFE
📑 Ampliando Conceitos para o Paradigma de Educação Digital OnLIFE
📑 Educação OnLIFE: a dimensão ecológica das arquiteturas digitais de aprendizagem
📑 Reimaginar nossos futuros juntos: um novo contrato social para a educação
📆 13 de setembro ⏰ 18:00 📲 Entrar na Reunião
Pretende-se que os alunos apresentem um comentário crítico sobre a nova plataforma, referindo objetivamente se concordam ou não com a alteração.
Espaço onde poderão colocar a qualquer momento as vossas dúvidas.
Deverá ter em atenção este contrato de aprendizagem que o orientará ao longo da formação.
Caso tenho alguma dúvida deverá esclarecer com recurso ao fórum de dúvidas gerais.
Espaço onde poderão colocar a qualquer momento as vossas dúvidas.
Espaço onde poderão colocar a qualquer momento as vossas dúvidas.
Espaço onde poderão colocar a qualquer momento as vossas dúvidas.
Espaço onde poderão colocar a qualquer momento as vossas dúvidas.
Espaço onde poderão colocar a qualquer momento as vossas dúvidas.
Espaço onde poderão colocar a qualquer momento as vossas dúvidas.
Espaço onde poderão colocar a qualquer momento as vossas dúvidas.
Espaço onde poderão colocar a qualquer momento as vossas dúvidas.