Atividade 1: Ambientação à nova plataforma
Moodle Vs Classroom
A nossa Escola trabalha já há alguns anos no ambiente virtual da Google, mas com a procura de cursos online pelas empresas, temos de nos adaptar e migrar para um ambiente virtual que nos dê mais liberdade para agir, embora também nos exija mais trabalho.
Nas próximas páginas vou partilhar convosco um resumo de um artigo, designado CLASSROOM VERSUS MOODLE: UM RELATO DESCRITIVO-COMPARATIVO A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DA CONSTRUÇÃO DE UM CURSO ON-LINE.
"Este artigo apresenta um relato de experiência que descreve comparativamente a formatação de um mesmo curso de formação de professores em Educação Ambiental em dois ambientes virtuais de aprendizagem, as plataformas LMS Google Classroom e Moodle.
Diante da dúvida sobre qual seria a mais apropriada para o desenvolvimento do curso proposto, optamos por construí-lo em ambas, procurando verificar os limites e potencialidades de cada uma a fim de decidir por uma delas ao final do processo.
Ao longo do artigo, descrevemos cada etapa da formatação do curso segundo nossas percepções, ilustrando-as com prints das respectivas telas. Concluímos que ambas as plataformas atendem aos objetivos do curso desenvolvido, mas que o Moodle é o mais adequado quando consideramos que se pretende atingir uma imensa demanda de cursistas, esbarrando, entretanto, na necessidade de um servidor que o hospede gratuitamente e sem limites de estudantes matriculados.
Palavras-chave: classroom versus moodle; plataformas LMS; ambiente virtual de aprendizagem."