Olá grupo, criei este tópico de discussão para que a gente possa discutir e identificar as principais competências empreendedoras mencionadas no texto de Jardim.
Usei o modelo proposto no artigo.
1. Foco e Abertura à Novidade
-Criatividade e inovação: Abertura da mente. Originalidade e persistência na concretização de ideias. Pensar de forma inovadora, desafiar modelos mentais predominantes e buscar novas soluções.
-Espírito de iniciativa: Foco no objetivo. Ser proativo, perceber necessidades e buscar soluções. Identificar uma visão, desenvolvê-la e diferenciar-se de outros profissionais.
-Autoeficácia e resiliência: Concretização de ideias. Crença nas próprias capacidades para alcançar resultados desejados e superar adversidades. Permite realizar tarefas novas ou difíceis.
2. Criação de Valor
-Planificação estratégica e avaliação: Planejar passos para executar decisões, organizar tempo e recursos, distribuir tarefas e avaliar processos e resultados continuamente. Permite motivar e elaborar planos de ação claros.
-Resolução de problemas: Analisar situações, identificar problemas e encontrar estratégias eficazes para solucioná-los, utiliza-se o pensamento divergente.
-Liderança transformacional: Capacidade de liderar equipes efetivamente capazes, motivar seguidores e inspirar a alcançar objetivos organizacionais. Envolve: Influência idealizada, comportamentos que ativam fortes emoções; Liderança inspiracional: Visão apelativa, suscitar otimismo e esforço dos seguidores; Estimulação intelectual: Incitar pensamento inovador, levando os seguidores a terem consciência dos problemas e dos seus pensamentos; Consideração individualizada: Atenção às necessidades de desenvolvimento dos seguidores, apoiar, encorajar, treinar e desenvolver o potencial deles, delegando responsabilidades.
3. Comunicação Eficaz
-Comunicação clara e visual: Transmitir ideias de forma clara, concisa e atraente. Usar volume de voz adequado e ser objetivo na apresentação de informações. Utilizar imagens para captar atenção e facilitar o entendimento, a partilha de informações, a evolução das ideias e a interação da audiência.
- Teamwork e networking: Habilidades de colaboração, interna ou externa, estabelecendo redes de contatos. Envolve trabalhar em conjunto para alcançar objetivos comuns, maximizando potencialidades individuais, e partilhar informações para ampliar conhecimento recíproco.
-Comunicação digital: Utilização de meios digitais para disseminar ideias, projetos negócios e marcas. Permite criar e manter relacionamentos com públicos-alvo e expandir redes de clientes.
Exatamente, Noemi.
Vou citá-las novamente aqui abaixo em formato de tópicos para a gente ter como um resumo, pois você explicou todas elas muito bem através da sua pesquisa.