Eu escolhi a Professora Mabel Cristina Dias porque soube um pouco mais de sua história de vida e minha admiração por ela só aumentou.
Médica formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, em 1986. Pós Graduada pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, com especialização em Acupuntura Médica pela Associação Médica Brasileira de Acupuntura.
Autora do livro A Dinâmica do Crescimento, e Co-autora do livro Negócios In-formados.
Foi através dos estudos e conhecimentos adquiridos em todos esses anos que foi mais além, e se conectou com dois dos maiores cientistas do planeta quando o assunto é expansão de consciência. Amit Goswami e Tom Campbell – Físicos.
Todo o trabalho dela é 100% focado em resultados e em tornar a vida das pessoas mais próspera em todos os sentidos.
Para analisar as competências de Foco e Abertura à Novidade da professora Mabel Cristina Dias, podemos considerar os seguintes pontos:
FOCO:
A professora Mabel estabelece metas claras para suas aulas, garantindo que os alunos saibam exatamente o que se espera deles e o que devem alcançar ao final de cada sessão.
Ela elabora planos de aula estruturados, prevendo diferentes cenários e adaptando seu ensino às necessidades específicas de seus alunos.
Mabel monitora continuamente o progresso dos alunos, utilizando avaliações formativas e somativas para ajustar suas abordagens conforme necessário.
Abertura à Novidade:
Professora Mabel incorpora metodologias de ensino inovadoras, como o uso de tecnologias educacionais, aprendizagem baseada em projetos e gamificação.
Utiliza uma variedade de recursos didáticos, incluindo vídeos, podcasts, e atividades práticas para tornar o aprendizado mais dinâmico e envolvente.
Mantém uma comunicação aberta com os alunos, incentivando-os a dar feedback sobre as aulas e propondo melhorias com base nas sugestões recebidas.
Está sempre em busca de novas formas de aprimorar seu ensino, participando de workshops, cursos de formação continuada e se mantendo atualizada sobre as tendências educacionais.
Cria um ambiente de sala de aula que incentiva a curiosidade, a experimentação e a criatividade, permitindo que os alunos explorem novas ideias e abordagens.
B) De que forma ele/ela mostra espírito de iniciativa?
Identificação de Necessidades e Oportunidades:
Mabel está atenta às dificuldades enfrentadas pelos alunos e identifica áreas que necessitam de intervenção antes que se tornem problemas maiores.
Quando identifica uma necessidade ou oportunidade, ela propõe e implementa soluções criativas e eficazes, como novos métodos de ensino ou programas de apoio aos alunos.
Autonomia e Proatividade:
Constantemente busca formas de melhorar suas práticas pedagógicas, seja por meio de pesquisa, participação em cursos de formação continuada ou integração de novas tecnologias no ensino.
Flexibilidade e Adaptação:
Mostra habilidade para se adaptar rapidamente a mudanças no ambiente educacional, como a transição para o ensino remoto, ajustando suas práticas para garantir a continuidade da aprendizagem.
Atua proativamente na resolução de conflitos em sala de aula, implementando estratégias eficazes de mediação e comunicação.
C) Como demonstra autoeficácia e resiliência diante dos desafios educacionais?
Autoeficácia:
Mabel acredita em sua capacidade de ensinar eficazmente e de influenciar positivamente o aprendizado dos alunos. Essa confiança é transmitida aos alunos, inspirando-os a acreditar em suas próprias capacidades.
Ela estabelece metas claras para si mesma e para seus alunos, monitorando o progresso e ajustando as estratégias conforme necessário para alcançar esses objetivos.
Resiliência:
Mabel se adapta rapidamente a mudanças e desafios, como a implementação de novas tecnologias ou metodologias de ensino, e a transição para o ensino remoto, mantendo a qualidade do ensino.
Mantém uma atitude positiva e perseverante mesmo quando enfrenta dificuldades, buscando soluções criativas para superar obstáculos.
Utiliza técnicas de gestão do estresse e autocuidado para manter o equilíbrio emocional, servindo como um exemplo positivo para os alunos e colegas.
Enfrenta desafios como oportunidades de crescimento, buscando continuamente aprender e se desenvolver profissionalmente por meio de cursos, workshops e outras formas de desenvolvimento profissional.
2. Criação de Valor
A) Como o professor planeja e avalia estrategicamente suas ações educacionais?
B) De que maneira ele/ela aborda a resolução de problemas na educação?
C) Como exerce liderança transformacional em seu ambiente educativo?
A) Como a professora planeja e avalia estrategicamente suas ações educacionais?
Planejamento Estratégico:
Estabelece objetivos claros, alinhados com o currículo e os padrões educacionais.
Define metas mensais e semanais para guiar as atividades e garantir o progresso contínuo dos alunos.
Planejamento de Aulas:
Desenvolve planos de aula detalhados que incluem objetivos de aprendizagem, atividades, materiais necessários e métodos de avaliação.
Adapta os planos de aula conforme necessário para atender às necessidades e interesses dos alunos, mantendo um equilíbrio entre estrutura e flexibilidade.
Avaliação Estratégica:
Utiliza avaliações formativas, como cases, questionários e discussões em sala de aula, para obter feedback contínuo sobre o progresso dos alunos.
Faz ajustes imediatos no plano de ensino com base nos resultados das avaliações formativas, garantindo que as dificuldades sejam abordadas rapidamente.
B) De que maneira ela aborda a resolução de
problemas na educação?
A Professora Mabel utiliza sua formação médica para trazer uma abordagem holística para a educação. Ela combina princípios da psicologia e da medicina com teorias educacionais para criar soluções que consideram tanto o bem-estar físico quanto o emocional dos alunos.
Ao focar no desenvolvimento humano, ela ajuda os educadores e alunos a identificar e superar barreiras pessoais e emocionais que podem impactar o aprendizado. Seus cursos e palestras abordam como os arquétipos e a autocompreensão podem influenciar a maneira como enfrentam desafios acadêmicos e pessoais.
Ela incentiva a autoconsciência e a reflexão pessoal como ferramentas para resolver problemas. Ao ajudar os alunos a entenderem seus padrões comportamentais e os capacita a enfrentar desafios de forma mais eficaz e adaptativa.
C) Como exerce liderança transformacional em seu ambiente educativo?
Compartilha uma visão clara e inspiradora sobre o desenvolvimento pessoal e profissional, ajudando seus alunos e colegas a entenderem a importância de seu trabalho e a visualizar objetivos maiores. Sua ênfase em desenvolvimento humano e arquétipos promove uma perspectiva ampla e enriquecedora sobre o crescimento pessoal.
Ela foca no empoderamento de seus alunos e colegas, incentivando-os a reconhecer e desenvolver suas próprias habilidades e talentos. Através de seus cursos e palestras, a professora Mabel oferece ferramentas e estratégias para que os alunos se tornem líderes em suas próprias vidas e em seus ambientes.
3. Comunicação Eficaz
A) Como o professor utiliza comunicação clara e visual em seu conteúdo online?
Em suas palestras e cursos online, a professora Mabel usa apresentações em slides que combinam texto conciso com imagens, gráficos e vídeos.
Ela apresenta vídeos que explicam conceitos chave de forma visual e dinâmica.
Ela utiliza uma linguagem clara e direta, evitando jargões e termos complexos sempre que possível.
B) De que forma demonstra habilidades de networking e trabalho em equipe?
Ela participa de conferências, seminários e workshops, tanto como palestrante quanto como participante, para expandir sua rede profissional e se manter atualizada sobre as últimas tendências e desenvolvimentos em sua área.
Utiliza plataformas de redes sociais e profissionais, como linkdin, blog para compartilhar seus conhecimentos, interagir com os alunos, colegas e promover suas iniciativas. Mantém uma presença ativa e engajada, conectando-se com os alunos e outros profissionais da área.
C) Como utiliza a comunicação digital para engajar seu público?
Produz vídeos que explicam conceitos complexos de maneira visual e envolvente.
Oferece podcasts onde discute tópicos relevantes, realiza entrevistas com especialistas e compartilha insights valiosos, permitindo que o público consuma conteúdo enquanto realiza outras atividades.
Passo 3: Impacto e Inovação:
A) Que impacto educacional o professor tem alcançado?
Ela proporciona uma compreensão mais profunda dos arquétipos e como eles influenciam comportamentos e decisões. Esse conhecimento pode ajudar os alunos a tomar decisões mais conscientes e alinhadas com seus valores e objetivos.
Contribui para a inovação pedagógica ao incorporar abordagens interativas e multimídia em seu ensino, o que pode melhorar a eficácia do aprendizado e engajar os alunos de maneira mais significativa.
A produção de conteúdo educacionais, como artigos, vídeos e podcasts, tem um impacto duradouro ao proporcionar recursos valiosos que podem ser acessados por um público mais amplo, contribuindo para a disseminação de conhecimentos importantes.
B) Quais inovações pedagógicas ele/ela tem introduzido?
Utiliza metodologias ativas de ensino, como aprendizado baseado em projetos, simulações e estudos de caso, que incentivam a participação ativa dos alunos e a aplicação prática dos conceitos.
Adota plataformas de aprendizado online para oferecer cursos e workshops que combinam recursos multimídia, como vídeos fóruns de discussão, criando uma experiência de aprendizado mais rica e acessível.
C) Como sua presença digital contribui para seu sucesso como educador empreendedor?
Sua presença digital permite alcançar um público global, expandindo o alcance de seus cursos, palestras e recursos para além das fronteiras físicas.
Ao estar ativa em plataformas online, Professora Mabel aumenta sua visibilidade e constrói uma reputação como especialista em desenvolvimento humano e arquétipos.
Compartilha conteúdo relevante e valioso, como artigos, vídeos e podcasts, que demonstram sua expertise e atraem a atenção de seu público-alvo.
Passo 4: Apresentação da Pesquisa: compartilhe conosco um perfil inspirador.
Prepare um resumo de 500 a 750 palavras que inclua:
A) Nome do professor e links para suas principais plataformas online:
Professora Mabel Cristina Dias: Inovação e Impacto no Ensino do Desenvolvimento Humano.
Principais Plataformas Online:
LinkedIn: Perfil LinkedIn de Mabel Cristina Dias
Instagram: Perfil Instagram de Mabel Cristina Dias
YouTube: Canal YouTube de Mabel Cristina Dias
Site Oficial: Mabel Cristina Dias
Breve biografia e área de atuação:
A Professora Mabel Cristina Dias é uma renomada médica e educadora especializada em desenvolvimento humano e arquétipos. Com uma carreira sólida na medicina, ela ampliou seu foco para a educação, ministrando cursos e palestras que exploram como o conhecimento dos arquétipos e o desenvolvimento pessoal podem impactar positivamente a vida das pessoas. Sua formação acadêmica e experiência prática fornecem uma base sólida para seu trabalho inovador, que se concentra em ajudar indivíduos a alcançarem um maior autoconhecimento e crescimento pessoal.
B) Análise das competências
empreendedoras demonstradas (use exemplos específicos).
A Professora Mabel introduz metodologias inovadoras no ensino, como o uso de vídeos educacionais e infográficos, para tornar o aprendizado mais envolvente e acessível. Por exemplo, seus cursos online combinam atividades práticas com teoria, ajudando os alunos a aplicar conceitos de desenvolvimento humano e arquétipos de maneira prática.
C) Descrição do impacto educacional e inovações introduzidas:
Impacto Educacional
Seus cursos e workshops ajudam os alunos a se conhecerem melhor e a desenvolverem habilidades práticas para o crescimento pessoal e profissional. Ao explorar arquétipos e conceitos de desenvolvimento humano, ela proporciona ferramentas para que os indivíduos façam escolhas mais informadas e alinhadas com seus objetivos.
A abordagem centrada no indivíduo permite que os alunos integrem os conceitos estudados em suas vidas diárias, promovendo uma transformação pessoal significativa e sustentável.
A Professora Mabel oferece cursos online que facilitam o acesso ao conhecimento a partir de qualquer lugar do mundo. Essa flexibilidade permite que pessoas de diferentes contextos e horários participem e se beneficiem do seu ensino.
Utiliza uma combinação de vídeos, infográficos e atividades interativas para atender a diferentes estilos de aprendizagem, tornando o conteúdo mais acessível e engajador.
Inovações Introduzidas:
Introduz metodologias ativas como aprendizado baseado em projetos e simulações, e utiliza tecnologias educacionais como plataformas de ensino online, para criar uma experiência de aprendizado mais dinâmica e envolvente.
Utiliza avaliações formativas e portfólios de aprendizagem para monitorar o progresso dos alunos e fornecer feedback contínuo, o que permite personalizar o aprendizado e melhorar a eficácia dos cursos.
D) Reflexão sobre como a presença digital contribui para o sucesso do educador.
A presença digital permite que
a Professora Mabel alcance um público global, superando barreiras geográficas e
temporais. Através de plataformas como LinkedIn, Instagram e YouTube, ela pode
promover seus cursos e palestras para uma audiência ampla e diversificada. Essa
visibilidade aumenta as oportunidades para atrair novos alunos e expandir seu
impacto educacional.
Muito legal, Amélia!