De que forma ferramentas como o Kahoot e o Google Forms podem contribuir para tornar a avaliação da aprendizagem mais dinâmica, participativa e motivadora?
Boa tarde.
Participo com a minha opinião, pouco fundamentada. Relativamente ao Kahoot pouco conheço, participei agora num quiz interativo e gostei muito, vamos respondendo, recebendo feedback imediato e aprendendo, progressivamente, satisfazendo a nossa curiosidade e vontade de aprender tão característica dos seres humanos.
Aprender ativando os nosso sentidos é a melhor forma de interiorizar e consolidar aprendizagens, com o Kahoot usamos o tato (o rato) a visão e a audição. a sequência e o estímulo (reforçado ou não) permite que a aprendizagem ocorra de forma simples mas sólida.
Quanto ao Google Forms, uso-o na minha prática profissional para construir questionários de apreciação pedagógica e obter as respostas em tabela de excel que me permite aplicar filtros, desenhar gráficos e receber o feedback relativo à prestação de determinado curso ao nível dos conceitos e aprendizagens veiculados quer ao nível dos instrumentos e ambientes em que a aprendizagem ocorreu.
Com as respostas obtidas podem-se fazer estudos de diversas ordens para se retirarem conhecimentos que permitam melhorar o processo de aprendizagem que se avalia. É uma ferramenta também muito interessante para receber e trabalhar-se o feedback.
Ambas as ferramentas podem contribuir para tornar a avaliação da aprendizagem mais dinâmica, participativa e motivadora se se construírem com questões que sirvam mesmo para avaliar, alinhadas com os objetivos e que permitam a resposta autêntica ao processo de aprendizagem.
Cumprimentos
Susana Luís