ESPAÇO PROJETOS
CURSO DE FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA DIGITAL EM REDE - ENSINO SUPERIOR
| ESPAÇO DE COMUNICAÇÃO
VÍDEO SESSÃO SÍNCRONA 16.10.2023
A avaliação terá uma dimensão formativa (através da participação nas sessões síncronas e nos Fóruns no Moodle) e uma dimensão sumativa (através de um Trabalho Individual). O Trabalho Individual será preparado e acompanhado ao longo de todo o semestre pela docente e pelos colegas, num registo de construção de comunidade de investigação, através de recurso a portefólio digital.
PÓS LICENCIATURA DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENFERMAGEM DE SAÚDE MATERNA E OBSTÉTRICA
UNIDADE CURRICULAR "ÉTICA E DEONTOLOGIA EM ENFERMAGEM"
ESTE FORUM SERVE O PROPÓSITO DE CADA ESTUDANTE RESPONDER, ATÉ AO DIA 20 DE NOVEMBRO DE 2023, A TOMADA DE CONHECIMENTO DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA UC APRESENTADO E DISCUTIDO NA SESSÃO SÍNCRONA DE INTRODUÇÃO À UC DO DIAA 6 DE NOVEMBRO DE 2023.
Devem ler e analisar os documentos de apoio disponibilizados em tempo de estudo autónomo e antes da aula
Devem ler e analisar os documentos de apoio disponibilizados em tempo de estudo autónomo e antes da aula
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NESTE FORUM CADA ESTUDANTE QUE CONSTITUI O GRUPO DE TRABALHO DEVE PARTILHAR INFORMAÇÃO PERTINENTE SOBRE A MELHOR EVIDÊNCIA CIENTÍFICA/LEGAL E ÉTICO DEONTOLÓGICA NO ÂMBITO DA TEMÁTICA EM ANÁLISE E CONTRIBUIR PARA A REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE INFORMAÇÃO PARTILHADA PELOS RESTANTES COLEGAS DO GRUPO DE TRABALHO. O OBJETIVO É O DE IR CONSTRUÍNDO UMA BASE SUSTENTADA E FUNDAMENTADA QUE CONTRIBUIRÁ PARA A APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DA TEMÁTICA JUNTO DA TURMA.. OS ESTUDANTES DEVEM SER CAPAZES DE INCORPORAR OS CONTRIBUTOS DE CADA DISCUSSÃO E AS ORIENTAÇÕES DO DOCENTE NA REFERIDA APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DO TRABALHO QUE IRÁ DECORRER POSTERIORMENTE EM SESSÃO SÍNCRONA CRIADA PARA O EFEITO
Quadriláteros - capítulo VII, páginas 99 a 110
Fórum de debate, troca de conhecimentos, dúvidas e esclarecimentos.
Visando um trabalho colaborativo dinâmico, a discussão nos fóruns deve contemplar uma análise sobre os conteúdos da temática apresentada e a interação nos comentários de pelo menos dois colegas em relação ao vídeo apresentado.
Decorre de 7 a 12 de outubro de 2024
A sessão síncrona decorre no dia 9 de outubro de 2024, pelas 17h00.
Este questionário é anónimo e deverá refletir a sua opinião pessoal.
Espaço onde PODE e DEVE colocar as suas dúvidas acerca do tópico abordado.
dia 13 de março de 2024 pelas 17h00.
Duração máxima: 90 minutos
dia 27 de março de 2024 pelas 17h00.
Duração máxima: 90 minutos
A participação no fórum deve contemplar uma análise individual sobre os conteúdos explorados, bem como comentar as colaborações de dois diferentes colegas. Pode colocar questões, dúvidas ou observações com o intuito de ativar ou implementar o trabalho colaborativo entre os estudantes e o estudante e o professor.
Capítulo III- Conjuntos Numéricos. Pag.40-56
Este questionário é anónimo e deverá refletir a sua opinião pessoal.
Descrição do funcionamento (tarefas a desenvolver, competências a adquirir e forma de avaliação)
Fórum para apoio geral. informações e eclarecimento de dúvidas.
e-Atividade 10 - Evapotranspiração
A discussão deve atingir os seguintes objetivos da aprendizagem:
• Conhecer as técnicas de redução da perda de água por evaporação do solo;
• Aplicar modelos de cálculo da evapotranspiração de referência.
A discussão deve atingir os seguintes objetivos da aprendizagem:
• Relacionar a falta de água com a produção vegetal;
• Explorar técnicas para diminuir as perdas por evaporação do solo;
• Implementação de práticas para o controlo de infestantes.
e-Atividade 11 - Relação água / produção
A discussão deve atingir os seguintes objetivos da aprendizagem:
• Relacionar a diminuição relativa do rendimento das cultura e o défice de evapotranspiração relativa;
• Saber interpretar os dados de modelos monofásicos e fásicos da sensibilidade hídrica ao longo do ciclo cultural.
A discussão deve atingir os seguintes objetivos da aprendizagem:
• Relacionar a perda de produção com a falta de água;
• Aplicar modelos de cálculo da produção máxima para uma determinada região de acordo com os fatores de produção;
• Saber quantificar a quebra de produção versus défice hídrico.
e-Atividade 12 - Os instrumentos de gestão do território, o
planeamento setorial da água e a relação da gestão dos recursos hídricos com
os usos do solo
A discussão deve atingir os seguintes objetivos da aprendizagem:
• Identificação de problemas, condicionantes e conflitualidades nos domínios da gestão da água e do ordenamento do território;
• Análise e balanço da aplicação dos principais instrumentos de intervenção e gestão.
A discussão deve atingir os seguintes objetivos da aprendizagem:
• Recomendações e propostas de atuação ao nível de orientações e estratégias de procedimento e de relacionamento entre as entidades envolvida relativas ao uso da água;
• Articulação entre os planos específicos de gestão das águas e outros instrumentos previstos na lei da água.
e-Atividade 13 - Interação entre o uso do solo e o regime hídrico; técnicas de
conservação da água e do solo
A discussão deve atingir os seguintes objetivos da aprendizagem:
• Compreender o processo de infiltração de água no solo e identificar os principais fatores que afetam a infiltração;
• Analisar os efeitos da infiltração no ciclo hidrológico e na gestão dos recursos hídricos;
• Saber a importância da retenção da água no solo para garantir o desenvolvimento das plantas;
• Compreender o processo de retenção da água no solo;
• Identificar as propriedades do solo que mais afetam a retenção da água no solo.
A discussão deve atingir os seguintes objetivos da aprendizagem:
• Aplicar técnicas para melhoria da retenção da água no solo;
• Conhecer as técnicas para a redução da perda de água por evaporação do solo.
e-Atividade 14 - Gestão da água no regadio a partir da evapotranspiração cultural; teor
de humidade e potencial hídrico no solo
A discussão deve atingir os seguintes objetivos da aprendizagem:
• Eficiência no uso da água, maximizando a produtividade das culturas com o menor consumo de água na rega;
• Economia de custos no regadio.
A discussão deve atingir os seguintes objetivos da aprendizagem:
• Saber utilizar os indicadores de oportunidade de rega baseados na evapotranspiração das culturas, teor de humidade no solo e potencial hídrico no solo;
• Conservação dos recursos hídricos.
e-Atividade 15 - Gestão da água no regadio a partir do potencial hídrico das folhas e da temperatura
do coberto vegetal
A discussão deve atingir os seguintes objetivos da aprendizagem:
• Uniformidade na distribuição da água de rega;
• Redução de impactos ambientais;
• Sustentabilidade ambiental.
A discussão deve atingir os seguintes objetivos da aprendizagem:
• Saber utilizar os indicadores de oportunidade de rega baseados no potencial hídrico foliar e na temperatura do coberto vegetal;
• Conservação dos recursos hídricos.
Na indústria de produtos frescos (especialmente frutas e legumes), os produtos minimamente processados, também chamados de produtos prontos para uso, frescos ou pré-cortados, foram definidos como frutas ou vegetais que foram aparados, descascados e/ou cortados num produto totalmente utilizável, que é subsequentemente embalado para oferecer aos consumidores alta nutrição, conveniência e sabor, mantendo a frescura (IFPA 2001). O processamento mínimo de hortofrutícolas tornou-se um dos segmentos de maior crescimento da indústria alimentar, particularmente nos países desenvolvidos, como resultado do surgimento de um novo perfil de consumidor definido como "rico em dinheiro, pobre em tempo" (De Corato, 2019). O estilo de vida moderno aumentou a procura por produtos práticos, convenientes e saudáveis que não apenas economizam tempo e esforço na preparação das refeições, mas também oferecem os benefícios dos produtos frescos, impulsionando o mercado de frutas e vegetais minimamente processados (FVMPs) (Denoya et al., 2017).
Ao contrário do que se verifica com outros alimentos submetidos ao processamento mínimo, como o leite pasteurizado, que se torna mais seguro após o tratamento térmico, as frutas e hortaliças se tornam mais perecíveis após seu processamento. Isto ocorre porque as etapas de corte, fatiamento ou descasque, aceleram o metabolismo do vegetal, reduzindo a sua vida útil. A respostas fisiológica às lesões causadas pelo processamento mínimo, inclui o a umento da produção de etileno, da taxa respiratória, e escurecimento enzimático, reações estas que alteram os aspectos sensoriais e nutritivos do produto.
Assim, numa primeira abordagem pretende-se que os alunos adquiram os conhecimentos científicos que permitam entender as alterações metabólicas que ocorrem no período pós-colheita responsáveis pelos processos fisiológicos envolvidos na depreciação da qualidade dos produtos hortofrutícolas. Com este modulo pretende-se, ainda, que os alunos compreendam estas respostas fisiológicas que podem estimular alterações indesejáveis, de forma a evitar ou reduzir os sintomas deterioração, nomeadamente a alteração da textura, devido à perda de água, mudanças na coloração e perda de nutrientes.
UC: Gestão de ResíduosMódulo: Opções de gestão de resíduos em contexto insular europeu |
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