Atividade 1: Competências de Comunicação e Marketing Pessoal para Educadores Empreendedores

Objetivo: Explorar a relação entre as competências de comunicação de Jardim e estratégias de marketing pessoal para professores, aplicando essas habilidades na prática.

Parte 1: Estudo e Reflexão

  1. Consulte os quadros de competências empreendedoras criado pelos colegas e reflita sobre a relação entre as competências de comunicação de Jardim e estratégias de marketing pessoal para professores.
  2. Realize o exercício de autoavaliação "Trabalho em Equipe e Networking":
    • Avalie-se em cada critério usando a escala fornecida.
    • Reflita sobre suas respostas, fornecendo exemplos e insights.
    • Complete a reflexão final, identificando pontos fortes, áreas de melhoria e ações concretas.

Parte 2: Avaliação e Feedback

  1. No fórum designado, compartilhe sua autoavaliação e reflexões da Parte 1.
  2. Analise o trabalho final de pelo menos um grupo, utilizando a "Rubrica de Avaliação da Comunicação Eficaz":
    • Avalie a comunicação clara e visual e a comunicação digital.
    • Forneça comentários construtivos, destacando pontos fortes e áreas para melhoria.
    • Ofereça sugestões específicas para aprimoramento.
  1. Responda aos feedbacks recebidos, refletindo sobre como você pode incorporar as sugestões para melhorar sua comunicação e presença digital.

.................................


Rubricas de Avaliação e Avaliação com IA 

Como vi que o feedback enviado para os grupos causou bastante interesse em como usar as rubricas e também a avaliação com IA, achei relevante criar um tópico para essa discussão e também outras informações aqui.

Vou organizar meu texto em forma de tutorial trazendo algumas reflexões e também indicações de leitura para quem quiser se aprofundar no assunto.

Pretendo criar um material específico sobre o uso eficiente, consciente e ético da IA na Educação Digital, mas acho que já estamos tendo bons insights por aqui, não é mesmo?  


Vamos começar falando sobre as Rubricas de Avaliação:

As Rubricas de Avaliação são um conjunto de critérios que utilizamos para avaliar o desempenho de alguém ou de um grupo no desenvolvimento de uma tarefa.

Elas podem ser usadas tanto nas avaliações somativas (avaliação das aprendizagens que visam notas) quanto nas formativas (avaliação para as aprendizagens que visam o feedback construtivo).

Para cada critério, atribui-se níveis de desempenho. Veja um exemplo da Rubrica de Avaliação da Comunicação Eficaz que eu criei para Atividade 1 :

Rubrica de Avaliação da Comunicação Eficaz

Instruções: Avalie a comunicação do seu colega usando a escala de 1 a 4 para cada categoria, onde: 1 - Necessita melhorias significativas 2 - Atende parcialmente às expectativas 3 - Atende às expectativas 4 - Excede as expectativas

  1. Comunicação Clara e Visual Avaliação: [ ] Critérios:
  • Utiliza técnicas de comunicação eficazes
  • Inclui recursos visuais adequados
  • Transmite informações de forma clara e acessível

Comentários (destaque pontos fortes e áreas para melhoria):

 

Essas rubricas devem estar sempre ligadas aos objetivos da atividade/tarefa a ser desenvolvida pelos estudantes e, em alguns cenários, elas podem ser compartilhadas com os estudantes para que eles entendam como serão avaliados.

A escolha será sempre entre: deixar os estudantes focados no desenvolvimento da tarefa para seguir os critérios de avaliação ou deixá-los livres para encontrar a melhor maneira de desenvolver a tarefa.

Para os professores, os critérios estabelecidos na rubrica facilitam o processo e deixam as avaliações mais objetivas, principalmente se trata de uma avaliação “aberta”.

Quem quer saber mais sobre as rubricas de avaliação, aconselho a leitura de:

Fernandes, D. (2021). Rubricas de avaliação. https://joomla.cefopna.edu.pt/images/pdfs/documentos/projeto_MAIA/Referenciais/Folha%2005_Rubricas%20de%20Avaliacao.pdf

Quem quiser conhecer diferentes formas de avaliação digital, recomendo a leitura do capítulo dedicado à avaliação digital do livro:

Educação digital em rede: princípios para o design pedagógico em tempos de pandemia https://repositorioaberto.uab.pt/handle/10400.2/9988

 

Criação de Rubricas de Avaliação e Avaliação com IA

Pelo que eu vi, toda IA consegue criar uma boa rubrica de avaliação, desde que ela tenha referências suficientes sobre a atividade e seus objetivos.

Como eu comentei em um dos posts, estou usando o Claude.ai como “copiloto” nessa formação e portanto, a IA tem contexto suficiente para desenvolver esta tarefa.

Mas você pode enviar o seu pedido (prompt) descrevendo a atividade, listando os objetivos, indicando o público e pedir para que a IA crie uma rubrica de avaliação para a atividade.

No meu caso, eu não aceitei a primeira proposta e delimitei dizendo e corrigi:

“crie uma rubrica mais simples, baseada em Jardim: Comunicação Clara e Visual Trabalho em Equipe e Networking Comunicação Digital Comunicação Eficaz”

Bom, como eu já comentei, eu uso a IA como copiloto e não solto prompts do tipo “aja como uma especialista em XYZ e faça isso e aquilo”.  

O papel da especialista ainda é meu  e eu não largo 😉


Para as avaliações eu fiz o seguinte:

Preparei-o para começar a avaliação, explicando o que eu queria dizendo no mesmo chat em que estou trabalhando nossa formação com ele:

 “ Olá, Claude! Você pode me ajudar a avaliar os trabalhos dos participantes a partir da Rubrica de Avaliação da Comunicação Eficaz que criamos juntos? Vou colocar os trabalhos individualmente para análise, ok?”

Ao que ele me respondeu bem querido:

Claro, ficarei feliz em ajudar a avaliar os trabalhos dos participantes usando a Rubrica de Avaliação da Comunicação Eficaz que criei. Estou pronto para analisar cada trabalho individualmente.

Para cada trabalho, aplicarei a seguinte rubrica:

  1. Comunicação Clara e Visual Avaliação: [1-4] Critérios:
  • Utiliza técnicas de comunicação eficazes
  • Inclui recursos visuais adequados
  • Transmite informações de forma clara e acessível
  1. Comunicação Digital Avaliação: [1-4] Critérios:
  • Utiliza ferramentas digitais de forma eficaz
  • Adapta a comunicação para plataformas online
  • Demonstra compreensão da ética na comunicação digital

Para cada categoria, fornecerei uma avaliação numérica (1-4) e comentários destacando pontos fortes e áreas para melhoria. Ao final, darei uma avaliação geral com sugestões construtivas para aprimoramento.

Estou pronto para começar a análise. Por favor, compartilhe o primeiro trabalho quando estiver pronto.

Em seguida, subi cada trabalho individualmente e esperei o feedback.

Para os grupos, eu enviei um feedback meu e completei com o feedback detalhado da IA. Eu não concordei com tudo, mas encontrei aspectos que eu talvez não tivesse analisado sozinha. Como estamos em um curso livre e a avaliação não é somativa, não discuti os resultados. Em um curso formal, eu provavelmente teria feito.


Minha sugestão é que todos façam essa experiência de avaliação com IA e que reflitam sobre a experiência 😊

Pode ser assim:

- escolha o trabalho de um dos grupos no fórum: https://educonline.uab.pt/mod/forum/discuss.php?d=2695

- use o prompt abaixo no sua IA preferida (o Chat GPT aceita PDF e pode ser bem prático):

Por favor, avalie o trabalho em anexo utilizando a Rubrica de Avaliação da Comunicação Eficaz

Instruções: Avalie a comunicação do seu colega usando a escala de 1 a 4 para cada categoria, onde: 1 - Necessita melhorias significativas 2 - Atende parcialmente às expectativas 3 - Atende às expectativas 4 - Excede as expectativas

  1. Comunicação Clara e Visual Avaliação: [ ] Critérios:
  • Utiliza técnicas de comunicação eficazes
  • Inclui recursos visuais adequados
  • Transmite informações de forma clara e acessível

Comentários (destaque pontos fortes e áreas para melhoria):



2.                  Comunicação Digital Avaliação: [ ] Critérios:

  • Utiliza ferramentas digitais de forma eficaz
  • Adapta a comunicação para plataformas online
  • Demonstra compreensão da ética na comunicação digital

Comentários (destaque pontos fortes e áreas para melhoria):

 

Avaliação Geral: Com base em sua avaliação, forneça um breve comentário para cada categoria, destacando pontos fortes e áreas para melhoria. Por fim, ofereça sugestões construtivas para aprimoramento do trabalho do grupo.

..................

Confira o feedback veja se você está de acordo ou não, crie o seu próprio comentário e coloque no fórum designado (https://educonline.uab.pt/mod/forum/view.php?id=6279) o seu comentário com o comentário da IA. Indique a IA utilizada, ok?



Última alteração: Sábado, 20 Julho 2024, 08:28