Contrato de Aprendizagem

2. Objetivos e Competências

A constante evolução tecnológica tem impactado profundamente nossa forma de nos relacionarmos uns com os outros, de trabalhar, aprender e ensinar. Nossa sociedade passa por transformações significativas e dessa forma, também a Educação está se transformando e exigindo dos professores o desenvolvimento de competências que vão além das competências docentes e tecnológicas.

Com isso, os professores estão enfrentando desafios relacionados à rápida e constante evolução tecnológica, à necessidade de se adaptar a novas formas de ensino e aprendizagem e à demanda por habilidades empreendedoras para poder criar propostas de ensino que se adaptem às necessidades da nossa sociedade.

Como forma de combater a insegurança diante dos desafios de ensinar na era digital que impacta diretamente o desempenho e a satisfação profissional dos professores, a formação Empreender para Ensinar onLIFE tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de uma mentalidade empreendedora na docência.

Neste sentido, durante esta formação multimodal e multiplataforma, nós criaremos um espaço de trabalho que permita a colaboração entre todos os envolvidos a fim de:

  • capacitar os professores para aplicar conceitos, ferramentas e estratégias do empreendedorismo de maneira efetiva, a fim de identificar oportunidades e necessidades da sociedade em rede e criar soluções educacionais inovadoras e relevantes.
  • promover o autoconhecimento dos professores, incentivando-os a refletir sobre seus propósitos, desejos e valores, e a reconectar-se com a boniteza do sonho de aprender e ensinar com sentido (Gadotti, 2017).
  • proporcionar o conhecimento dos conceitos fundamentais de educação, empreendedorismo, marketing e presença digital, fornecendo uma base sólida para o desenvolvimento de práticas empreendedoras na educação.
  • auxiliar os professores na definição do seu perfil de docente empreendedor, reconhecendo suas habilidades, interesses e potenciais contribuições para a educação.
  • estimular a identificação de oportunidades de ações pedagógicas a partir das necessidades e demandas da sociedade em rede, levando em consideração aspectos como a cultura digital, a interconexão e a colaboração.
  • apoiar os professores no planejamento e implementação de soluções educacionais por meio de um "Business Model Canvas", envolvendo aspectos como viabilidade, recursos necessários, parcerias e estratégias de divulgação.
  • desenvolver a liderança empreendedora dos professores, capacitando-os a apresentar suas ideias de solução educacional de forma persuasiva e envolvente, tanto para potenciais colaboradores, clientes, parceiros ou investidores, quanto para futuros alunos.