Eu escolhi o capítulo 8 : Ser professor, ser educador
Moacir Gadotti destaca várias competências e habilidades que são essenciais para um bom professor na atualidade:
Competência pedagógica, empatia e sensibilidade, gestão de sala de aula, atualização, comunicação clara, ética, responsabilidade, competência técnica e outras.
Eu concordo com todas as habilidades e competências citadas.
Eu penso que a cada dia que passa parece que os desafios só crescem, por conta das constantes mudanças no mundo e o professor deve estar mais preparado ainda para a sala de aula. Seja presencial ou virtual.
Ótima observação, Amélia!
Sabemos bem que “o tempo não para”, mas parece que agora ele está voando ainda mais depressa, não é mesmo?
Como tu procuras te preparar para enfrentar todas essas mudanças?
Escolhi o primeiro capítulo e foi uma leitura interessante. Despertou meu interesse para ler os outros capítulos posteriormente.
Na minha opinião, as comptências e habilidades de um bom professor, a partir da leitura compreendi que uma das prinicpais competências de um bom professor é ser um ser humano em prol do desenvolvimento de outros seres humanos.Tocar o indivíduo para sua plenitude, enquanto indivíduo único e que se relaciona com outros seres humanos. Uma segunda competência seria a utilização de ferramentas de múltiplas inteligências para o processo de aprendizagem.
Muito interessantes e necessárias as competências que conseguiste destacar, Gilvanete!