Eu ainda não tinha experimentado o Chat e nem conhecia o scispace. Resistência mesmo. Sei que já está bem presente na vida de nossos alunos e vejo alguns estragos que eles fazem, mas ainda não tinha parado pra usar. Só me coloquei mesmo pra experimentar por causa da atividade. Achei bem interessantes, as duas. Já haviam me dito que se nós fizermos as perguntas bem feitas e usarmos nosso senso crítico podemos diminuir bastante nosso trabalho. E vi que é verdade, nós que já passamos dos quarenta, hehehehhe, tivemos uma verdadeira via crucis pra fazer monografia ou dissertação, artigo científico e aqui nós já temos um grande aliado nas mãos, para diminuir nosso serviço. Gostei e vou explorar mais com o tempo, mas já deu pra perceber que o uso pode ser tentador para quem não gosta de "perder" tempo fazendo pesquisa ou lendo. São fascinantes, tentadoras e perigosas. heheheheh.
Acho que conseguiste reunir os bons adjetivos, Elisiany!
Sim, fazendo as boas perguntas e tendo senso crítico para analisar as respostas, elas são de grande valia. Contudo? Quem não tem repertório não tem como fazer boas perguntas e nem analisar as respostas, não é mesmo?
Olha, da primeira vez que me mostraram o chat GPT fiquei de queixo caído! Uau, uma super força para fazer apostilas. Mas tinha alguns erros e colocações indevidas, me decepcionei e preferi eu mesma fazer tudo. Entretando, para coisas mais simples é bem interessante, como criar esqueletos, tópicos, organizar um conteudo. Confesso que não utilizei profissionalmente ainda, mas vai ser um bom auxiliar nestas questões de organização de informaçãoes;
. Ja o SciSpace, eu não conhecia e amei! Ótima essa possibilidade de obter artigos em portugues. Mas logo fui avisada que atingi meu limite diário de pesquisas e me foi oferecido um plano pago.
Há que se ter um filtro muito crítico ao ler informações obtidas pelo chat GPT. Na solicitação de imagens de plantas medicinais, todas vieram erradas! rsrsrs. Se eu não conhecesse muito bem as plantas que solicitei imagens, teria passado vergonha, alem do perigo em disseminar informações erradas.
Ou seja, é utilizar a inteligencia artificial como um acessório facilitador, nunca o cerebro pensante.
Exatamente, Vera!
IA não é guru e precisamos aprender a usá-la para poder orientar os estudantes, né?
Verdade, Elisiany! O uso pode ser muito tentador porque quem já não gosta de ler pode sempre buscar uma forma "mais fácil" para obter informações. Mas aí ficam sem a criticidade, só aceitando o que lhes é oferecido.
Ao mesmo tempo, a IA pode ser tão útil! Sou mediadora online de uma disciplina chamada Projeto Integrador em um curso EaD e final de semestre há sempre as reclamações, alunos que alegam não terem sido informados de nada, blábláblá... Por causa disso precisei preparar um dossiê com um resumo de todas as mensagens que determinado aluno e eu havíamos trocado. Copiei e colei todas as mensagens no chatgpt e pedi para que fizesse um resumo, colocando a data e o tópico principal da mensagem. Foi incrível! Obtive, em um minuto, uma lista de todas as mensagens trocadas desde fevereiro até a semana passada, com datas e um resumo ao lado de cada uma delas.
Se eu fosse fazer isso manualmente, é bem provável que eu demoraria mais de uma hora e talvez perdesse alguma informação importante. Foi algo que me ajudou tanto!
O Scispace foi novidade para mim! Adorei!
Olá pessoal,
Já conhecia o ChatGPT desde o seu lançamento e uso quase diariamente em pesquisa de termos para tradução, para pedir sugestões de conteúdo para as minhas redes sociais e para pedir sugestões de correção de textos dos meus alunos. Optei pela versão paga, pois ela oferece recursos mais interessantes do que a versão gratuita.
Por outro lado, nunca tinha acessado o SciSpace e também achei bem interessante. Gosto de ler artigos, mas confesso que às vezes me perco no assunto dependendo do tema. Vejo uma grande vantagem no sentido de resumir as informações e tornar o acesso a esse tipo de conteúdo mais fácil de ser digerido por todos.
Eu também gosto muito da SciSpace pois podemos ir direto nos artigos que podem ser realmente relevantes para as nossas pesquisas.
Para análise de dados, resumos e tal, a IA é fantástica, né?
Mas como fonte de pesquisa, realmente ainda precisamos apreder a usar sem nos deixar levar. e para isso, precisamos de repertório.
Eita! Que interessante! Eu sou uma fão da automação e sei que muito tempo da nossa vida pode ser poupado se fizermos as automações certas. Será uma das coisas que tentarei fazer com o tempo pois nós ainda perdemos tanto tempo com a burocracia escolar que dá tristeza. Infelizmente, apesar de tantas possibilidades, na escola as inovações chegam de tartaruga. heheheheh. Coisas desse tipo, se não formos atrás, as nossas secretarias não têm noção. Ai gente! Não gosto muito de ficar reclamando, mas nos últimos tempos não estou conseguindo controlar algumas insatisfações. Mas vamos em frente! Não podemos desistir.
Oi, Elisiany! Eu sei bem que se dependesse só dos professores, muita coisa já teria mudado na Educação.
Mas, podemos fazer muita coisa sem a adesão das secretarias... usar a IA para gerar ideias, exercícios e análise de dados, pode ser feito de forma independente, até porque, essas atividades os professores fazem geralmente em casa, não é mesmo?
Em breve eu vou oferecer uma oficina sobre o uso da IA generativa na educação baseada nas diretrizes da UNESCO. O material publicado por eles é este: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000390241 Guarda para dar uma olhada quando tiveres tempo 😊
Nossa! A IA, pra mim, é uma mão na roda GPT4o, e Gemini, fiquei cativa, mas tô de olho nos errinhos que elas cometem...alíás, às vezes ERRÔES..rsrsrs Simplesmente inventam livros e autores que nunca existiram em psicologia, e arteterapia , incluindo sites também.
Tenho a impressão que elas são programadas para não deixarem o usuário sem resposta rsrsr, então inventam mesmo pra ganhar pontuação hehehe.
Eu não confio. Sou muito desconfiada porque produzo conteúdos para profissionais de uma área específica, que também pesquisam. Mas, passo o filtro da experiência, faço a mesma pergunta de uma na outra, e no Google. Corrijo, ela se desculpa. hahaha
Preciso ter muito cuidado com relação a criar dependência porque facilita muito a escrita e o raciocínio. Pra vocês terem uma ideia, testei perguntas sobre conflitos emocionais, técnicas terapêuticas, e elas me responderam com precisão como se fossem psicólogas. è isso. Muito bom como tudo o que surge para facilitar a vida, mas cautela!
Ana, tocaste em uma questão importante também: dependência que essas ferramentas podem criar. Já conhecemos esse tipo de problema de outras ferramentas tecnológicas, mas as IAs generativas são ainda mais perigosas neste sentido, eu acho.
Eu me acostumei a usar como “copiloto” e algumas vezes, me vejo quase que pedindo aprovação do que eu criei para a IA, sabia?
Eu gosto muito dessa possibilidade de “diálogo” e de análise de dados que essas ferramentas nos trazem. Contudo, também não confio 100% e não delego a minha criação e muito menos a minha comunicação para elas. Eu até tento, mas ainda me acho melhor 😉
Sobre serem treinadas para dar respostas, é assim mesmo e se não uma combinação certa de palavras no seu banco de dados para uma resposta correta, elas inventam mesmo.
É um grande perigo para as pessoas sem repertório e que não entendem como esses sistemas de linguagem funcionam.
Por isso, vejo urgência em formações neste sentido, começando por preparar os professores para o uso das IAs.
Eu conhecia o chat GPT, mas usava para revisar textos, fazer algum resumo... eu gosto dele para organizar ideias, tópicos, mas sempre releio com atenção, mesmo tendo colocado um texto meu.
O SciSpace eu não conhecia e gostei muito ao usá-lo na pesquisa da questão anterior (sobre onlife), ainda não pude pesquisar outros assuntos porque já tinha chegado no limite.
Na minha opinião, assim como foi falado por outros colegas, a IA pode facilitar muito o ensino, mas como tudo não pode depender só disso. A analise de boas fontes para pesquisa, experiências de vida, assim como um toque "humano" em algum detalhe, podem fazer muita diferença no trabalho final.
Saber usar o que elas tem de positivo e se atentar para os pontos negativos podem agilizar o trabalho mantendo a qualidade.
como eu já disse nos itens anteriores, eu utilizo bastante.
Mas, tem algumas coisas que ou não sei perguntar, ou ele (GPT ou Gemini) não sabe responder. Em termos de estrutura de aulas ele é muito bom, Mas ... ele não é nem um pouco criativo.
Concordo com a Ana Rosa sobre ter que revisar tudo. Ele inventou umas pesquisas que não existiam, não achei em lugar algum.
Agora fica a dúvida:
Eu não sei conversar com ele?
Ele não é criativo?
Quanto a geração de imagens no Bing ou no Canva, stá bem difícil me fornecerem o que eu descrevi.
Oi, Maria!
Com a nossa formação e experiência na docência, eu acho bem normal o Chat GPT ou outra IA não conseguir responder todas as nossas perguntas e não acompanhar nosso raciocínio 😊
Eu ainda não consegui usar nenhum texto criado por IA, por exemplo.
E acho que está tudo bem, pois a leitura e a escrita são habilidades que eu busco desenvolver constantemente.
Assim como você disse Leila ele pode até nos gerar um texto, porém a nossa criticidade e experiências nos fazem sempre encontrar algo a modificar. Esta é a grande diferença que vejo com relação a alunos e até outras pessoas, que mesmo cultas, caem na onda da "facilidade". Lembram daquele jornalista (ou copyrhiter) que copiou o texto junto com o prompt, né?! Nossos alunos são imaturos, então não conseguem filtrar, ou ainda, os maduros podem querer ser práticos confiando totalmente na ferramenta.
Faço uso do Chat desde 2023 e hoje uso muito para me ajudar na criação de um produto para internet. Como você disse Leila, ele é meu copiloto hehehe! Me ajuda a gerar e clarear ideias. (na foto em anexo um detalhe de algumas perguntas que fiz ano passado).
Hoje inclusive usei para me ajudar na atividade aqui do curso. Li todo o artigo de Jardim, mas como não consegui ler o livro Boniteza, completo, pedi a ele para me dar as habilidades. Vou colar aqui para que vejam como perguntei. (vide imagem).
E sobre a elaboração de perguntas, sim, temos que aprender a usar prompts que tirem o máximo do chat, trazendo respostas o mais completas possível.

Adriana, perguntaste para ele se ele tem acesso ao conteúdo do livro? Lembra que ele é treinado para dar respostas, mesmo que inventadas :-)
Também penso assim, Noêmia! Além disso, quem só reproduzir em sala de aula o que as IAs dizem, pode ser facilmente substituído por uma delas, não é mesmo?
Grata Leila! Vou ficar de olho.
Eu já usava o ChaGPT, mas não conhecia o SciSpace.
A Inteligência Artificial pode revolucionar a educação, oferecendo diversos benefícios para os Educadores e impactando positivamente a aprendizagem dos alunos.
Ferramentas com IA podem oferecer aos alunos atividades e exercícios adaptados ao seu ritmo e nível de conhecimento, proporcionando um aprendizado mais eficaz e muito mais envolvente, gerando assim, para os alunos mais vontade de estar em salas de aula.
Hoje com o IA tudo acontece rápido, a educação se transforma em um ambiente dinâmico e repleto de possibilidades. E a cada nova possibilidade, o interesse tanto dos educadores e como dos alunos irá crescer cada vez mais.
Quando conseguimos usar a tecnologia para aumentar o interesse dos alunos nas aulas, já saímos ganhando, né?