Eu fiquei impressionada com a velocidade das respostas e o nível da resposta!
Esse brinquedo (ferramenta) realmente veio para dominar e gerar novas perpectivas e influenciar na sociedade nesse século.
Testei com relação a pergunta que fiz:
O que é aprender e ensinar onlife? e ele me deu uma resposta bem interessante e vou deixar compartilhado caso alguém queira ler para ter uma referência sobre o assunto.
Aprender e ensinar "onlife" refere-se ao processo educacional que ocorre em um contexto onde a vida online e offline estão profundamente interligadas. Isso significa que tanto os processos de aprendizagem quanto os métodos de ensino são influenciados e mediados pelas tecnologias digitais e pela conectividade constante que caracterizam nossa era contemporânea.
### Aprendizagem Onlife
- **Acesso à informação:** Os alunos têm acesso a uma vasta quantidade de informações através da internet, possibilitando a pesquisa instantânea e a exploração de diferentes fontes de conhecimento.
- **Aprendizagem personalizada:** Plataformas digitais podem adaptar conteúdos educacionais de acordo com o ritmo e estilo de aprendizagem de cada aluno, oferecendo experiências mais personalizadas.
- **Colaboração global:** Ferramentas online facilitam a colaboração entre estudantes e professores em diferentes partes do mundo, promovendo o aprendizado colaborativo e a diversidade cultural.
- **Aprendizagem informal:** Redes sociais e comunidades online proporcionam oportunidades para aprendizado informal e contínuo, onde as pessoas compartilham conhecimentos e experiências.
### Ensino Onlife
- **Recursos digitais:** Professores utilizam recursos digitais, como vídeos educacionais, simulações interativas e jogos educativos, para enriquecer o processo de ensino e engajar os alunos de maneiras diversas.
- **Aprendizagem invertida:** A metodologia da sala de aula invertida aproveita as tecnologias digitais para disponibilizar o conteúdo antes da aula, permitindo que o tempo em sala seja usado para discussões, atividades práticas e esclarecimento de dúvidas.
- **Avaliação digital:** Sistemas online de avaliação permitem que os professores monitorem o progresso dos alunos de forma contínua e adaptativa, oferecendo feedback imediato e personalizado.
- **Inclusão e acessibilidade:** Tecnologias assistivas e plataformas acessíveis ajudam a garantir que todos os alunos, incluindo aqueles com necessidades especiais, tenham oportunidades iguais de aprender.
Em resumo, aprender e ensinar "onlife" reconhece e aproveita os benefícios das tecnologias digitais para melhorar a qualidade, acessibilidade e personalização da educação, ao mesmo tempo que enfrenta desafios relacionados à segurança digital, equidade no acesso e ética digital.
Logo depois fiz algumas perguntas sobre ensino de idiomas e a resposta que ele me deu foi praticamente o que pretendo implantar no meu negócio! Muito bom o briquedinho rsrs.
Obrigada pela experiência professora Leila.
Este tipo de comunicação será cada vez mais frequente e eficiente... por isso, precisamos aprender a nos comunicar com as máquinas também, né?
Sim, interessante você ter feito essa colocação Leila.
Estive refletindo sobre isso algum tempo atrás, ao dar um comando a uma IA (que gera imagens) e ela não responder com o que eu esperava, então fui buscar formas de "conversar" com ela.
Isso me levou a repensar minha comunicação com os humanos também. Tenho avaliado e buscado ser mais clara e objetiva nas minhas relações pessoais e profissionais.
Muito interessante a sua reflexão, Noemi. Cada vez mais percebo que a comunicação de mudado de forma rápida (ás vezes até demais) e nós, no caso de professores, precisamos estar atualizados e buscar formas de melhorar nossa comunicação, pois me parece (estou me baseando em impressões do meu dia a dia) que há entraves comunicacionais que não existiam antes quando tratávamos o mesmo assunto de uma determinada forma.
Adorei o Scispace. Só tem versão em inglês? Não consegui achar a tradução par aportuguês. Então tive que me esforçar mais para ler e utilizar o dicionário. Sim, eu sei que existe o Tradutor, mas achei melhor ler em inglês e depois reler em português traduzido.
O GPT eu já utilizo, juntamente com o Gemini.
Eu adoro conversar com eles. E percebi que é necessário utilizar as palavras com mais propriedade, ou me expressar melhor para obter resultados mais eficientes.
Que bom ler esses comentários e trocar essa experiência com vocês! Realmente a nossa maneira de nos comunicarmos está mudando novamente!
Eu senti essa primeira grande mudança com a chegada das redes sociais. Você já notaram que algumas pessoas mudam completamente quando estão nas redes?
Ou talvez, o que é a percepção de temos delas por passarmos da oralidade para a escrita?
Agora estamos passando por mais uma revolução na comunicação e cada vez mais, precisamos desenvolver essas habilidades.
Invertendo a sua pergunta Leila: você muda quando está nas redes sociais? Lembrei de uma época que estudei sobre sociologia os "papéis sociais". Não somos os mesmos no trabalho como em casa, tudo muda, inclusive nossa comunicação, consequentemente a percepção das pessoas sobre nós será diferente.
Na verdade este é um grande paradigma das relações em redes sociais agora , não conhecemos totalmente as pessoas, mas sim aquilo que elas querem mostrar. Se ela busca autoridade, por algum motivo (educação, influência, etc) conscientemente sua linguagem visa a desenvolver essa percepção na audiência. E temos muitos "gurus" que nos ensinam a vender essa personalidade. Alguns visando mais o papel do que a autenticidade.
Mas e o que isso tem a ver com chatgpt? Mesmo pedindo ajuda a ele, nossa essência, nossa comunicação autêntica deve prevalecer, então a parceria é bem vinda e se mostra agora essencial para facilitar a vida, mas temos que ter o cuidado de não exagerar.
Ótima discussão! Este curso é riquíssimo! Parabéns a todas! :)
Sim, Adriana. Nós assumimos diferentes personas nos diferentes ambientes. Inclusive, saber se adaptar ao contexto é uma necessidade.
Mesmo no contexto profissional, nossa postura, vocabulário e até nosso vestuário muda dependendo da situação.
Mas nas redes sociais nós vemos que essa capacidade de adaptação pode ir ao extremo, com pessoas que encarnam um verdadeiro personagem, muitas vezes treinados pelos gurus do marketing mesmo. Isso é proposital e tem lá seus objetivos.
Contudo, vejo que há também uma mudança inconsciente, de pessoas com menos experiência nas redes talvez, que escrevem coisas que jamais diriam pessoalmente, criando sentimentos de amor e de ódio fantasiosas.
Eu vejo pessoas dóceis e altamente sociáveis agredindo verbalmente outras pessoas nos comentários, assim como vejo pessoas se derretendo de amor uns pelos outros nos posts e comentários que evitam qualquer tipo de contato fora das redes.
Como tu vês esta questão?
Oi, Maria! Acho que não tem versão em português. Contudo, quando eu pergunto em português ele me responde tudo em português também. Não foi assim contigo?