FORÇAS
Competências únicas como educadora: ·Paixão pela Arteterapia: Um profundo amor pela arteterapia e seus benefícios tem sido fundamental para motivar e inspirar meus alunos e clientes. · Criatividade e Inovação: Percebo que possuo uma habilidade, amadurecida, de criar soluções inovadoras para problemas e desafios relacionados à arteterapia e ao ensino. · Visão Empreendedora: Ao longo dos anos desenvolvi a capacidade de identificar oportunidades, desenvolver estratégias e tomar decisões assertivas para o sucesso dos meus empreendimentos. . · Liderança Inspiradora: Também vejo que tenho habilidade de motivar, guiar e inspirar alunos e clientes, colegas e colaboradores. · Comunicação Eficaz: A minha capacidade de me comunicar de forma clara, concisa e persuasiva com diferentes públicos, incluindo alunos, parceiros e colaboradores permite que eu alcance muitas pessoas, atualmente.
Outras competências necessárias: Planejamento estratégico Marketing de vendas Gestão financeira Tecnologia da informação |
FRAQUEZAS
Nicho muito amplo: · Devo segmentar mais meu público.
· Plano editorial precisa ser mais detalhado e fornecer conteúdo mais diversificado.
· Conteúdo precisa ser constantemente atualizado
· Uma estratégia de marketing bem definida é essencial para alcançar o público-alvo e gerar leads qualificados. |
OPORTUNIDADES
· Comunidades online de arteterapia: As comunidades online de arteterapia podem oferecer oportunidades de troca de experiências, aprendizado e networking entre profissionais. · Comunidades online de arteterapia: As comunidades online de arteterapia podem oferecer oportunidades de troca de experiências, aprendizado e networking entre profissionais. · Oferecer programas personalizados: Criar programas de educação em arteterapia personalizados que atendam às necessidades e objetivos individuais de cada aluno. · Promover a colaboração interdisciplinar: Colaborar com profissionais de diferentes áreas para enriquecer a educação em arteterapia e oferecer uma formação mais completa aos frequentadores dos meus cursos. |
AMEAÇAS
· Competição crescente: O aumento do número de profissionais de arteterapia pode levar a uma maior competição por empregos e clientes. · Evolução das necessidades dos clientes: As necessidades e expectativas dos clientes podem mudar com o tempo, exigindo que eu me adapte e atualize minhas habilidades continuamente. · Influência de novas tecnologias: O surgimento de novas tecnologias, como inteligência artificial e realidade virtual, pode afetar a forma como a arteterapia é praticada e ensinada. · Cortes no orçamento para saúde mental: Cortes no orçamento para serviços de saúde mental podem reduzir a demanda por arteterapia. · Mudanças nas políticas públicas: Mudanças nas políticas públicas relacionadas à saúde mental e à educação podem afetar sua carreira de arteterapeuta. Desigualdade social e econômica: A desigualdade social e econômica pode limitar o acesso das pessoas à arteterapia. · Estigma relacionado à saúde mental: O estigma relacionado à saúde mental pode dificultar a busca por ajuda por parte dos clientes e afetar a imagem da profissão de arteterapia. Falta de reconhecimento da profissão: A arteterapia ainda não é uma profissão totalmente reconhecida em alguns países, o que pode limitar suas oportunidades de trabalho. |
Ações concretas: Pedi ajuda ao chat Gemini, eu concordei, realmente preciso estar atenta e cuidar desse pontos:
· Desenvolvimento profissional contínuo: Mantenha-se atualizado sobre as últimas pesquisas, técnicas e tendências em arteterapia para se destacar no mercado de trabalho.
· Networking: Construa relacionamentos com outros profissionais da área, participe de eventos e associações profissionais para ampliar suas oportunidades.
· Marketing e autopromoção: Promova seus serviços de forma eficaz para atrair novos clientes e construir uma base de clientes sólida.
· Cuidar da saúde mental e do bem-estar: Priorize sua saúde mental e física para ter energia e disposição para enfrentar os desafios da profissão.
· Desenvolvimento de habilidades de gestão: Desenvolva habilidades de gestão de tempo, organização e finanças para gerenciar seu negócio de forma eficiente.
· Adaptabilidade e flexibilidade: Seja adaptável e flexível para lidar com mudanças no mercado de trabalho e nas necessidades dos clientes.
· Resiliência: Cultive a resiliência para lidar com os desafios e obstáculos que surgirem em sua carreira.
Bom trabalho, Ana!
Oi Ana! Também sou arteterapeuta, embora não atue na área. Admirando muito você e suas respostas. Aprendo muito, com as respostas de todas!
Destaco aqui da sua fala duas questões importantes: a paixão pelo que fazemos e a saúde mental e bem-estar. Sem encontrarmos a nossa paixão, não conseguimos ter ânimo naqueles dias mais pesados de toda profissão, né. E sobre a saúde mental, temos que estar bem para cuidar dos outros, não é, esta premissa vale para todas as áreas.
Parabéns pela a tividade!
Sucesso, querida!!!
Agradeço Adriana!
Adorei saber que vc também é arteterapeuta!☺️ Sobre a saúde emocional e mental tenho feito um trabalho com cuidadores, justamente, visando o autocuidado.
Grata 🌹
Oi Ana,
Estou dando uma passadinha aqui no seu post sobre as suas reflexões profissionais e também me identifiquei com você em algumas questões. Vou citá-las abaixo, junto as minhas sugestões para podermos nos desenvolver e vencer esses desafios. Que bom que temos essa mentora maravilhosa para nos guiar, não é mesmo? Boa sorte na sua jornada! :)
Desenvolvimento profissional contínuo: Mantenha-se atualizado sobre as últimas pesquisas, técnicas e tendências em arteterapia para se destacar no mercado de trabalho. (Concordo que como qualquer profissional, por mais especializado que seja, devemos continuar nos atualizando e aprendendo para não sermos descartados pelo mercado que se desenvolve a todo vapor).
· Networking: Construa relacionamentos com outros profissionais da área, participe de eventos e associações profissionais para ampliar suas oportunidades. (Como só trabalho on-line atualmente, tenho feito isso através das redes sociais e participação em eventos on-line como conferências, seminários, workshops e cursos voltados para a minha área).
· Marketing e autopromoção: Promova seus serviços de forma eficaz para atrair novos clientes e construir uma base de clientes sólida. (Também tenho o marketing e a falta de tempo / dinheiro para investir nisso como um desafio. Estou procurando aprender mais através dos cursos da Leila e outros cursos voltados para professores da "De prof pra prof" com Vinícius Diamantino).
· Cuidar da saúde mental e do bem-estar: Priorize sua saúde mental e física para ter energia e disposição para enfrentar os desafios da profissão. (Comecei a colocar isso em prática este ano e me sinto uma pessoa mais tranquila e menos ansiosa. Começo meu dia cuidando da minha saúde física e mental. Adotei a corrida como meu esporte favorito e busco treinar ao ar livre aproveitando o curto verão canadense para estar em contato com a natureza. Procuro ouvir diariamente podcasts e canais no YouTube que sirvam de guia e inspiração. Além disso, invisto 30 minutos na leitura diária de livros voltados para o desenvolvimento pessoal. Meus inegociáveis são meu tempo para mim e para a minha família, minha saúde mental e física).
· Desenvolvimento de habilidades de gestão: Desenvolva habilidades de gestão de tempo, organização e finanças para gerenciar seu negócio de forma eficiente. (Tenho feito isso regularmente e me sentido um pouco mais capaz de dar conta dessa agonia que as redes sociais nos impõem hoje em dia. Com certeza a organização e otimização do nosso tempo é a peça chave para conseguir alcançar este objetivo com sucesso. Minha dica é fazer um checklist semanal na boa e velha agenda e usar um calendário para seguir a risca o que foi proposto para aquele dia/semana).
· Adaptabilidade e flexibilidade: Seja adaptável e flexível para lidar com mudanças no mercado de trabalho e nas necessidades dos clientes.
· Resiliência: Cultive a resiliência para lidar com os desafios e obstáculos que surgirem em sua carreira. (Com certeza, flexibilidade, adaptabilidade e resiliência para aprender com essas mudanças e exigências do mercado em constante transição são características essenciais para o nosso desenvolvimento como professores empreendedores. É bom ver que estamos todos no mesmo barco para não nos sentirmos sozinhos nessa jornada).
Adorei ler suas reflexões, muito bom a gente poder ampliar essa conversa, vai ficando cada vez mais claro o percurso que temos pela frente. Valeu! 👌🏾
Leila, dica de ouro:
Desenvolvimento de habilidades de gestão: Desenvolva habilidades de gestão de tempo, organização e finanças para gerenciar seu negócio de forma eficiente. (Tenho feito isso regularmente e me sentido um pouco mais capaz de dar conta dessa agonia que as redes sociais nos impõem hoje em dia. Com certeza a organização e otimização do nosso tempo é a peça chave para conseguir alcançar este objetivo com sucesso. Minha dica é fazer um checklist semanal na boa e velha agenda e usar um calendário para seguir a risca o que foi proposto para aquele dia/semana).