Atividade: Revisão do Mapa Mental e Análise SWOT Pessoal
Objetivo: Aprofundar seu autoconhecimento como educador empreendedor e definir estratégias para seu desenvolvimento profissional.
Passo 1: Revisão do Mapa Mental "Que Pro Sou Eu?"
1. Retorne ao mapa mental "Que Pro Sou Eu?" que você criou no início do curso.
2. Reflita sobre a seguinte questão: "Como eu quero ser reconhecido(a) profissionalmente?"
3. Atualize seu mapa mental, adicionando uma nova seção ou ramificação que responda a esta pergunta.
Passo 2: Análise SWOT Pessoal
Uma análise SWOT (Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças) é uma ferramenta valiosa para o planejamento estratégico pessoal. Vamos usá-la para alinhar suas aspirações profissionais com a realidade do mercado educacional.
1. Se você não conhece a ferramenta, assista ao tutorial sobre como fazer uma análise SWOT pessoal:
2. Faça a sua análise SWOT, considerando:
- Forças (Strengths): Quais são suas habilidades e competências únicas como educador?
- Fraquezas (Weaknesses): Quais áreas você precisa desenvolver para alcançar seus objetivos?
- Oportunidades (Opportunities): Quais tendências ou mudanças no campo educacional você pode aproveitar?
- Ameaças (Threats): Quais desafios ou obstáculos externos podem impactar sua carreira?
3. Ao preencher, considere as competências empreendedoras que discutimos no curso e como elas se aplicam ao seu contexto.
Passo 3: Reflexão e Compartilhamento
1. Com base em sua análise SWOT, identifique 3-5 ações concretas que você pode tomar para se aproximar de como quer ser reconhecido(a) profissionalmente.
2. No fórum "Reflexões Profissionais", compartilhe:
- Um breve resumo de como você quer ser reconhecido(a) profissionalmente.
- Uma visão geral de sua análise SWOT (principais pontos de cada quadrante).
- As 3-5 ações que você identificou.
3. Comente nas postagens de pelo menos dois colegas, oferecendo insights ou sugestões construtivas.
Dicas:
- Seja honesto(a) em sua autoavaliação.
- Pense tanto no curto quanto no longo prazo.
- Considere feedback que você recebeu de colegas, alunos ou superiores.
- Mantenha o foco em sua identidade como educador(a) empreendedor(a).
Esta atividade o(a) ajudará a alinhar suas aspirações profissionais com suas competências atuais e o contexto educacional, fornecendo uma base sólida para seu desenvolvimento como educador(a) empreendedor(a).