Incrível como muitas coisas podem acontecer em menos de um mês!
Vivo em um conflito profissional a muito tempo e sinto que sempre que dou dois passos para frente tomando decisões profissionais, quandos as coisas comceçam a dar certo, dou um passo para trás, assim vou avançando muito pouco e com grande esforço. Criei uma história profissional que parece um polvo de curtas pernas. Polvo, pois são muitas as competências, mas com pouca profundidade, por isso as pernas curtas.
Mas acredito que enquanto uma pessoa buscar solução para seus conflitos, estará no caminho certo, mesmo errando. E assim vou seguindo, não desisto.
Quando escrevi meu mapa mental lá atrás, eu tinha algumas ideias, mas estava bem confusa, como sempre. Porém além deste curso faço mais alguns outros de autoconhecimento, influência e vendas no digital, todos estão me ajudando de alguma forma a definir um caminho que desta vez tenha uma longa história.
Essa reflexão foi importante, pois agora, quando fiz minha análise SWOT, tive assertividade que não teria se esta mudança interior não tivesse acontecido.
FORÇAS | FRAQUEZAS |
|
|
OPORTUNIDADES | AMEAÇAS |
|
|
3 ações concretas que eu posso tomar para me aproximar de como quer ser reconhecido(a) profissionalmente.
Ação 1 - Tomar a produção de conteúdo como uma tarefa diária.
Ação 2 - Fortalecimento pessoal
Ação 3 - Continuar buscando o network
|
Que alegria ler este comentário, Adriana! Sucesso com teus projetos!
Oi Adriana,
Estou dando uma passadinha aqui no seu post sobre as suas reflexões profissionais e também me identifiquei com você em algumas questões. Vou citá-las abaixo, junto as minhas sugestões para podermos nos desenvolver e vencer esses desafios. Que bom que temos essa mentora maravilhosa para nos guiar, não é mesmo? Boa sorte na sua jornada! :)
Ação 1 - Tomar a produção de conteúdo como uma tarefa diária. Tirar um dia exclusivo da semana para produzir conteúdo. (Tenho feito isso regularmente e me sentido um pouco mais capaz de dar conta dessa agonia que as redes sociais nos impõem hoje em dia. Com certeza a organização e otimização do nosso tempo é a peça chave para conseguir alcançar este objetivo com sucesso. Minha dica é fazer um checklist semanal na boa e velha agenda e usar um calendário para seguir a risca o que foi proposto para aquele dia/semana).
Ação 2 - Fortalecimento pessoal. Listar os inegociáveis da minha vida para alcançar o que desejo e não cair na autocrítica sabotadora; Fortalecer minha autoconfiança através de meditação e/ou terapia. (Comecei a colocar isso em prática este ano e me sinto uma pessoa mais tranquila e menos ansiosa. Começo meu dia cuidando da minha saúde física e mental. Adotei a corrida como meu esporte favorito e busco treinar ao ar livre aproveitando o curto verão canadense para estar em contato com a natureza. Procuro ouvir diariamente podcasts e canais no YouTube que sirvam de guia e inspiração. Além disso, invisto 30 minutos na leitura diária de livros voltados para o desenvolvimento pessoal. Meus inegociáveis são meu tempo para mim e para a minha família, minha saúde mental e física).
Ação 3 - Continuar buscando o network. Estudar formas de encontrar valor no network; Diminuir minha desconfiança no outro. (Também passei por algumas decepções com colegas que no início me ajudaram, mas depois criaram inveja com o meu crescimento profissional. Entendo que não seja fácil trabalhar como professores empreendedores, pois há uma grande competição e falta de companheirismo ao invés de parceria e consideração mútua. Temos que continuar buscando oportunidades para desenvolver nossas habilidades de networking e team work para conseguirmos nos destacar como profissionais do futuro, já que cada vez mais as pessoas estão desconectadas umas das outras).
Olá, Cínthia!
Obrigada pelas dicas!
Eu tenho total consciência de tudo isso. Fiz e faço vários cursos que me dizem a mesma coisa. Já fui e voltei em muitos projetos, o que me falta é só definição, sabe. Tipo como você que definiu o inglês como sua âncora. Como não defino eu fico vagando para lá e para cá e estou corrigindo o que dá. Como diz Mário Sérgio Cortela, com adaptações: faça o seu melhor com o que tem, enquanto não tem formas melhores de fazer melhor ainda.
Sucesso para nós!