Exercício de Autoavaliação: Trabalho em Equipe e Networking
Instruções: Reflita sobre suas habilidades de trabalho em equipe e networking. Para cada critério, avalie-se usando a escala de 1 a 4, onde:
1 - Necessita melhorias significativas 2 - Atende parcialmente às expectativas 3 - Atende às expectativas 4 - Excede as expectativas
Questões:
- Capacidade de Colaboração: avalie sua habilidade em trabalhar efetivamente com outros, contribuindo para objetivos comuns. Sua avaliação: [3]
- R: Minha capacidade de colaboração é evidenciada pelo meu envolvimento ativo em projetos em equipe, onde contribuo e ajudo a executar tarefas para alcançar os objetivos comuns. Recentemente, participei de um grupo de trabalho para ajudar a desenvolver novas habilidades para jovens.
Reflexão: Como você demonstra sua capacidade de colaboração? Pode dar um exemplo recente?
Eu não apenas trouxe minhas sugestões, mas também assumi responsabilidades importantes, como a coordenação de reuniões e palestras.
Promoção de Interação e Troca de Ideias: avalie sua capacidade de estimular discussões produtivas e compartilhamento de conhecimentos. Sua avaliação: [3]
Eu incentivo a troca de ideias em ambientes colaborativos promovendo discussões abertas e seguras, onde todos os membros do grupo se sintam à vontade para compartilhar suas opiniões.
Reflexão: De que maneira você incentiva a troca de ideias em ambientes colaborativos?
Recentemente usei a técnica de ideação que tem como objetivo gerar um grande volume de novas ideias. (brainstorming).
Habilidade em Construir Conexões Profissionais Avalie sua capacidade de estabelecer e manter relações profissionais significativas. [2]
Minha avaliação: Eu abordo a construção e manutenção de minha rede profissional participando de conferências, workshops e eventos de networking, tanto presenciais quanto online.
Reflexão: Como você aborda a construção e manutenção de sua rede profissional?
Eu abordo a construção e manutenção de minha rede profissional participando de conferências, workshops e eventos de networking, tanto presenciais quanto online e oferecendo palestras gratuitas com temas escolhido pela equipe, o qual também tem minha participação e sugestões.
Reflexão Final: Com base em sua autoavaliação, identifique:
- Seu maior ponto forte em trabalho em equipe e networking:
- Uma área que você gostaria de melhorar:
- Uma ação concreta que você pode tomar para desenvolver suas habilidades nesta área:
Reflexão Final
- Seu maior ponto forte em trabalho em equipe
e networking:
- Meu maior ponto forte é a capacidade de colaborar efetivamente com outros, contribuindo para objetivos comuns e promovendo um ambiente de trabalho harmonioso e produtivo.
- Uma área que você gostaria de melhorar:
- Gostaria de melhorar minha habilidade em construir e manter relações profissionais significativas, sendo mais proativo em expandir minha rede de contatos e em manter um relacionamento contínuo com os profissionais que conheço.
- Uma ação concreta que você pode tomar para
desenvolver suas habilidades nesta área:
- Uma ação concreta que posso tomar é dedicar tempo regularmente para participar de eventos de networking e workshops, além de agendar reuniões periódicas com contatos profissionais para discutir oportunidades de colaboração e troca de conhecimentos. Além disso, posso ser mais ativo em plataformas profissionais, compartilhando conteúdos relevantes e engajando-me com as postagens de meus contatos.
Saber colaborar para o crescimento do grupo é uma habilidade muito importante, minha querida!