Exercício de Autoavaliação: Trabalho em Equipe e Networking
Instruções: Reflita sobre suas habilidades de trabalho em equipe e networking. Para cada critério, avalie-se usando a escala de 1 a 4, onde:
1 - Necessita melhorias significativas 2 - Atende parcialmente às expectativas 3 - Atende às expectativas 4 - Excede as expectativas
Questões:
- Capacidade de Colaboração: avalie sua habilidade em trabalhar efetivamente com outros, contribuindo para objetivos comuns. Sua avaliação: [4 ]
Reflexão: Como você demonstra sua capacidade de colaboração? Pode dar um exemplo recente? Primeira coisa, eu pergunto sobre o que posso ajudar.
No grupo D comecei criando o grupo de WhatsApp a partir de uma sugestão de um dos membros.
Vendo que havia alguns que estavam a todo vapor para a leitura e pesquisa, me coloquei à disposição para colaborar de outra maneira, achando que só ter feito o grupo de Whats não foi o suficiente.
Quando tivemos o encontro online, comecei imediatamente colocar as ideias de todos no papel,articulando o texto e as opiniões e, aceitando a ajuda dos demais na redação.
No cotidiano, curto sempre todas as postagens dos membros do Clube, faço alguns comentários, compartilho informações.
2. Promoção de Interação e Troca de Ideias: avalie sua capacidade de estimular discussões produtivas e compartilhamento de conhecimentos. Sua avaliação: [3 ]
Reflexão: De que maneira você incentiva a troca de ideias em ambientes colaborativos?
Eu ouço muito e peço para que outros se manifestem. Acolho o que falam sem julgamento. Geralmente eu ajo assim. Espero a pessoa terminar de falar (às vezes a pessoa fala demais e eu preciso delicadamente cortar).
Gosto de boas ideias.
3. Habilidade em Construir Conexões Profissionais Avalie sua capacidade de estabelecer e manter relações profissionais significativas. Sua avaliação: [3 ]
Reflexão: Como você aborda a construção e manutenção de sua rede profissional?
Sempre sigo quem me agrega valor pessoal e profissional. E gosto de aprender com quem tem experiência.
Procuro me manter atualizada.
Mas não sei se tenho um bom networking.
Reflexão Final: Com base em sua autoavaliação, identifique:
- Seu maior ponto forte em trabalho em equipe e networking: Ouvir
- Uma área que você gostaria de melhorar: aproveitar melhor meu networking.
- Uma ação concreta que você pode tomar para desenvolver suas habilidades nesta área:
Não gosto de participar de eventos, de festas, ficar conversando e quando vou a festas e eventos converso com muitas pessoas, mas, fica nisso. Não peço contato etc.
OU seja, preciso mudar.
Saber ouvir e acolher sem julgamentos é uma habilidade rara, minha querida!
A Maria é maravilhosa!
REnata querida, você é que é maravilhosa. Cheia de energia e inteligente.
Obrigada profe. Eu tenho praticado esse valor (eu considero um valor) há uns 20 anos. Não é fácil. Por isso acabo tendo sempre um papel de conciliadora.