Exercício de Autoavaliação: Trabalho em Equipe e
Networking
Instruções: Reflita sobre suas habilidades de trabalho em equipe e networking. Para cada critério, avalie-se usando a escala de 1 a 4, onde:
1 - Necessita melhorias significativas
2 - Atende parcialmente às expectativas
3 - Atende às expectativas
4 - Excede as expectativas
Questões:
- Capacidade de Colaboração: avalie sua habilidade em trabalhar efetivamente com outros, contribuindo para objetivos comuns. Sua avaliação: [3]
Reflexão: Como você demonstra sua capacidade de colaboração? Pode dar um exemplo recente?
Busco fazer as atividades
propostas e acompanhar o desenvolvimento do grupo (embora nem sempre consiga responder
na mesma hora). Tento fazer as atividades com criatividade e de forma fácil de entender,
procurando não ser prolixa.
Em algumas situações tomo a frente para resolver o que for preciso.
- Promoção de Interação e Troca de Ideias: avalie sua capacidade de estimular discussões produtivas e compartilhamento de conhecimentos. Sua avaliação: [1]
Reflexão: De que maneira você incentiva a troca de ideias em ambientes colaborativos?
Quando eu tomo a frente para organizar/resolver algo eu costumo discutir mais as ideias ou buscar mais o feedback dos colegas.
- Habilidade em Construir Conexões Profissionais Avalie sua capacidade de estabelecer e manter relações profissionais significativas. Sua avaliação: [2]
Reflexão: Como você aborda a construção e manutenção de sua rede profissional?
Procuro estar em grupos de profissionais de diversas áreas além da nutrição. Amo estudar e costumo procurar o que eu posso aprender com esses profissionais (de outras áreas) que eu possa usar na minha profissão ou na vida.
Com profissionais da minha área, tenho grupos de estudos, grupos de apoio para ajudar quando surgem dúvidas, e alguns profissionais mais próximos que sempre discutimos condutas, trocamos artigos.
Reflexão Final: Com base em sua autoavaliação, identifique:
- Seu maior ponto forte em trabalho em equipe e networking:
Ouço com atenção os colegas, o que me ajuda a ver coisas que passam despercebidos pela maioria (e aprendo muito com isso).
Sou bem comunicativa, não tenho vergonha de falar em público.
Costumo ter várias ideias e gosto de compartilhá-las quando tenho oportunidade (embora nem sempre o faça).
Quando preciso falar algum assunto mais delicado, uma opinião ou um toque sobre algo específico, costumo falar em particular para não expor ou constranger a pessoa.
- Uma área que você gostaria de melhorar:
1- As vezes não falo o que eu penso por achar que não é relevante ou que não vai agregar nada para o grupo. Preciso melhorar isso porque assim como eu aprendo muito de ouvir os outros, também posso contribuir mesmo quando acredito que não.
2- Melhorar o networking, na formação de novos vínculos.
- Uma ação concreta que você pode tomar para desenvolver suas habilidades nesta área:
1- Falar/dar minha opinião quando for oportuno, mesmo que seja concordando com uma ideia parecida que já foi falada. As vezes o que é óbvio pra mim não é pra outra pessoa.
2- Criar oportunidades, ser mais ativa no ambiente que quero estar.
Bom trabalho, Noemi!