Conforme a atividade solicitada, este é o resultado da minha autoavaliação. Desde já peço desculpas pelo atraso na entrega, pois tive problemas administrativos no trabalho e tive que levar tarefas para casa.
Questões:
Capacidade de Colaboração: avalie sua habilidade em trabalhar efetivamente com outros, contribuindo para objetivos comuns.
Sua avaliação: [2]
Reflexão: Como você demonstra sua capacidade de colaboração? Pode dar um exemplo recente?
R: Tenho muita facilidade com plataformas digitais, então não tenho dificuldade em me familiarizar com grupos, fóruns e afins. Hoje minha maior dificuldade em trabalhos colaborativos, além da gestão de tempo, é que sou uma pessoa muito mais ouvinte, então geralmente eu só venho dizer algo em algum grupo quando já entendi as ideias e contribuições dos outros participantes, pois assim consigo ter uma percepção de tudo o que foi discutido e tento criar uma “visão geral” sintetizando todas as informações para então apresentar alguma ideia ou solução de problema. O problema disso é que muitas vezes acabo perdendo o timing. Outra coisa que me bloqueia para trabalhar em colaboração com os outros é quando o grupo possui muito mais experiência sobre o assunto do que eu, aí o meu lado ouvinte fica ainda mais ouvinte.Promoção de Interação e Troca de Ideias: avalie sua capacidade de estimular discussões produtivas e compartilhamento de conhecimentos.
Sua avaliação: [2]
Reflexão: De que maneira você incentiva a troca de ideias em ambientes colaborativos?
R: Geralmente, nos grupos que participo, tento trazer temas que promovam questionamentos e reflexões. Se já existe um assunto sendo discutido, gosto de ouvir o que as pessoas têm a dizer, para entender o modo de pensar delas, e então trazer provocações e pontos de vista sobre o assunto. Também faço muito uso de cases como referência para promover a troca de ideias entre o grupo.Habilidade em Construir Conexões Profissionais: Avalie sua capacidade de estabelecer e manter relações profissionais significativas.
Sua avaliação: [1]
Reflexão: Como você aborda a construção e manutenção de sua rede profissional?
R: Embora eu esteja online em plataformas digitais quase 100% dos dias, tenho dificuldade em construir conexões no meio digital. Eu participo de muitos fóruns e comunidades das áreas que estou envolvido ou que simplesmente gosto de estudar, mas raramente sou ativo nas comunidades, algumas vezes por falta de tempo, conseguindo dedicar apenas alguns momentos em eventos mais pontuais, ou na maioria das vezes sendo apenas um aprendiz passivo, absorvendo conteúdos.
Fazer parte deste curso foi uma maneira de tentar melhorar essa conexão e ser mais ativo nesse sentido.
Geralmente minhas conexões mais significativas acabam acontecendo mais no mundo presencial mesmo do que no digital.
Reflexão Final: Com base em sua autoavaliação, identifique:
Seu maior ponto forte em trabalho em equipe e networking:
R: Facilidade em navegar por diferentes plataformas, trazendo ideias diferentes do ambiente comum e adaptabilidade.
Uma área que você gostaria de melhorar:
R: Gostaria de melhorar minha comunicação, meu networking e perder o medo do contato inicial com pessoas desconhecidas, pois sempre que preciso me dirigir a alguém que não conheço fico com a impressão de que “estou incomodando”.
Uma ação concreta que você pode tomar para desenvolver suas habilidades nesta área:
R: Participar de mais eventos, tanto presenciais quanto online, mais cursos como esse, que promovem a interação dos participantes e ser mais ativos nas comunidades e redes de contato.
Bom trabalho, Caio!