Exercício de Autoavaliação: Trabalho em Equipe e Networking
Instruções: Reflita sobre suas habilidades de trabalho em equipe e networking. Para cada critério, avalie-se usando a escala de 1 a 4, onde:
1 - Necessita melhorias significativas
2 - Atende parcialmente às expectativas
3 - Atende às expectativas
4 - Excede as expectativas
Questões:
1) Capacidade de Colaboração: avalie sua habilidade em trabalhar efetivamente com outros, contribuindo para objetivos comuns. Sua avaliação: [3]
Reflexão: Como você demonstra sua capacidade de colaboração? Pode dar um exemplo recente?
Procuro conversar com os membros do grupo e buscar a divisão de tarefas de acordo como que cada um se sente mais à vontade para fazer. Especificamente no nosso curso, após a criação do grupo de WhatsApp por um outro membro do grupo, busquei estimular as discussões, coloquei trechos do que eu estava fazendo a fim de suscitar opiniões, criei um google docs com a intenção de estimular a participação escrita de todos.
2) Promoção de Interação e Troca de Ideias: avalie sua capacidade de estimular discussões produtivas e compartilhamento de conhecimentos. Sua avaliação: [3]
Reflexão: De que maneira você incentiva a troca de ideias em ambientes colaborativos?
Costumo conversar com todos que participam do meu grupo, peço opiniões, faço perguntas, costumo fazer anotações do que falam para poder, no momento oportuno, voltar ao assunto. Parte da resposta desta pergunta também está relacionada à resposta da questão anterior com a criação do google docs. Em reuniões, se sou eu a condutora, busco fazer com que todos participem e manifestem seus pensamentos.
3) Habilidade em Construir Conexões Profissionais Avalie sua capacidade de estabelecer e manter relações profissionais significativas. Sua avaliação: [2]
Reflexão: Como você aborda a construção e manutenção de sua rede profissional?
Sou uma pessoa bem relacionada na instituição em que trabalho, tenho um bom relacionamento com outros professores e com alunos. Ao mesmo tempo, não sou uma pessoa ativa em redes sociais e nem tenho vontade disso no momento. Tenho realmente um bloqueio com redes sociais, embora eu tenha uma conta no LinkedIn e seja usuária do WhatsApp. Mas não uso Facebook, Instagram, X ou outras redes. Percebo que muitas pessoas, principalmente professores empreendedores, mantém uma boa rede profissional por meio de redes sociais. Isso é algo que talvez eu melhore no futuro. Na verdade, é algo que precisa de melhoria. Por outro lado, pessoas que possuem um relacionamento profissional comigo, seja trabalhando comigo ou tendo aulas comigo, acabam por me indicar ou convidar para outros trabalhos.
Reflexão Final: Com base em sua autoavaliação, identifique:
Seu maior ponto forte em trabalho em equipe e networking:
Acredito que meu ponto forte seja minha capacidade de colaboração e promoção de interação dentro das equipes. Eu procuro demonstrar isso através de várias iniciativas, como estimular diálogos ativamente, compartilhar trechos do meu trabalho para obter opiniões dos colegas e criar ferramentas colaborativas como documentos compartilhados no google docs. Eu também procuro envolver todos os membros da equipe e garantir que todas as vozes sejam ouvidas, seja em discussões online ou em reuniões presenciais.
Uma área que você gostaria de melhorar:
A área que identifiquei para melhoria é a construção de conexões profissionais, especialmente no que diz respeito ao uso de redes sociais profissionais. Reconheço que, embora eu tenha bons relacionamentos dentro da minha instituição, há oportunidades para expandir minha rede profissional além desse círculo imediato. Tenho um bloqueio com redes sociais, o que limita minha presença online profissional.
Uma ação concreta que você pode tomar para desenvolver suas habilidades nesta área:
Uma ação concreta que posso tomar é começar a usar o LinkedIn de forma mais ativa, já que tenho uma conta lá. Posso começar dedicando um tempo específico semanalmente para atividades como:
- Atualizar meu perfil com minhas realizações e projetos recentes.
- Conectar-me com colegas, ex-alunos e outros profissionais do meu campo.
- Compartilhar conteúdo relevante relacionado à minha área de expertise, como artigos interessantes ou reflexões sobre minha prática de ensino.
- Participar de grupos ou discussões relacionados à minha área de atuação.
Bom trabalho, Renata!
Obrigada!