Exercício de Autoavaliação: Trabalho em Equipe e Networking
Instruções: Reflita sobre suas habilidades de trabalho em equipe e networking. Para cada critério, avalie-se usando a escala de 1 a 4, onde:
1 - Necessita melhorias significativas 2 - Atende parcialmente às expectativas 3 - Atende às expectativas 4 - Excede as expectativas
Questões:
Capacidade de Colaboração: avalie sua habilidade em trabalhar efetivamente com outros, contribuindo para objetivos comuns. Sua avaliação: [3 ]
Reflexão: Como você demonstra sua capacidade de colaboração? Pode dar um exemplo recente?
Resp. Ajudando na resolução de conflitos e problemas.
No meu trabalho, fora da sala de aula, conduzo grupos de mentoria e supervisão, além da clientela que atendo como terapeuta, assim estou em constante interação, dando meu apoio e colaboração trocando ideias para ajudar a resolver problemas de forma criativa.
Promoção de Interação e Troca de Ideias: avalie sua capacidade de estimular discussões produtivas e compartilhamento de conhecimentos. Sua avaliação: [3]
Reflexão: De que maneira você incentiva a troca de ideias em ambientes colaborativos?
Ensino aos participantes dos grupos, que eu conduzo, a escuta ativa, pois considero importante entender o que se ouve antes de responder; também estímulo o respeito pela ideia alheia e incentivo a combinação de propostas para solucionar um mesmo problema porque acredito que toda ideia tem algo que pode ser aproveitado, e somadas pode se conseguir algo inédito, criativo e autoral dentro do grupo.
Habilidade em Construir Conexões Profissionais Avalie sua capacidade de estabelecer e manter relações profissionais significativas. Sua avaliação: [2]
Reflexão: Como você aborda a construção e manutenção de sua rede profissional?
Atualmente, a minha rede é mantida pelos meios digitais onde, diariamente, estou presente com postagens nas redes sociais e interagindo na comunidade de arteterapeutas e nos grupos fechados, semanalmente. Abordo dando sustento como atenção em responder as mensagens, atender demandas de informações específicas, entregando conteúdo exclusivo e, presencialmente, dou aulas na pós-graduação onde faço meu network também.
Reflexão Final: Com base em sua autoavaliação, identifique:
Seu maior ponto forte em trabalho em equipe e networking:
Resp. Escutar ativamente, interpretar, conciliar ideias, entregar meus conhecimentos generosamente..
Uma área que você gostaria de melhorar: Construir conexões profissionais: sou introvertida em público, falo pouco com estranhos.
Uma ação concreta que você pode tomar para desenvolver suas habilidades nesta área:
Penso em convidar colegas para fazer Lives e dar palestras nos meus grupos.
Bom trabalho, Ana Rosa!