Conforme solicitado, eis minha resposta sobre o Exercício de Autoavaliação: Trabalho em Equipe e Networking
Instruções: Reflita sobre suas habilidades de trabalho em equipe e networking. Para cada critério, avalie-se usando a escala de 1 a 4, onde:
1 - Necessita melhorias significativas 2 - Atende parcialmente às expectativas 3 - Atende às expectativas 4 - Excede as expectativas
Capacidade de Colaboração: avalie sua habilidade em trabalhar efetivamente com outros, contribuindo para objetivos comuns. Sua avaliação: [2 ]
Reflexão: Como você demonstra sua capacidade de colaboração? Pode dar um exemplo recente?
Eu coloquei que eu atendi parcialmente às expectativas, pois diante do seu feedback para nossa atividade colaborativa, percebi que poderíamos ter suscitado a discussão das respostas dadas e não apenas nos preocupado em responder. Mesmo assim, entendo que colaborei bastante, pois após lançar minha resposta no grupo e ver que havia adesão à forma que organizei a resposta, criei um docs para que houvesse melhor efetividade da tarefa, e iniciei um movimento para que todos cumprissem sua parte. Mas confesso que este 2 se dá conscientemente por minha pouca inclinação a trabalhos em grupo, é algo que trago desde a época escolar, soa mais com um “deixa que eu faço” diante das pessoas que não gostavam de colaborar ou não queriam. Agora que estou mais madura, ao invés de pegar para mim, estimulo para colaborarem, mesmo que o mínimo possível. Mas ainda está em desenvolvimento.
Promoção de Interação e Troca de Ideias: avalie sua capacidade de estimular discussões produtivas e compartilhamento de conhecimentos. Sua avaliação: [3]
Reflexão: De que maneira você incentiva a troca de ideias em ambientes colaborativos?
Dei um exemplo acima, mas normalmente quando sou eu a conduzir, gosto de dinâmicas, como por exemplo de tempestade de ideias em que vamos colocando para fora nossos pensamentos como forma a colaborar com a construção de alguma solução.
Habilidade em Construir Conexões Profissionais Avalie sua capacidade de estabelecer e manter relações profissionais significativas. Sua avaliação: [1]
Reflexão: Como você aborda a construção e manutenção de sua rede profissional?
Sou uma pessoa altamente isolada socialmente. Com um trabalho muito solitário de construção pessoal. Este ano, mais exatamente desde junho, resolvi buscar grupos para network. Fui a dois eventos presenciais em minha cidade, mas ainda assim, meu comportamento foi mais de “flutuar”, receber, interagir apenas quando interagiam comigo. Interessante que vi outra pessoa que fez algo bem diferente, inclusive ela imaginava que haveria uma troca entre os participantes, para se apresentarem e não houve, o que na verdade me deixou aliviada.
Reflexão Final: Com base em sua autoavaliação, identifique:
Seu maior ponto forte em trabalho em equipe e networking:
Estimular os outros a participarem
Uma área que você gostaria de melhorar:
Ser mais interativa nos grupos
Uma ação concreta que você pode tomar para desenvolver suas habilidades nesta área:
Buscar interagir mais nos grupos.
Bom trabalho, Adriana!