Tipos de espaços flexíveis

           

  Comparação entre métodos tradicionais e métodos ativos.

O que são ambientes de aprendizagem flexíveis?

Ambientes de aprendizagem flexíveis, também conhecidos como Salas de Aula de Aprendizagem Ativa (ALC), Ambientes de Aprendizagem Inovadores (ILE) ou Espaços de Aprendizagem da Próxima Geração (NGLS), são espaços concebidos para promover a aprendizagem ativa, onde a configuração do espaço está intimamente ligada à pedagogia adotada. Segundo Mahat et al. (2018), esses ambientes visam criar uma relação dinâmica entre o ambiente físico e a abordagem pedagógica, com o objetivo de alcançar melhores resultados de aprendizagem e desenvolver competências do século XXI.

Para Mahat et al. (2018, p. 14), "um ambiente de aprendizagem eficaz é aquele que torna a aprendizagem e o envolvimento centrais, assegura que a aprendizagem é social e muitas vezes colaborativa, está em sintonia com as motivações e emoções dos alunos, é extremamente sensível às diferenças individuais, é adequadamente exigente para cada aluno, utiliza avaliações que são coerentes com seus objetivos, com uma forte incidência no feedback formativo e promove a ligação entre atividades e disciplinas, dentro e fora da escola."

Esses espaços favorecem a aprendizagem centrada no aluno, envolvendo-os em atividades como resolução de problemas reais, recebimento de feedback e o desenvolvimento de habilidades de pensamento crítico, análise e síntese. Elkington e Bligh (2019) afirmam que os espaços cuidadosamente concebidos podem incentivar a colaboração, discussão e o envolvimento dos alunos.

Portanto, os ambientes de aprendizagem flexíveis são fundamentais para criar experiências educacionais mais dinâmicas e eficazes, que atendam às necessidades individuais dos alunos e promovam o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI.



Os ambientes de aprendizagem flexíveis oferecem uma série de vantagens significativas, de acordo com pesquisas e especialistas:

  1. Estímulo à Aprendizagem Ativa: Os espaços flexíveis encorajam a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, permitindo que assumam múltiplos papéis e se envolvam em diversas atividades colaborativas.

  2. Promoção da Aprendizagem Profunda: Através de atividades colaborativas e interativas, os ambientes flexíveis promovem a aprendizagem profunda, onde os alunos podem explorar conceitos de forma mais significativa e aplicada.

  3. Melhoria do Comportamento dos Alunos: Estudos sugerem que os espaços flexíveis têm um efeito positivo no comportamento dos alunos, aumentando o engajamento, a interação e o envolvimento com o conteúdo da aula.

  4. Estímulo à Escolha e Autonomia dos Alunos: Ao permitir que os alunos escolham seus próprios assentos e espaços de aprendizagem, os ambientes flexíveis promovem a autonomia e a responsabilidade na tomada de decisões.

  5. Benefícios Físicos: Proporcionar mais oportunidades de movimento e escolha de assentos pode melhorar o fluxo de oxigênio para o cérebro, a força do tronco e a postura geral dos alunos.

  6. Suporte à Mudança de Cultura e Práticas Pedagógicas: A concepção de ambientes flexíveis deve acompanhar uma mudança na cultura educacional e práticas pedagógicas, promovendo uma abordagem mais centrada no aluno.

  7. Múltiplos Benefícios para Alunos e Professores: Segundo a OCDE, os espaços de aprendizagem inovadores oferecem benefícios tanto para os alunos, como a personalização da aprendizagem e o desenvolvimento de competências, quanto para os professores, ao promoverem a criatividade e a literacia tecnológica.

Essas vantagens destacam a importância dos ambientes de aprendizagem flexíveis na promoção de uma educação mais envolvente, adaptável e centrada no aluno

                                                                                                                                                                                             Atividade Prática 

Última alteração: Sexta, 7 Junho 2024, 16:38