Desafios

   

Ferramentas e recursos para suportar a aprendizagem ativa

Desafios nas Salas de Aula Tradicionais: Falta de Flexibilidade

Neill e Etheridge (2008) argumentam que a configuração fixa das salas de aula tradicionais restringe o ensino e a aprendizagem a um fluxo linear e unidirecional, limitando a aprendizagem ativa e social centrada no aluno. A mudança para um ensino centrado no aluno requer a adaptação do espaço físico com mobiliário flexível e tecnologia educativa adequada para suportar apresentações multimídia e trabalho em rede descentralizado. O objetivo é criar um ambiente que favoreça múltiplos modos de ensino e aprendizagem, aumentando o envolvimento, a colaboração e a flexibilidade dos alunos.

Desafios com Recursos Tecnológicos

Aksit e Niemi (2016) identificaram a falta de recursos e equipamentos como uma barreira para a implementação de atividades de aprendizagem ativa. Em turmas grandes, a gestão de recursos pode ser difícil, especialmente quando há apenas um computador disponível. A falta de recursos tecnológicos nas escolas é um desafio significativo que exige soluções criativas por parte dos professores.

Programa Escola Digital

Em Portugal, o programa Escola Digital de 2020 visa superar esses desafios através da distribuição de equipamentos, melhoria da conectividade, capacitação dos professores e disponibilização de recursos pedagógicos digitais. O objetivo é proporcionar acesso a recursos educativos digitais de qualidade e desmaterializar os manuais escolares, promovendo um ambiente de aprendizagem digital.

Introdução às Salas de Aula Dinâmicas

Salas de aula dinâmicas mudam o foco do professor para os alunos, incentivando o envolvimento ativo na aprendizagem. A configuração tradicional com filas de cadeiras pode ser adequada em alguns casos, mas a flexibilidade do mobiliário permite uma variedade maior de atividades pedagógicas.

Exemplos de Formatos Dinâmicos

  1. Aquário (Fishbowl):

    • Os alunos formam dois círculos: o interior discute um tópico enquanto o exterior observa. Depois, os papéis se invertem, promovendo feedback e reflexão sobre a discussão.
  2. Quebra-cabeças (Jigsaw):

    • Alunos recebem diferentes partes de um texto ou tarefa. Primeiro, discutem em grupos de especialistas e depois contribuem para a tarefa geral com seu conhecimento específico.
  3. Troca de Ideias em Carrossel (Carousel Brainstorm):

    • Grupos de alunos movem-se entre diferentes cartazes com perguntas ou tópicos, trocando ideias e registrando suas contribuições.
  4. Café do Mundo (World Café):

    • Pequenos grupos discutem questões em mesas, registrando ideias em "toalhas de mesa" de papel. Os participantes rotacionam entre as mesas, adicionando novas ideias às discussões anteriores.

Esses formatos dinâmicos exigem apenas mudanças simples na disposição da sala de aula e não necessariamente recursos tecnológicos, facilitando a implementação de práticas pedagógicas inovadoras e flexíveis.

                                                                                                                                                                                                                 VIDEOANT 

Última alteração: Sexta, 7 Junho 2024, 16:46