Conceito de Aprendizagem Ativa
O conceito de aprendizagem ativa
A aprendizagem ativa é um conceito com raízes em práticas antigas e teorias modernas da educação. Confúcio já destacava a importância da experiência direta para a compreensão, ideia reforçada por Edgar Dale com o "cone da experiência", que sugere que as pessoas retêm mais ao fazer do que ao ler ou ouvir. Este conceito é um processo de criação de sentido, baseado no construtivismo social de Piaget e Vygotsky, onde os alunos constroem conhecimento ao combinar novas informações com experiências anteriores através da reflexão.
A aprendizagem ativa requer a participação ativa dos alunos na construção de fatos, ideias e competências, guiados pelo instrutor. Ela também se fundamenta nas teorias de Bloom, que enfatizam o pensamento crítico e a resolução de problemas, promovendo uma compreensão mais profunda e duradoura.
Benjamin Bloom define as competências de nível superior como os processos cognitivos que requerem um raciocínio de ordem superior, mais complexo, conforme ilustrado na imagem abaixo:
Além disso, a aprendizagem ativa no âmbito de um quadro de pedagogia ativa deve ser centrada no aluno: os alunos aprendem através de problemas emergentes e persistentes de uma forma individual e interpessoal que lhes permite processar informações de modo ativo e profundo (Gilliot, 2017).
As seguintes cinco alterações essenciais da prática são fundamentais na abordagem de aprendizagem centrada no aluno (Weimer, 2002):
- O equilíbrio de poder: para a abordagem ao trabalho centrada no aluno, o poder tem de ser transferido dos professores para os alunos. Como os alunos devem estar no centro do processo de aprendizagem, precisam de começar a responsabilizar-se pelo processo de aprendizagem e de ser capazes de influenciar o que aprendem e como aprendem.
- A função do conteúdo: seguir a abordagem construtivista, em que os alunos constroem ativamente os seus conhecimentos, construindo o sentido e relacionando-o com os conhecimentos previamente adquiridos.
- A função do professor: envolver os alunos no processo de aquisição de conhecimentos e adotar uma atitude ativa para com a aprendizagem. Os professores não são a única fonte de conhecimento especializado e os alunos não devem depender apenas deles para aprender.
- A responsabilidade pela aprendizagem: os alunos devem ser responsáveis pela sua própria aprendizagem; devem ser ensinados a aprender e a tornar-se aprendentes autónomos e autorreguladores.
- Objetivo e processos de avaliação: os professores têm de aplicar a avaliação para a aprendizagem e a avaliação como aprendizagem, sendo ambas estratégias formativas de avaliação para apoiar os alunos enquanto aprendentes.
A pedagogia da aprendizagem ativa não é algo novo. Estudos indicam que os seus elementos são influenciados por algumas teorias já existentes. De acordo com a University of Cambridge Local Examinations Syndicate (UCLES, 2019), a aprendizagem ativa tem raízes no construtivismo, no construtivismo social, na estruturação por andaimes (scaffolding), na Taxonomia de Bloom, na abordagem centrada na criança, na aprendizagem indutiva, na aprendizagem baseada em problemas ou na descoberta, e na aprendizagem baseada na experiência.
Exploremos essas influências com maior pormenor:
- O construtivismo é baseado na teoria cognitiva de Piaget, segundo a qual o sujeito constrói conhecimento individualmente.
- Já do ponto de vista do construtivismo social, de acordo com Lev Vygotsky (1896-1934), a aprendizagem ocorre principalmente através da interação social.
- Estruturação por andaimes, descrita por Jerome Bruner (1915-2016) como apoio aos alunos na aprendizagem de novas línguas ou competências.
- A taxonomia de Bloom revista, que oferece uma classificação das competências afetivas e cognitivas. As abordagens à aprendizagem ativa contribuem para o desenvolvimento dos alunos em todas as etapas da taxonomia de Bloom (criar, avaliar, analisar, aplicar, compreender, recordar).
- A abordagem centrada na criança defendida por Maria Montessori (1870-1952), em que os alunos desempenham um papel ativo na sua aprendizagem, enquanto os professores são ativadores da aprendizagem na aprendizagem centrada no aluno ou no aprendente.
- Aprendizagem indutiva, baseada em problemas ou na descoberta, incluindo métodos como a Hora do Génio, em que os alunos aprendem, abordando questões e fazendo perguntas, analisando factos, associando esses factos ao conhecimento preexistente, tirando conclusões e refletindo sobre as suas descobertas.
- A aprendizagem experiencial descreve a aprendizagem através da experiência direta.
Benefícios da aprendizagem ativa
Os benefícios da aprendizagem ativa incluem a construção de conhecimento e entendimento, que os alunos podem aplicar a novos contextos e problemas; a promoção da aprendizagem e da autonomia dos alunos, dotando-os de competências de aprendizagem ao longo da vida e permitindo que desenvolvam o seu pensamento metacognitivo; e a ajuda aos alunos para que desenvolvam competências de raciocínio de ordem superior para obter classificações de excelência em exames de alta qualidade (UCLES, 2019).
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