Módulo 3: Metodologias Ativas para o Envolvimento dos Alunos


 

Este módulo pretende explorar metodologias ativas que colocam o aluno no centro do processo de aprendizagem, promovendo o seu envolvimento e autonomia. Abordaremos estratégias como a aprendizagem baseada em projetos, a sala de aula invertida, a aprendizagem colaborativa e o Design Thinking, bem como a importância da avaliação formativa, do feedback contínuo e do papel atual do professor.

Na Aprendizagem baseada em projetos os alunos trabalham em projetos que resolvem problemas reais, aplicando o conhecimento adquirido de forma prática e significativa. "A aprendizagem baseada em projetos é uma metodologia ativa que promove o desenvolvimento de competências essenciais para o século XXI, como a colaboração, a comunicação, o pensamento crítico e a criatividade" (Bender, 2014).

Já na sala de aula invertida o modelo tradicional é como o nome diz, invertido. Assim, os alunos estudam os conteúdos fora da escola e utilizam o tempo em sala de aula para atividades práticas, discussões e resolução de dúvidas. "A sala de aula invertida permite que os alunos aprendam no seu próprio ritmo e que o professor se concentre em atividades que realmente agregam valor à aprendizagem" (Bergmann & Sams, 2012).

Na aprendizagem colaborativa pretende-se que a interação e a troca de conhecimentos entre os alunos, promova a construção conjunta do saber. "A aprendizagem colaborativa é uma metodologia que promove o desenvolvimento de competências sociais e emocionais, como a empatia, a cooperação e a resolução de conflitos" (Johnson & Johnson, 2009).

O Design Thinking é uma abordagem centrada no ser humano que pode ser aplicada à educação para resolver problemas e criar soluções inovadoras. "O Design Thinking na educação promove o desenvolvimento de competências como a empatia, a colaboração, o pensamento crítico e a criatividade, essenciais para o sucesso no século XXI" (Razzouk & Shute, 2012).

A avaliação formativa e o feedback contínuo são pontos atuais e importantes para acompanhar o progresso dos alunos e ajustar as estratégias de ensino. "A avaliação formativa e o feedback contínuo são práticas que promovem a aprendizagem dos alunos, ajudando-os a identificar seus pontos fortes e fracos e a desenvolver estratégias para melhorar o seu desempenho" (Black & Wiliam, 1998).

O professor atual é um facilitador da aprendizagem e deve criar um ambiente propício à aprendizagem, incentivando a participação ativa dos alunos e oferecendo apoio individualizado. "O professor como facilitador da aprendizagem desempenha um papel fundamental na promoção da autonomia e do protagonismo dos alunos, ajudando-os a desenvolver competências para aprender a aprender" (Rogers, 1969).

A formação continuada é essencial para que os professores se mantenham atualizados sobre as novas metodologias e tecnologias, garantindo a qualidade do ensino. "A formação continuada é um investimento essencial para o desenvolvimento profissional dos professores e para a melhoria da qualidade da educação" (Darling-Hammond, 2000).

Por último, a utilização da inteligência artificial de maneira positiva na educação.

 Prazo:

Semana 5 - Leitura e visualização dos recursos e entrega da atividade 3.

 




 

Última alteração: Sábado, 22 Junho 2024, 16:13