TEMA IV – Ferramentas Digitais para Produção de Microlearning Multimodal
TEMA IV – Ferramentas Digitais para Produção de Microlearning Multimodal
Período de realização: 19 de outubro a 8 de novembro
Modalidade: Trabalho individual (com componente colaborativa com avaliação entre pares a acontecer no próximo tema - TEMA V)
OBJETIVOS
- Planejar e produzir um objeto de microlearning alinhado a um objetivo de aprendizagem claro;
- Integrar diferentes mídias com coerência didática e propósito pedagógico;
- Aplicar princípios de microlearning;
- Publicar e partilhar um objeto digital multimodal em ambiente online.
COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
- Digital – Usar ferramentas digitais com finalidade educativa;
- Multimodal – Integrar mídias com intencionalidade pedagógica;
- Autonomia – Planejar e executar a criação de forma independente;
- Técnico-comunicacional – Publicar conteúdo com clareza e organização.
ENUNCIADO
Nesta e-atividade, você irá planejar, produzir e publicar um microlearning digital multimodal, com base em um tema educativo à sua escolha, alinhado a um objetivo de aprendizagem claro e adequado ao público-alvo escolhido.
Você poderá desenvolver o objeto com base no planejamento feito no TEMA II, ou, se preferir, propor um novo microlearning, desde que siga os mesmos critérios pedagógicos e técnicos.
INSTRUÇÕES
1. Escolha o tema do seu microlearning e defina um objetivo de aprendizagem coerente.
2. Selecione uma das ferramentas digitais indicadas (Genially, Canva, Gamma ou Synthesia) para criar seu conteúdo.
3. Produza um microlearning breve (máximo 5 minutos ou 5 slides), integrando pelo menos duas mídias (ex: vídeo + texto; imagem + áudio).
4. Publique sua produção no 'Mural Padlet', indicando:
o Seu nome completo e número de estudante
o Título do tema abordado
o Recursos utilizados
Normas técnicas:
O arquivo deve ser publicado em formato compatível com a ferramenta usada (.pdf, .doc, .jpeg, link, etc.)
O conteúdo deve respeitar os princípios do microlearning (clareza, foco, acessibilidade e multimodalidade).
Participações fora do prazo ou sem os elementos obrigatórios poderão ser desconsideradas na avaliação.
Para facilitar a organização do estudante, o trabalho pode ser divido em 3 fases:
1.ª fase (19 a 25/10): Experimentação de pelo menos uma ferramenta digital (ex.: Genially, Canva, Gamma, Synthesia), com apoio de tutoriais e exemplos.
2.ª fase (26/10 a 3/11): Criação de um objeto de microlearning com até 5 slides ou 5 - 7 minutos, de acordo com o plano definido na atividade anterior.
3.ª fase (4 a 8/11): Publicação da atividade no mural colaborativo da turma (Padlet), com título e recursos utilizados.
AVALIAÇÃO
Produto a ser avaliado: Objeto de aprendizagem multimodal publicado no mural colaborativo Padlet.
Peso na avaliação final: 40% (8 pontos)
Parâmetros considerados para a avaliação:
- Clareza e foco da proposta;
- Integração eficaz de mídias;
- Qualidade técnica (usabilidade, acessibilidade, estética);
- Adequação da ferramenta e coerência com o objetivo;
- Aplicação dos princípios do microlearning.
Bom trabalho!