As respostas dos colegas são excelentes. Em todos os capítulos o autor cita habilidades e competências, e embora se assemelhe com o que foi dito, vou citar as competências e habilidades de acordo com o capítulo 5.
- Domínio do conhecimento e do contexto social, político, econômico e histórico do que ele ensina, facilitando "fazer sentido" para o aluno.
- Habilidade de gerir, de mediar, de construir sentido para o conhecimento.
- Ser um aprendiz permanente.
- Desenvolver habilidades de colaboração, comunicação, pesquisa e pensamento. "... habilidades de colaboração (trabalho em grupo, interdisciplinaridade), de comunicação (saber falar, seduzir, escrever bem, ler muito), de pesquisa (explorar novas hipóteses, duvidar, criticar) e de pensamento (saber tomar decisões)."
-Habilidade de mobilizar o desejo de aprender, de ser inspiração. Gostar de aprender, ter prazer em ensinar, amar o aprendente.
- Comprometimento e competência ética.
- Habilidade de promover o encantamento e a Emoção.
- Ter pensamento crítico.