O Módulo 2: Ferramentas Digitais para a Sala de Aula.


Tem como objetivo aprender a utilizar as ferramentas digitais de forma na sua prática pedagógica, para que a sala de aula seja um ambiente de aprendizagem mais interativo e personalizado.

Ao longo deste módulo, os professores terão a oportunidade de conhecer e diferentes plataformas de aprendizagem online, como moodle, padlet, videoant, aprendendo a criar e gerir cursos online, partilhar materiais, comunicar com os alunos e acompanhar o seu progresso.

Para além disso, pretende-se que passem a dominar ferramentas de criação de conteúdo digital, ao criar apresentações interativas, vídeos educativos, infográficos, podcasts e outros materiais digitais que enriqueçam as aulas e estimulem o interesse dos alunos.

O módulo também irá apresentar uma variedade de aplicações educacionais para diferentes áreas do conhecimento e níveis de ensino, que podem ser utilizadas para complementar as aulas, promover a aprendizagem autónoma e gamificar a experiência educativa.

Explorar o potencial da gamificação na educação, compreender os seus princípios e como aplicá-los na sala de aula, utilizando elementos como pontos, desafios e rankings para motivar os alunos e promover o aprendizado.

Por fim, o módulo irá proporcionar a experimentação da realidade virtual e aumentada na educação, dando a conhecer as possibilidades destas tecnologias imersivas para criar experiências de aprendizagem mais ricas e significativas, permitindo aos alunos explorar ambientes virtuais, simular situações reais e interagir com conteúdos de forma mais dinâmica.

.Prazos:

Semanas 3 e 4 - Leitura e elaboração das atividades.

Semana 4 - Discussão no fórum da ativIdade.



 

Última alteração: Sábado, 22 Junho 2024, 15:35