Atividade 1 – Introdução do Moodle
Temática |
TEMA I- INICIAÇÃO AO MOODLE |
Atividades | Atividade 1 |
Decorre entre | 28 outubro a 08 de novembro |
Competência (s) | 1-Consltar os diferentes menus, utilizando os campos disponíveis; 2-Utilizar o portal académico e as suas funções; 3- Criar / Editar o seu perfil; 4-Configurar preferências e alterar a password; |
Descrição |
A atividade desenvolve-se em 3 fases: · Fase I (28 a 30 de outubro): Autoaprendizagem, através da análise e visualização dos vídeos disponibilizados sobre o tema, e leitura dos capítulos do manual do “Moodle”. · Fase II (31 de outubro a 5 de novembro): Resolução das atividades disponibilizados para o tema I · Fase III (até dia 8 de novembro): Discussão no Fórum e atualização do e-Portefólio- Reflexão a realizar entre todos os elementos da turma, no fórum de discussão a criar no Tema I. |
1. Proceda à análise e visualização do vídeo dedicado ao tópico 1.1 -Introdução ao software. (disponível na plataforma) 2. Proceda à análise e visualização do vídeo dedicado ao tópico 1.2 - Plataforma de E-learning. (disponível na plataforma) 3. Proceda à análise e visualização do vídeo dedicado ao tópico 1.3 - Portal Académico 4. Proceda à análise e visualização do vídeo dedicado ao tópico 1.4 - Navegação nos menus e painéis. (disponível na plataforma) 5. Proceda à análise e visualização do vídeo dedicado ao tópico 1.5. -Login e alteração da password. (disponível na plataforma) 6. Proceda à análise e visualização do vídeo dedicado ao tópico 1.6- Configuração das preferências. (disponível na plataforma) 7. Proceda à leitura do Recurso do Manual do Moodle, relacionados com o tema I. (Manual recomendado, disponível na plataforma) 8. Proceda à resolução dos exercícios (disponíveis na plataforma) dedicados ao tema I. 9– Proceda à atualização do e-portfólio. | |
Avaliação | A resolução das Atividades propostas, com resultados apresentados, elaboração de um mapa concetual, a discussão no fórum, e a atualização do e-portefólio, serão avaliados com base nos critérios definidos no contrato de aprendizagem. |
Dias, P. C., Alves, N. de A., Abrantes, P., & Rodrigues, C. F. (2016). Utilização da plataforma Moodle em Portugal: Moodle nas escolas do ensino básico e secundário em Portugal. Sociologia, Problemas e Práticas, 81, Artigo 81.
https://journals.openedition.org/spp/2367Wikipedia (2017[a]). Sistema de Gestão da Aprendizagem. https://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_Gest%C3%A3o_da_Aprendizagem
Wikipedia (2017[c]). Moodle. https://pt.wikipedia.org/wiki/Mood
Wikipedia (2017[b]). Mapa conceitual. Disponível em:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Mapa_conceitual