Atividade da Semana 9 | Tema- Partilha e Feedback entre Pares sobre REA de Leitura Recreativa
Módulo 5: Partilha, reflexão crítica e avaliação
❶ Período de realização
Semana 9 da Ação de Formação
❷ Modalidade
Sessão assíncrona: Trabalho colaborativo com componente individual – Feedback entre pares e Feedback da Professora no mural digital da turma (Padlet)
❸ Objetivos da Atividade
- Partilhar, em ambiente
virtual, o REA digital e a respetiva proposta pedagógica.
- Analisar criticamente os
trabalhos desenvolvidos por outros grupos.
- Aplicar critérios pedagógicos,
éticos, teóricos e técnicos na formulação de feedback construtivo.
- Refletir sobre o próprio
processo de aprendizagem e os contributos recebidos.
❹ Competências a Desenvolver
- Digital: Publicação de
conteúdos em plataformas colaborativas.
- Colaborativa: Interação
construtiva com colegas através de feedback.
- Crítica: Análise pedagógica
fundamentada dos REA desenvolvidos.
- Reflexiva: Capacidade de autoavaliação
e metacognição sobre o percurso formativo.
❺Enunciado
Chegou o momento de partilhar o que foi criado!
Nesta semana, os subgrupos irão apresentar o REA digital e a proposta pedagógica desenvolvidos ao longo das semanas anteriores, no mural digital colaborativo (Padlet), no espaço destinado a cada subgrupo.
Serão desafiados a explorar os trabalhos de outros colegas, dando e recebendo feedback construtivo (individualmente).
No feedback aos outros grupos, deve ser referido se o REA criado é um recurso que poderá ser usado numa biblioteca digital colaborativa de leitura recreativa para alunos do 1.º e/ou 2.º Ciclos.
Cada grupo receberá também um comentário da formadora com sugestões construtivas, visando apoiar a reflexão individual e a preparação para a autoavaliação final.
Esta atividade promove a reflexão crítica, o reconhecimento do trabalho colaborativo e a valorização da diversidade de práticas pedagógicas com REA.
❻ Etapas da Atividade
- Publicar
o REA final e a proposta pedagógica (no documento síntese) no mural digital da
turma (Padlet).
Individualmente:
- Explorar/analisar os trabalhos de pelo menos dois subgrupos.
- Elaborar um comentário/feedback fundamentado para cada trabalho explorado/analisado, considerando: adequação pedagógica, criatividade, acessibilidade, clareza e possibilidade de reutilização.
- Publicar nos respetivos espaços de cada subgrupo o comentário/feedbacck sobre o trabalho partilhado (REA e proposta pedagógica)
- Considerar os feedback recebidos (dos colegas e professora) como oportunidade para aprofundar a compreensão das potencialidades dos REA, enriquecer futuras práticas docentes e apoiar a elaboração crítica individual da Semana 10 (podem ser recolhidos pelos estudantes para usar na semana 10 - facultativo).
❼ Calendarização Sugerida
- Início
da semana: Publicação do REA e proposta, no mural digital da turma (Padlet)
- Meio
da semana: Análise de dois REA de outros grupos
- Fim
da semana: Comentário fundamentado; recolha/registo dos feedback recebidos para
usar na semana 10 (facultativo)
❽ Referências para fundamentação do Feedback
- Caparica, J. (2020). Recursos educacionais
abertos para a dinamização da leitura no 1.º Ciclo do Ensino Básico.
[Relatório de projeto de mestrado, Universidade Aberta]. Repositório
Aberto da Universidade Aberta. https://repositorioaberto.uab.pt/bitstream/10400.2/11256/1/TPMPEL_JoanaCaparica.pdf
Wiley, D. (2006). The
current state of Open Educational Resources. Disponível em https://opencontent.org/blog/archives/247
Direção-Geral da Educação.
(2018). Aprendizagens Essenciais - Ensino Básico. Ministério da Educação.
Disponível em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
UNESCO. (2012). Declaração
REA de Paris 2012. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246687_por?posInSet=2&queryId=978e5416-a66f-430d-906c-6797e04f58e5
Nota: Os formandos poderão ainda
consultar a restante bibliografia facultada nos módulos teóricos da formação,
de modo a enriquecer a fundamentação do feedback e aprofundar a reflexão
crítica desenvolvida nesta etapa.
Wiley, D. (2006). The current state of Open Educational Resources. Disponível em https://opencontent.org/blog/archives/247
Direção-Geral da Educação. (2018). Aprendizagens Essenciais - Ensino Básico. Ministério da Educação. Disponível em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
UNESCO. (2012). Declaração REA de Paris 2012. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246687_por?posInSet=2&queryId=978e5416-a66f-430d-906c-6797e04f58e5
Nota: Os formandos poderão ainda consultar a restante bibliografia facultada nos módulos teóricos da formação, de modo a enriquecer a fundamentação do feedback e aprofundar a reflexão crítica desenvolvida nesta etapa.