Atividade da Semana 9 | Tema- Partilha e Feedback entre Pares sobre REA de Leitura Recreativa


Módulo 5: Partilha, reflexão crítica e avaliação



Período de realização

Semana 9 da Ação de Formação



Modalidade

Sessão assíncrona: Trabalho colaborativo com componente individual – Feedback entre pares e Feedback da Professora no  mural digital da turma (Padlet)



❸ Objetivos da Atividade

  • Partilhar, em ambiente virtual, o REA digital e a respetiva proposta pedagógica.
  • Analisar criticamente os trabalhos desenvolvidos por outros grupos.
  • Aplicar critérios pedagógicos, éticos, teóricos e técnicos na formulação de feedback construtivo.
  • Refletir sobre o próprio processo de aprendizagem e os contributos recebidos.



❹ Compencias a Desenvolver

  • Digital: Publicação de conteúdos em plataformas colaborativas.
  • Colaborativa: Interação construtiva com colegas através de feedback.
  • Crítica: Análise pedagógica fundamentada dos REA desenvolvidos.
  • Reflexiva: Capacidade de autoavaliação e metacognição sobre o percurso formativo.



Enunciado

Chegou o momento de partilhar o que foi criado! 
Nesta semana, os subgrupos irão apresentar o REA digital e a proposta pedagógica desenvolvidos ao longo das semanas anteriores, no mural digital colaborativo (Padlet), no espaço destinado a cada subgrupo.
Serão desafiados a explorar os trabalhos de outros colegas, dando e recebendo feedback construtivo (individualmente).
No feedback aos outros grupos, deve ser referido se o REA criado é um recurso que poderá ser usado numa biblioteca digital colaborativa de leitura recreativa para alunos do 1.º e/ou 2.º Ciclos.
Cada grupo receberá também um comentário da formadora com sugestões construtivas, visando apoiar a reflexão individual e a preparação para a autoavaliação final.

Esta atividade promove a reflexão crítica, o reconhecimento do trabalho colaborativo e a valorização da diversidade de práticas pedagógicas com REA.



Etapas da Atividade

  • Publicar o REA final e a proposta pedagógica (no documento síntese) no mural digital da turma (Padlet).

    Individualmente:

  • Explorar/analisar os trabalhos de pelo menos dois subgrupos.
  • Elaborar um comentário/feedback fundamentado para cada trabalho explorado/analisado, considerando: adequação pedagógica, criatividade, acessibilidade, clareza e possibilidade de reutilização.
  • Publicar nos respetivos espaços de cada subgrupo o comentário/feedbacck sobre o trabalho partilhado (REA e proposta pedagógica)
  • Considerar os feedback recebidos  (dos colegas e professora) como oportunidade para aprofundar a compreensão das potencialidades dos REA, enriquecer futuras práticas docentes e apoiar a elaboração crítica individual da Semana 10 (podem ser recolhidos pelos estudantes para usar na semana 10 - facultativo).



Calendarização Sugerida

  • Início da semana: Publicação do REA e proposta, no mural digital da turma (Padlet)
  • Meio da semana: Análise de dois REA de outros grupos
  • Fim da semana: Comentário fundamentado; recolha/registo dos feedback recebidos para usar na semana 10 (facultativo)



Referências para fundamentação do Feedback



Avaliação

Esta atividade integra a avaliação contínua e contempla:
 
  • a seguinte dimensão principal:
   -Dimensão 1 – Participação nas interações e fóruns (30%)
    Será avaliada com base na publicação do REA e da proposta pedagógica no mural digital, bem como na qualidade e profundidade dos comentários realizados a dois trabalhos de outros grupos.

  • os seguintes Critérios   Avaliação:
   - Qualidade e profundidade dos comentários realizados a outros grupos.
   - Pertinência e aplicabilidade do feedback fornecido.
   - Capacidade de análise crítica e fundamentação pedagógica.
   - Clareza e coerência do REA e proposta pedagógica publicados.

Última alteração: Domingo, 8 Junho 2025, 21:02