Atividade da Semana 8 | Tema - Reflexão Conjunta sobre a Criação do REA: Escolhas, Aprendizagens e Aplicabilidade
ATIVIDADE - Reflexão Conjunta sobre a Criação do REA: Escolhas, Apredizagens e Aplicabilidade
1. PERÍODO DE REALIZAÇÃO
Semana 8 da Ação de Formação
2. MODALIDADE
Trabalho colaborativo com componente individual - Partilha e reflexão crítica em grupo
3. ENUNCIADO
Nesta fase da formação, os subgrupos deverão partilhar no fórum de grupo uma reflexão conjunta sobre a escolha das ferramentas digitais utilizadas e sobre o processo de conceção do REA. Esta reflexão deverá considerar os critérios definidos ao longo da formação, incluindo usabilidade, licenciamento aberto, adequação pedagógica e potencial para estimular a escrita criativa no 1.º e 2.º CEB.
Cada grupo deverá apresentar um texto síntese com evidências do percurso realizado, destacando os aspetos mais significativos da colaboração, das decisões tomadas e das aprendizagens emergentes durante o desenvolvimento do recurso. Esta partilha visa também consolidar aprendizagens para futuras práticas letivas dos formandos, valorizando a transposição prática da formação.
4. OBJETIVOS DA ATIVIDADE
• Refletir criticamente sobre as escolhas feitas durante o processo de criação do REA.
• Sistematizar aprendizagens, dificuldades e decisões tomadas em grupo.
• Valorizar a cocriação como prática pedagógica e formativa.
• Relacionar as decisões tomadas com os princípios e objetivos definidos na formação.
• Reforçar a aplicabilidade dos rea em contextos reais de ensino.
5. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER
• Digital: Comunicação e partilha de práticas pedagógicas em ambiente virtual.
• Colaborativa: Construção conjunta do conhecimento e coautoria de recursos.
• Crítica e reflexiva: Análise metacognitiva e fundamentada sobre o processo de desenvolvimento do REA.
• Planeamento pedagógico: Articulação entre ferramentas digitais e práticas educativas.
6. ETAPAS DA ATIVIDADE
• Reunir o grupo para análise do percurso formativo e das escolhas realizadas.
• Elaborar um texto de reflexão conjunta, com cerca de 300 a 500 palavras, destacando:
- Justificação da escolha das ferramentas digitais.
- Aspetos mais relevantes da cocriação do REA.
- Contributo individual e coletivo na construção do recurso.
- Dificuldades, aprendizagens e potencial de aplicação futura.
• Publicar o texto no fórum de grupo até ao final da semana.
7. CALENDARIZAÇÃO SUGERIDA
• Início da semana: Reunião do grupo e divisão de tarefas.
• Meio da semana: Redação da reflexão conjunta.
• Fim da semana: Publicação do texto no fórum de grupo.
8. AVALIAÇÃO
Esta atividade integra a avaliação contínua, contribuindo para a dimensão “Participação nas interações e fóruns da plataforma", a qual representa 30% da classificação final.
Serão valorizados:
• a qualidade da reflexão partilhada;
• a profundidade da análise crítica;
• a pertinência da articulação entre as escolhas realizadas e os objetivos/metodologias da formação.
9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Direção-Geral da Educação. (2018). Aprendizagens Essenciais - Ensino Básico. Ministério da Educação. Disponível em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico
UNESCO. (2012). Declaração REA de Paris 2012. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246687_por?posInSet=2&queryId=978e5416-a66f-430d-906c-6797e04f58e5
Wiley, D. (2006). The current state of Open Educational Resources. Disponível em https://opencontent.org/blog/archives/247
Nota: Para aprofundar a
fundamentação da reflexão, os formandos poderão consultar os materiais
disponibilizados ao longo da formação - incluindo textos, vídeos, tutoriais,
bibliografia e exemplos de boas práticas - podendo também descarregar o
documento da atividade em formato PDF na plataforma, para consulta e apoio
durante a sua realização.