Atividade da Semana 8 | Tema - Reflexão Conjunta sobre a Criação do REA: Escolhas, Aprendizagens e Aplicabilidade


 

ATIVIDADE - Reflexão Conjunta sobre a Criação do REA: Escolhas, Apredizagens e Aplicabilidade  

 

 

1.  PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Semana 8 da Ação de Formação

 

 2. MODALIDADE

Trabalho colaborativo com componente individual - Partilha e reflexão crítica em grupo

 

 3. ENUNCIADO

Nesta fase da formação, os subgrupos deverão partilhar no fórum de grupo uma reflexão conjunta sobre a escolha das ferramentas digitais utilizadas e sobre o processo de conceção do REA. Esta reflexão deverá considerar os critérios definidos ao longo da formação, incluindo usabilidade, licenciamento aberto, adequação pedagógica e potencial para estimular a escrita criativa no 1.º e 2.º CEB.

Cada grupo deverá apresentar um texto síntese com evidências do percurso realizado, destacando os aspetos mais significativos da colaboração, das decisões tomadas e das aprendizagens emergentes durante o desenvolvimento do recurso. Esta partilha visa também consolidar aprendizagens para futuras práticas letivas dos formandos, valorizando a transposição prática da formação.

 

 4. OBJETIVOS DA ATIVIDADE

• Refletir criticamente sobre as escolhas feitas durante o processo de criação do REA.

• Sistematizar aprendizagens, dificuldades e decisões tomadas em grupo.

• Valorizar a cocriação como prática pedagógica e formativa.

• Relacionar as decisões tomadas com os princípios e objetivos definidos na formação.

• Reforçar a aplicabilidade dos rea em contextos reais de ensino.

 

 5. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER

• Digital: Comunicação e partilha de práticas pedagógicas em ambiente virtual.

• Colaborativa: Construção conjunta do conhecimento e coautoria de recursos.

• Crítica e reflexiva: Análise metacognitiva e fundamentada sobre o processo de desenvolvimento do REA.

• Planeamento pedagógico: Articulação entre ferramentas digitais e práticas educativas.

 

 6. ETAPAS DA ATIVIDADE

• Reunir o grupo para análise do percurso formativo e das escolhas realizadas.

• Elaborar um texto de reflexão conjunta, com cerca de 300 a 500 palavras, destacando:

   - Justificação da escolha das ferramentas digitais.

   - Aspetos mais relevantes da cocriação do REA.

   - Contributo individual e coletivo na construção do recurso.

   - Dificuldades, aprendizagens e potencial de aplicação futura.

• Publicar o texto no fórum de grupo até ao final da semana.

 

7. CALENDARIZAÇÃO SUGERIDA

• Início da semana: Reunião do grupo e divisão de tarefas.

• Meio da semana: Redação da reflexão conjunta.

• Fim da semana: Publicação do texto no fórum de grupo.

 

 8. AVALIAÇÃO

 Esta atividade integra a avaliação contínua, contribuindo para a dimensão “Participação nas interações e fóruns da plataforma", a qual representa 30% da classificação final.

 Serão valorizados:

      • a qualidade da reflexão partilhada;

     • a profundidade da análise crítica;

     • a pertinência da articulação entre as escolhas realizadas e os objetivos/metodologias da formação.


9. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 Direção-Geral da Educação. (2018). Aprendizagens Essenciais - Ensino Básico. Ministério da Educação. Disponível em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-basico

UNESCO. (2012). Declaração REA de Paris 2012. Disponível em https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000246687_por?posInSet=2&queryId=978e5416-a66f-430d-906c-6797e04f58e5

Wiley, D. (2006). The current state of Open Educational Resources. Disponível em https://opencontent.org/blog/archives/247 


Nota: 
Para aprofundar a fundamentação da reflexão, os formandos poderão consultar os materiais disponibilizados ao longo da formação - incluindo textos, vídeos, tutoriais, bibliografia e exemplos de boas práticas - podendo também descarregar o documento da atividade em formato PDF na plataforma, para consulta e apoio durante a sua realização.


Última alteração: Domingo, 8 Junho 2025, 20:24