Prezada Professora Leila e colegas,
Compartilhamos com vocês o trabalho realizado pelo nosso grupo (GRUPO D).
No início, nosso grupo enfrentou alguns desafios ao realizar este trabalho e provavelmente isso deve ter ocorrido com outros grupos também. No entanto, estamos felizes em relatar que as dificuldades foram superadas. Conseguimos nos reunir virtualmente e conseguimos estabelecer uma ótima comunicação, o que nos permitiu não apenas concluir a tarefa, mas também conhecer melhor uns aos outros e trocar ideias valiosas.
Apesar dos desafios inerentes ao trabalho em grupo, especialmente em um ambiente virtual, nosso grupou achou a experiência extremamente enriquecedora. Podemos dizer que a diversidade de perspectivas, vivências e conhecimentos entre os membros do grupo agregou riqueza ao nosso trabalho final.
Nosso quadro foi desenvolvido com base nas competências identificadas por Jardim e nas habilidades docentes correspondentes propostas por Gadotti e, seguindo as orientações, incluímos nossas próprias reflexões sobre como cada competência se aplica ao contexto educacional.
Agradecemos a oportunidade de compartilhar nosso trabalho e vamos ler com carinho os comentários que fizerem!
Gente do grupo D!
Obrigada, Meiry!
Fico feliz que tenhamos conseguido ser claros. isso é muito improtante!
Em anexo, a avaliação feita para o grupo D, usando a rubrica de avaliação indicada.
Como tinha esgotado o limite de upload de arquivos do ChatGPT, realizei a avaliação pelo Google AI Studio (https://aistudio.google.com/)
Percebi que embora as respostas do Google AI Studio sejam interessantes, as instruções para ele precisam ser um pouco mais objetivas do que para o ChatGPT, que consegue ser mais criativo.
Olá, Caio!
Muito obrigada pela sua avaliação.
Particularmente, acho muito interessante observar como as IAs podem apresentar resultados iguais, parecidos ou bem diferentes, você não acha?
Eu mesma não conhecia o Google AI Studio e nem a Maritaca AI que você mencionou no nosso grupo de WhatsApp. Como sou bem curiosa, fui mexer nas indicações e adorei!
Compartilhe mais se tiver, pois pelo visto você está super atualizado nisso!
Fico feliz em ver que tem feito experimentações Renata, assim como todos aqui, estou tentando não ficar para trás nas ferramentas e uso das mesmas.
As vezes preciso tomar muito cuidado para não me perder em meio a tanta coisa que surge ao mesmo tempo.
É um prazer compartilhar! Vou deixar uma listinha aqui das ferramentas que tenho testado e estou gostando, tanto de AI quando para organização e gestão das tarefas.
Organização e Gestão de Segundo Cérebro:
- Google Agenda (para eventos e rotinas fixas)
- To Do Ist (para anotações de tarefas pontuais e checklist de coisas que não posso esquecer de fazer)
- Capacities (um lugar para anotar tudo e organizar cada item ou hiperlink por categorias)
Pesquisas e Experiências:
- ChatGPT
- Gemini / Google AI Studio
- MariTalk (que tem mostrado resultados tão bons quando os outros)
- Phind (para coisas mais técnicas, como códigos de programação, etc.)
- Adobe Firefly (a AI generativa de imagens que mais protege os direitos dos artistas até o momento)
Vou começar a testar agora:
- SciSpace (que conheci aqui no curso)
- Perplexity (que também mostra resultados excelentes de pesquisa e interação com conteúdo)
- Claude (que já está disponível no Brasil agora)
- Google NotebookLM (uma espécia de caderno virtual de referências que permite interagir com o conteúdo)
- Video Highlight (permite adicionar vídeos e sumarizar eles, identificando pontos chave e até interação com o conteúdo)
Obrigada Caio.